- Publicidade -
BLAST Pro Series Lisboa 2018 estreia nesta sexta-feira (14) (Foto: Divulgação/BLAST Pro Series)

Começa nessa sexta-feira (14) a BLAST Pro Series Lisboa 2018. O último grande campeonato de Counter Strike de 2018 acontecerá em Portugal e tem premiação de 250.000 dólares. 

O torneio contará com 6 equipes, que disputarão 5 rodadas de jogos cada, em um formato onde todos jogam contra todos em MD1 em mapas já predefinidos, e as duas equipes mais bem colocadas na tabela jogam a grande final no sábado (15), em uma MD3. A distribuição de pontos será feita da seguinte maneira: Vitória = 3 pontos, empate = 1 ponto e derrota = 0 pontos.

Confira o Power Ranking das equipes:

6- Cloud 9

Line-up: RUSH, autimatic, KioShiMa, flusha e valens

2018 vem sendo um ano de altos e baixos para a Cloud 9. Tendo iniciado a temporada de maneira espetacular após vencer o ELEAGUE Major Boston 2018, a organização norte-americana viu o quinteto vencedor se separar, com Stewie2K e Tarik rumando para o MIBR, e o AWP Skadoodle se aposentando, ficando somente com autimatic e RUSH no elenco, isso tudo em menos de 6 meses. As reposições vieram nos suecos flusha e Golden e no francês KioShiMa, que formam a atual C9. O time chega a Lisboa com menos de um mês de line-up formada, e também não poderão contar com Golden, que está cuidando de sua saúde, e jogará com o técnico valens em seu lugar. Sem muitas expectativas em cima da Cloud 9, esse quinteto é o mais fraco da competição.

5- Ninjas in Pyjamas

Line-up: f0rest, GeT_RiGhT, REZ, dennis e Lekr0

Acostumada a vencer pelo menos um torneio importante por ano, a Ninjas in Pyjamas tem em Lisboa a última chance de levantar um troféu em 2018. A NiP chega a Portugal após um ano de muita inconsistência, com algumas mudanças em sua line-up que prejudicaram o desempenho dos suecos na atual temporada. Coincidentemente, o melhor resultado da equipe no ano foi na última edição da BLAST Pro Series, onde foram vices em Copenhagen, perdendo a final para a Natus Vincere. O quinteto conta com nomes lendários do cenário como f0rest e GeT_RiGhT, e sempre pode surpreender.

4-MIBR

Line-up: FalleN, coldzera, Stewie2K, tarik e Swag 

O MIBR chega a Lisboa em clima de férias e rodeado de especulações sobre o futuro do quinteto atual. Sem poder contar com Fernando “Fer” Alvarenga, que passará por uma cirurgia no ouvido direito, o Made in Brazil será mais norte-americano do que brasileiro, já que o substituto de Fer será o estadunidense Braxton “swag” Pierce, que atualmente joga pela Swole Patrol. O time conta com grandes nomes em coldzera, FalleN e Stewie2K, e recentemente foi vice campeão da ECS Season 6 Finals e ficou no Top 4 da ESL Pro league Season 8 Finals, mas sem poder contar com a line-up completa e com o clima da equipe não sendo um dos melhores após os rumores do fim do quinteto, não se pode esperar muita coisa do MIBR.

3- FaZe Clan

Line-up: NiKo, GuardiaN, rain, Karrigan e olofmeister

Assim como a Cloud 9, a FaZe teve um incio de ano fantástico, mas sofreu uma forte queda de rendimento durante 2018. tendo iniciado a temporada sendo vice campeã do ELEAGUE Major Boston 2018 e tendo levantado o troféu da IEM Sydney 2018, passou a ser coadjuvante após a ascensão meteórica da Astralis, e se viu cada vez menos presente em decisões de grandes eventos. No segundo semestre, os europeus tiveram um sobrevida após vencer a EPICENTER 2018, mas não conseguiram se classificar para a ESL Pro League Season 8 Finals nem para a ECS Season 6 Finals, e é mais uma equipe onde rumores sobre a saída do IGL Karrigan são frequentes. Mesmo com todos os problemas, a FaZe Clan conta com estrelas em NiKo, GuardiaN e rain, podendo sempre chegar no topo.

2- Natus Vincere

Line-up: s1mple, electronic, Edward, Zews e flamie

Os últimos campeões de uma edição da BLAST Pro Series tentarão repetir o feito em Lisboa e coroar ainda mais o bom ano da organização ucraniana. A Natus Vincere chega a Portugal tentando fechar 2018 com chave de ouro após vencer troféus como a ESL One Cologne 2018, a BLAST Pro Series Copenhagen e a StarSeries Season 5, e contará com uma das duplas mais letais do cenário competitivo de CS:GO, s1mple e electronic. Sendo a equipe que chegou mais perto de bater de frente com a Astralis, a NaVi é o time que possui mais chances de vencer os dinamarqueses em uma eventual final.

1- Astralis

Line-up: dev1ce, dupreeh, Magisk, gla1ve e xyp9x

Sem nenhuma surpresa, a Astralis é a grande favorita para levantar o décimo troféu do ano. Após vencer a ESL Pro League Season 8 Finals e conquistar o Intel Grand Slam, os dinamarqueses chegam a Lisboa para acrescentar ainda mais no ano histórico da organização, que conta com vitórias em ambas as edições da Pro League e da ECS de 2018, além da conquista do FACEIT Major: London 2018. A única coisa que pode atrapalhar a Astralis é o formato do torneio, que já se mostrou uma dificuldade para a equipe na BLAST pro Series Copenhagen 2018, onde o quinteto não conseguiu chegar a final.

Confira o guia de jogos:

Sexta-feira (14):

1ª Rodada, 17:00H:

Natus Vincere x Ninjas in Pyjamas (Overpass)
MIBR x Cloud 9 (Mirage)
Astralis x FaZe Clan (Dust 2)

2ª Rodada, 18:30H:

FaZe Clan x Cloud 9 (Cache)
MIBR x Ninjas in Pyjamas (Mirage)
Astralis x Natus Vincere (Inferno)

Sábado (15)

3ª Rodada, 12:00H

MIBR x FaZe Clan (Mirage)
Natus Vincere x Cloud 9 (Overpass)
Ninjas in Pyjamas x Astralis (Overpass)

4ª Rodada, 13:20H

MIBR x Astralis (Inferno)
Cloud 9 x Ninjas in Pyjamas (Overpass)
FaZe Clan x Natus Vincere (Inferno)

5ª Rodada, 14:40H

Astralis x Cloud 9 (Inferno)
MIBR x Natus Vincere (Mirage)
FaZe Clan x Ninjas in Pyjamas (Inferno)

Grande Final, 17:00H (MD3)