Olá galera, um invocador brasileiro muito bonzinho (Civilian) traduziu no fórum BR um texto feito em inglês no Reddit. Vou deixar abaixo o link das 2 versões para vocês.
O texto fala sobre 10 erros comuns na SoloQ e como evitá-los. Ficou bem interessante e é uma ótima leitura para vocês.

Muitos guias lá fora costumam ser formas egoístas de como subir de Liga. “Eu subi de liga desse jeito e como deu certo pra mim, pode dar certo pra você”. Eles focam em como ganhar e no aspecto mental. Nesse guia, o foco não é como ganhar jogos, mas sim parar de errar. Confira as 10 melhores formas para parar de cometer erros durante os jogos, sem ordem particular:

1 – APRENDA A SER CARREGADO 

Eu costumava pensar que se eu perdesse minha lane meu time automaticamente perderia o jogo, já que eu era obviamente o melhor jogador do time. Se eu ficasse pra trás ou perdesse o primeiro abate, eu continuaria tentando matar o meu oponente pra voltar pro jogo e 9/10 das vezes eu morria de novo e ficava ainda mais trás.

SOLUÇÃO: Agora eu sou como uma tartaruga na lane. Se eu morrer no 1v1, eu farmo passivamente. Se ele congela a lane me impedindo de farmar, eu vou matar alguns monstros da selva. Eu paro de morrer e espero que meu time consiga me carregar até que a fase de lane acabe. Eu saio da lane no máximo 0/1 e ainda consigo contribuir para as team fights. Dessa forma, eu me torno útil e impeço que o meu oponente fique lendário e dê hit-kill nos meus amigos.

Leia: SoloQ #2 Aprenda a Ser Carregado

2 – A ENTREGADA NO BARÃO

Eu costumava pensar que se meu time estivesse na frente, nós deveriamos ir direto para o barão. Nós conseguimos lutar eles 5v5 enquanto pegamos o barão, então sem problemas. No final, o jungler inimigo acaba roubando com o smite mais rápido que o nosso, ou metade de nós tenta matar o barão enquanto o resto tenta lutar contra o time inimigo, ou a gente só acaba morrendo depois de pegar o barão.

SOLUÇÃO: Nunca há uma razão boa o suficiente para arriscar barão se o time inimigo tem mais de 3 vivos. Ou se o jungler deles está vivo. Ao invés disso, se você está na frente, destrua alguma torre/inibidor. Se você acha que está forte o suficiente pra matar o barão enquanto batalha contra o time inimigo 5v5, então você também está forte pra levar algum objetivo.

3 – O DIVE NA TORRE SOB MEDIDA 

Eu costumava pensar que se eu fosse um Renekton 5/0 e estivesse super tank na frente de todos os outros, então meu time poderia facilmente dar um dive na torre inimiga. Eu vejo o adc com pouca vida e penso que eu consigo matar esse filha da mãe debaixo da torre sem problemas. Eu dou dive, ocorre um problema de comunicação, meu time não vai junto e eu morro. O resto do time é perseguido 5v4 e todos acabam morrendo. Eles pegam barão e uma torre do inibidor mesmo nós estarmos na frente por 10 abates. Nós perdemos o jogo.

SOLUÇÃO: Aprenda a afastar os inimigos da torre deles para que você possa destrui-la. Algumas vezes quando você está feedado de algum assassino ou bruiser, só a sua presença já é o suficiente para assustar eles e conseguir um objetivo de graça. Ao invés de dar dive, mostre os seus músculos de crocodilo e dê ao time inimigo uma razão pra se afastar da torre, permitindo que seu time a destrua de graça.

4 – A ENTREGADA DO INIBIDOR

Eu costumava pensar que se eu não fizesse uma jogada logo, nós perderíamos o jogo. Eles estão destruindo nosso inibidor e se nós não os pararmos de alguma maneira, o jogo já era. Eu vou pra cima 3v5 pra impedir que o meu inibidor seja destruído. Eu morro. Meus aliados morrem. E eles acabam destruindo o inibidor de qualquer jeito. Agora continua sendo 5v3 e eles destroem minhas torres do Nexus e matam outros dois aliados. Nós nascemos de novo e tentamos desesperadamente defender o Nexus, mas é uma batalha 3v5, já que duas pessoas morreram anteriormente tentando defender as torres.

SOLUÇÃO: Perder um inibidor não é o fim do mundo (jogo). É mais inteligente esperar pelo seus aliados nascerem de novo e lutar 5×5. Deixe o inibidor ser destruído se for necessário, ele vai nascer daqui a 4 minutos de qualquer jeito. A única coisa pela qual vale a pena morrer é o Nexus.

5 – SE EU NÃO VEJO ELES, ELES TAMBÉM NÃO ME VEEM 

Eu costumava pensar que se o time inimigo estivesse no top, é seguro pra mim continuar puxando e roubar o vermelho inimigo. No final das contas, tinha 3 deles na moita esperando para me matar. Agora o meu time tenta contestar o barão 4v5 e nós perdemos o jogo.

