Twisted Treeline nos deixará em breve. Enquanto League of Legends comemora os seus 10 anos de aniversário, o mesmo período de festividades irá declarar o fim do mapa 3v3 de LoL que esteve presente desde o início do jogo da Riot Games.

Por mais que alguns brasileiros tenham lutado contra isso, Twisted Treeline está realmente em seus últimos dias. Esse é o melhor período para prestar suas homenagens ou jogar as suas últimas partidas de League of Legends por lá.

Mas, para honrar a memória de muitos que já passaram por tantos confrontos e memórias nesse mapa, o Mais Esports reservou um espaço só para lembrar da história dele dentro dessa década de League of Legends.

Twisted Treeline: O início em League of Legends

LoL League of Legends Twisted Treeline

Twisted Treeline foi originalmente criada para trazer uma “nova dinâmica” para o MOBA em partidas mais rápidas e com menos jogadores. Todos os games desse gênero, ainda em 2009, se inspiravam no DotA Allstars de Warcraft 3 e o mapa tradicional com três rotas e dois times de cinco jogadores. A Riot Games, no entanto, quis mostrar que estava disposta a dar um passo a mais nesse modelo.

Para isso, ela criou um mapa para dois times de três jogadores se enfrentarem em duas rotas, mas com vários monstros na selva. A primeira versão, lançada ainda em 2010, trazia os mesmos monstros de Summoner’s Rift, com a diferença do dragão lendário Ebonmaw.

E como ele era diferente nessa época. Este é um trailer oficial do jogo lá perto do lançamento, mostrando o mapa antigo de Twisted Treeline nos gráficos nostálgicos de League of Legends.

O mapa passou por uma grande reestruturação em 25 de outubro de 2012, juntamente com a estreia da campeã Elise. Por conta disso, a nova Twisted Treeline ganhou um aspecto mais sombrio e macabro — ainda mais com o novo monstro poderoso do mapa, a Aranha Deusa Vilemaw.

Desde então, o mapa recebeu pequenos ajustes e a última atualização de impacto aconteceu em junho de 2015. De lá pra cá, o mapa não ganhou mais novidades e, com isso, os jogadores também foram deixando aos poucos a participar das partidas.

As diferenças do mapa

Assim como o ARAM e o falecido Dominion, Twisted Treeline tem algumas mecânicas exclusivas e ajustes para deixar o jogo mais rápido para os jogadores.

As principais são:

LoL League of Legends Twisted Treeline selva

  • Duas rotas, cada uma com três torres até o Inibidor;
  • Você começa o jogo com 850 de ouro;
  • Selva com monstros bem próximos entre si;
  • No centro do mapa há uma relíquia que recupera vida e garante um pouco de velocidade de movimento;
  • A Aranha Deusa Vilemaw está no topo, e derrotá-la garante o efeito de Fantasma e aumenta o poder de lacaios ao redor em um buff similar ao Barão;
  • Alguns itens exclusivos, como a Wooglet’s Witchcap, que substitui a Rabadon e a Ampulheta de Zhonya;
  • Há dois altares, cada um deles próximo de uma das bases e você pode controlá-lo depois de ficar alguns segundos no local — um altar controlado garante +10% de velocidade de movimento, enquanto controlar dois altares restaura 1% da vida máxima a cada abate de monstros;

O adeus à Twisted Treeline

League of Legends LoL Vilemaw Twisted Treeline

Mas por que a Riot Games está desativando Twisted Treeline das partidas de League of Legends?

Na postagem original detalhando essas decisões, a equipe citou um motivo bem claro: poucas pessoas ainda jogam partidas em Twisted Treeline. “Essa baixa população contribui para longos tempos de espera, matchmaking pobre e, ao fim, em uma experiência PvP insatisfatória para as pessoas que ainda procuram partidas em Treeline”, comentou o Rioter Mort na ocasião.

Por lá, a equipe também citou que, ao desativar o mapa, eles podem focar os esforços em produzir mais atualizações para os outros modos de League of Legends, como o ARAM e o recente Teamfight Tactics. E até experimentar novos projetos, como foi o caso do Nexus Blitz.

A previsão para a remoção é até o final de 2019, ainda sem data específica. Provavelmente isso acontecerá no final da 9ª temporada, entregando as últimas recompensas para os jogadores que se dedicaram ao modo nesses últimos meses.

Twisted Treeline LoL League of Legends

E, muito em breve, ele se juntará ao Dominion nas memórias entre os fãs de League of Legends.

Especial LoL 10 anos

ESPECIAL 10 ANOS LOL MAIS ESPORTS

O Mais Esports irá celebrar os 10 anos de League of Legends com uma série de matérias sobre a história desse game que marcou tantos jogadores. Fique de olho no site durante essa semana de aniversário para mais matérias especiais!