Mais Esports
BetBoom

Especial LoL 10 anos: O campeonato de League of Legends perdido no tempo

League of Legends
BETBOOM

Senta que lá vem história de League of Legends.

Isso foi bem antes da Riot Games anunciar a Season 1 em 2011. O modo ranqueado estreou pouco depois do lançamento do LoL em outubro de 2009, mas vários jogadores já experimentavam e teorizavam o lado competitivo do game em alguns torneios desde a fase Beta. Especialmente na América do Norte com alguns nomes que você irá reconhecer logo, logo.

Mas, depois do lançamento, um torneio em específico chamou a atenção dos jogadores. Com a intenção de chamar a atenção dos fãs de esports, a Riot Games anunciou que faria um campeonato promocional na World Cyber Games 2010, em Los Angeles.

A WCG era, inclusive, uma das competições mais tradicionais e esperadas do cenário. Para isso, a Riot Games separou a premiação de US$ 100 mil nessa estreia e seletivas na América do Norte, Europa, Ásia e China.

A Counter Logic Gaming foi a campeã no cenário norte-americano e trazia alguns nomes conhecidos até hoje, como George “HotshotGG” Georgallidis (futuro CEO da CLG), Michael “bigfatlp” Tang, Sam “Kobe” Hartman-Kenzler (posteriormente narrador da Riot Games) e Steve “Chauster” Chau. Na Europa, um time chamado IWEARACAPEIRL venceu a seletiva, posteriormente sendo abraçado pela SK Gaming para o evento.

No lado ocidental, o maior destaque foi a participação do jogador profissional de DotA das Filipinas, Daryl Koh “iceiceice” Pei Xiang, que levou o time do seu país para o evento. Todos tinha um objetivo: proteger o Pantheon de iceiceice.

E o torneio inicia

Os jogos começaram. Eu nunca perdia uma edição da WCG, mas especialmente essa me chamou a atenção porque eu jogava sem parar League of Legends com meus amigos desde a fase Beta. E eu gostava de observar como o cenário competitivo de cada um dos jogos se desenvolvia — especialmente desse título que, com o tempo, virou fenômeno no mundo todo.

O metagame era uma terra sem lei. Annie ia top, Ashe ficava no meio para tentar “snipar” alguma flecha pelo mapa, Shen e Garen eram os favoritos para assumir a rota inferior ao lado dos suportes. Até Nunu jungle pegava teleporte para compensar os ultimates globais de Pantheon, Twisted Fate e outros.

Bans e picks não eram feitos dentro do jogo. Cada time tinha direito a banir dois campeões para então começar o draft. Tudo sendo feito na base do chat mesmo.

Aliás, nem existia modo espectador nessa época. Para transmitir as partidas, a Riot Games criou uma versão de Summoner’s Rift de seis contra seis jogadores, sendo que um dos campeões seria o espectador que ficaria paradinho e invisível dentro da base, mas teria a visão global do mapa.

A CLG rapidamente chegou até a final ao lado da SK Gaming. Tá aí um dos raros momentos na história do jogo em que o cenário asiático ficou para trás dos ocidentais.

Mais raro ainda foi ver “NA > EU” no primeiro título internacional de League of Legends.

WCG 2010 de League of Legends: as partidas

Caso você queira assistir as partidas, separamos todas elas nos links logo abaixo.

A primeira rivalidade NA: CLG vs. Epik

League of Legends LoL

Um capítulo totalmente a parte nessa história foi escrita nas finais da seletiva norte-americana. A primeira vez que eu vi uma partida de League of Legends em alto nível e fiquei intrigado como o jogo podia trazer uma dinâmica emocionante e acirrada nos momentos finais da partida.

HotshotGG já mostrava como a sua Nidalee era poderosa, ainda mais na companhia afiadíssima de Bigfatlp. Algumas plays eram questionáveis, mas vale a pena lembrar que este era o início do cenário competitivo do game.

Do lado da Epik, logo após esse torneio eles começaram a reestruturar a equipe e trouxeram alguns nomes de peso nos meses seguintes. Incluindo ele mesmo: Yiliang Peter “Doublelift” Peng.

Especial LoL 10 anos

ESPECIAL 10 ANOS LOL MAIS ESPORTS

O Mais Esports irá celebrar os 10 anos de League of Legends com uma série de matérias sobre a história desse game que marcou tantos jogadores. Fique de olho no site durante essa semana de aniversário para mais matérias especiais!

BETBOOM
Maximilian Rox
publicado em 17 de outubro de 2019, editado há 4 anos

Matérias relacionadas

Logo MaisEsports
© Todos os direitos reservados à maisesports