Nessa Season 4 a Riot adicionou os Trinkets dentro do jogo, de início os jogadores ficaram bem perdidos mas um tempo depois todo mundo foi se acostumando com o novo modelo de visão.
Os trinkets vieram pra ficar e tudo indica que eles vão continuar durante a Season 5. Com o modelo dos Trinkets e o limite de 3 wards por jogadores o Suporte deixou de ser aquele carregador de Ward e começou a dividir essa tarefa com seu time. Nesse artigo vamos discutir a importância da Troca do Trinket e sobre a importância de negar visão ao inimigo.

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Troca do Trinket – Negando a Visão

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Antes de tudo, vamos analisar todos os Trinkets?
Os Totens são evoluídos automaticamente no level 9 e o seu próximo upgrade custa 475 de gold.

Esfera Espiã:

Funciona de um jeito semelhante ao antigo CV(Clarividência). Tem um aumento significativo no nível 9 e se torna bem mais viável usar ela nesse momento. Ela é geralmente usada no ADC e o seu Upgrade é raramente visto.

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Lente Detectora:

O Trinket mais importante do jogo! Geralmente o time começa sem nenhum ou com apenas uma lenta no level 1, já aos 15 minutos de jogo são grandes as chances de se ver 3 a 4 lentes em cada time. O seu Upgrade é o mais realizado dentre os Trinkets e muito importante para o Suporte limpar Wards, super eficaz em danças do Barão/Dragão onde o controle da visão é o mais importante.

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Totem de Vigilância:

Você pode posicionar uma Ward que dura 60 segundos e depois do level 9 ela passa a durar 120 segundos. Bem esse Trinket é excelente no level 1 e para o início do jogo, ótimo para se proteger de Invades e para realizar invades. Pode ser usado para ter visão do Jungler inimigo no início do jogo. Geralmente você vai ver um time começando com 4 a 5 Totens de Vigilância.

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A Troca Dos Trinkets Durante a Partida:

Como foi dito, o foco desse artigo é a troca dos trinkets. Muitos jogadores ficam perdidos, quando devo trocar o Trinket? Muitos acham que continuar com o totem de vigilância é a escolha certa pois ele não precisa gastar gold com Ward. Vamos pensar juntos, se você pode gastar um pouco de gold para conseguir Wards de 3 minutos e conseguir destruir wards do inimigo deixando com o mapa cada vez mais escuro, será que realmente vale a pena passar 15,20,30 até 40 minutos de jogo com o Totem de Vigilância? Provavelmente você concorda comigo, realmente não vale a pena! Você precisa vender o Totem e comprar a Lente!

Na disputa de Objetivos como um Dragão ou Barão o time que tem mais Lentes Detectoras tem muito mais chances de controlar a visão, claro que Pink Wards e Wards Normais também fazem parte dessa briga. A lente vai ajudar o Jungler a gankar, vai ajudar o seu time a fazer objetivos, vai ajudar nas rotações e campeões assassinos podem fazer emboscadas de  uma forma bem mais eficiente.

Como a maioria dos jogadores começam com o Totem de Vigilância, eles devem vender o totem e comprar a Lente. A grande maioria dos jogadores ficam perdidos sobre quanto trocar o Trinket e alguns ignoram esse fato ou sempre esquecem de realizar a troca, como se fosse algo irrelevante. Vamos falar um pouco para cada Role quando ele deve fazer essa Troca dos Trinkets e quais os benefícios dessa troca.

Suporte:

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Geralmente o primeiro ou segundo a trocar o Trinket (Vendendo o Totem de Vigilância e Comprando a Lente) no time, o suporte pode trocar logo depois que ele terminar de comprar a Pedra da Visão ou até mesmo se tiver Gold suficiente para comprar 2 ou 3 wards no primeiro Recall. No exato momento em que o Suporte pode colocar as Wards de 3 minutos a Ward do Totem de vigilância se torna praticamente inútil e a Lente Detectora pode ser extremamente eficaz em diversas situações.

