nosfa quake champions
nosfa durante a disputa da DreamHack Winter 2017 de Quake Champions (Foto: Jussi Jaaskelainen/DreamHack)

Filipe “nosfa” Barbosa vai ser o nome sul-americano da Quake Pro League. O brasileiro foi convidado pela Bethesda para representar a região na nova liga de Quake Champions – que começa na próxima semana, na QuakeCon.

O anúncio aconteceu nesta terça-feira. Além de entrar na liga, nosfa também revelou que representará a Black Dragons e será patrocinado pela Artisan.

“De longe o melhor jogador da América do Sul em mais de uma década, nosfa vai desafiar os melhores do mundo na Quake Pro League”, escreveu a liga. No anúncio, o brasileiro tem seu estilo descrito como “Lightning in a Bottle”, já que ele “realiza movimentos acrobáticos para desmantelar seus adversários de forma brusca”.

A QuakeCon 2019 servirá como ponto de partida do circuito da QPL, que se estenderá até a edição de 2020 da feira com eventos presenciais e online. Na busca pelo título de campeão mundial de Quake Champions, nosfa enfrentará todos os outros 19 participantes da liga em formato de turno único e todos contra todos.

Esses duelos resultaram em seis “Partidas por Prêmios”, que por sua vez levam os jogadores ao “Domingo do Campeonato”, que vai coroar o primeiro grande campeão da QPL – além de render pontos para o ranking global do circuito.

Os jogos serão transmitidos oficialmente no canal do Quake e também nos canais individuais dos jogadores na Twitch. Nosfa estreia às 12h da quinta-feira, diante do italiano Marco “vengeurR” Ragusa.

Além de nosfa, a QPL contará com outros velhos conhecidos do público, como Shane “rapha” Henderson e Anton “Cooller” Singov. Bicampeão da modalidade, Nikita “clawz” Marchinsky não está entre os convidados, assim como a lenda Alexei “cYpheR” Yanushevsky – ambos estão jogando Apex Legends pela Natus Vincere.