SOLUÇÃO: Ninguém nesse jogo tem três anos de idade. Se você não consegue ver o inimigo, isso não significa que eles não estão lá. Sempre deduza que eles possam estar se escondendo naquela moita que você está indo entrar. Se você não tem alguma maneira de checar antes de entrar na moita, volte. Não vale a pena morrer por esses 2 minions, ao menos que você tenha CERTEZA que eles estão em algum outro lugar do mapa.

6 – O DUELISTA Nº 1

Eu costumava pensar que se eu estivesse na frente, eu conseguiria matar qualquer um no 1v1. Eu vou pra cima e uma Leona aparece do nada. Eu morro.

SOLUÇÃO: Dê um pouco de créditos aos seus inimigos. Vocês estão todos no mesmo nível,presuma que eles são tão inteligentes quanto você. Se você acha que pode matar eles no 1v1, eles provavelmente também sabem disso. Se eles estão indo pra cima, então a Leona está esperando naquela moita que você não tem visão.

7 – A ATITUDE DO “EU NÃO LIGO”

Eu costumava pensar que eu conseguiria carregar o jogo com ou sem meus aliados gostando de mim. Eu não ligava se eles ficassem bravos. Eu eram bom o suficiente pra carregar o jogo sozinho, xingar eles para apontar os seus erros era uma forma de ajudá-los a melhorar.

SOLUÇÃO – Tenha em mente que isso é um jogo de equipe que requer 5 pessoas para ganhar. Uma atitude negativa pode levar a um longo caminho e comentar no erro das outras pessoas só vai fazê-los piorar. Se alguém do seu time está dando rage, não responda.Ignore. Talvez ele esteja tendo um dia ruim. De qualquer maneira, ele está te distraindo.

8 – MID OR FEED

Eu costumava pensar que eu era o Kami. Eu achava que eu era tão bom, que eu conseguiria carregar qualquer jogo se eu fosse mid. Então eu ia mid e forçava o outro cara jogar de suporte. Eu ganho minha lane 1/0 mas o bot morre 6 vezes. Eu sabia. Eu sabia que esses caras eram ruins. A gente perdeu o jogo, mas foi bom que eu não tenha deixado eles irem mid.

SOLUÇÃO: Se você é bom em várias roles, esteja disposto a preenchê-las. Só porque alguém é ruim de suporte, não significa que eles também sejam ruins no mid. Saber como enfrentar cada campeão na rota já é metade da batalha ganha e forçar alguém a ir em uma role na qual ele não tem conhecimento nenhum, possivelmente causará com que eles feedem.

9 – O REI DO FARM

Eu costumava pensar que todo jogo era um stomp. Eu só precisava fechar um último item e pronto. GG. Eu pingava meu time pra voltar, para que eu pudesse farmar mais 10 minions. Eu continuava farmando até alcançar 6 itens. Então a gente lutava e tomava objetivos. De alguma forma, o time inimigo nos alcançou, eu sou focado durante a luta e nós perdemos o jogo. Como nós perdemos se nós estávamos na frente em abates?

SOLUÇÃO – Objetivos ganham jogo. Não o número de farm. Não abates. Só porque você pode fechar um Gume do Infinito em 1200 de ouro, não significa que você deve evitar objetivos até consegui-lo. Se você está na vantagem, junte-se ao time e leve o máximo de objetivos possível pra conseguir a vantagem. Quanto mais longo o jogo, menor o impacto que 5.000 de ouro de vantagem realmente terá.

10 – O PROFETA DO CHAMPIONSELECT.NET

Eu costumava pensar que dar counter no inimigo era a única coisa que importava. Não importa se eu não sei jogar com o campeão. Não importa se o campeão não encaixa bem no meu time. Championselect.net disse que ryze countera ahri, então eu vou jogar de ryze pela primeira vez na ranqueada. Eu acabo feedando na lane e me torno inútil nas lutas.

SOLUÇÃO – Jogue com o campeão que você já é familiar e deixe seus aliados jogarem com os campeões que eles já estão confortáveis. Counter pick não significa nada se o jogador não sabe jogar com o campeão. Mandar alguém jogar de Leona porque ela é roubada e encaixa bem no time, não significa que ele se dará bem de Leona.

Traduzido e adaptado de: http://bit.ly/1dUelT9.

Link do Fórum BR

Ótimos Artigos de Dicas:

  1. Tabela de Farm
  2. A diferença entre um Bronze e um Diamond
  3. Caminhos da Build do Corki (Esse Post é interessante pra você ver qual é a mentalidade certa de se Buildar durante a Partida)
  4. Hyper Carries
  5. Dicas de Runas para a Jungle
  6. Trade na Laning Phase
  7. Roaming de Support
  8. SOLOQ – APRENDA A SER CARREGADO! 
  9. Troca do Trinket – Aprenda a Negar Visão
  10. Ganhando a Bot Lane com All in no Level 2
  11. As 3 Principais Características de um BOM ADC

5 Dicas para…

  1. ADC
  2. Suportes
  3. Mid laners
  4. Top laners
  5. Junglers
  6. Evitar Stress na SoloQ