Quando você utiliza a lente em uma área e destrói uma ward inimiga você nega visão dele dessa área, essa situação é muito mais necessária que ganhar visão de algum lugar durante apenas 60 segundos. Durante a Laning phase o suporte pode usar o Trinket na lane para controlar o Bush, facilitar o gank do seu jungler e até mesmo matar um Dragão de forma mais tranquila.

Fora da Laning phase o Suporte consegue colocar wards mais ofensivas de um jeito mais tranquilo, pois ele pode verificar se não está sendo visto pelo time adversário.

Jungler:

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O Jungler geralmente começa com o Totem de Vigilância, o totem de vigilância ajuda ele a não ser invadido em sua Jungle e para rotações melhores de seu time no level 1. Depois disso essa ward de 60 segundos chega a ser bem inútil para o Jungler, ele deve efetuar a troca no primeiro ou no segundo Recall. Um Gank com a lente pode ser fatal e pode economizar tempo ao Jungler para que ele não fique tanto tempo parado em  um Bush wardado, certo?

A lente também é importante na hora de realizar objetivos como o Dragão e o Barão que necessitam da presença do Jungler e negar a visão para que o Jungler inimigo não consiga roubar esses objetivos.

Mid Laner:

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O totem de vigilância ajuda bastante o Mid Laner a não sofrer um Gank entre os 3 a 10 minutos de jogo porém depois dessa etapa do jogo ele já não é mais tão útil pois você já tem gold suficiente para comprar Wards normais que vão durar 3 minutos e não 60 segundos! Outro fato é que o Mid Laner com a Lente pode fazer  um Roaming muito melhor e realizar emboscadas em algum bush.

O Mid está bem perto do Dragão, e ele pode ajudar a controlar a visão do local com a lente de uma forma bem mais eficaz.

Top Laner:

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O Top Laner fica durante boa parte do jogo na Ilha do Top e acaba se isolando um pouco dos outros jogadores, durante o início do jogo o Totem de Vigilância ajuda bastante para ele ter conforto na lane, mas a partir do momento em que ele tem gold suficiente para comprar Wards trocar para a Lente e retirar as Wards do Top laner inimigo pode garantir um Gank bem realizado na Top Lane.

Com o meta atual onde os Top laners usam Teleporte, o top laner participa bem mais das disputas no Dragão e como foi dito acima, na hora de disputar visão a lente sempre se sobressai ao Totem de Vigilância.

ADC:

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Geralmente é o último a efetuar a troca do Trinket e na maioria dos casos ele vende o Totem de Vigilância e compra a Esfera Espiã. O ADC tem pouca vida e pouca Resistência Mágica e Armor, caso ele compre a Lente Detectora ele precisa tomar muito cuidado para quebrar uma Ward Inimiga, pois com a morte do ADC o time inimigo pode fazer vários objetivos de graça. Já com a esfera espiã ele pode revelar onde o time inimigo está escondido, facilita rotações, concede visão para um Auto Ataque quando o inimigo entrou em um Bush ou alguma fog.

É importante para o time um jogador com a Esfera Espiã, pode ser usada para revelar o inimigo matando o Barão e é excelente para continuar o Follow-up em uma Team Fight!

Lentes e Rotações:

Durante o Mid e Late Game as rotações definem quem vai vencer a partida, mesmo com vantagem global no ouro um time que fizer rotações ruins perde a partida. Uma rotação Ruim pode resultar em  um Barão para o time adversário e até mesmo a perca de um inibidor.

A Lente é excelente para facilitar as rotações e impedir que o inimigo saiba quais são seus próximos passos, quando um time tem 4 lentes ele pode andar pelo mapa de forma mais segura e pode ser o elemento crucial para pegar um oponente sozinho.

Esse foi o nosso artigo sobre Trinkets! Caso tenha alguma dúvida deixe ela nos comentários e lembre-se TROQUE O TRINKET!!!