Olá Galera! A Season 5 chegou e o jogo é praticamente outro e não apenas na Jungle! Com mudanças em aspectos do jogo como o Ganho de Status por Level, Regeneração de Mana todas as lanes sofrem  um impacto. Vamos falar hoje um pouco sobre o Meta da Top lane na Season 5.

Analisando alguns jogos do Competitivo já tem alguns campeões que começam a ficar mais presentes agora nesse Season 5. Antes de tudo, vamos relembrar uma mudança bem importante dessa Season 5: Atributos Recebidos por Nível!

Meta da Top Lane na Season 5

Atributos recebidos por nível

Estamos tentando suavizar as vantagens de nível através do crescimento de atributos. Dado o quão fortes ficam os ataques básicos e os níveis de habilidade, vantagens de atributos por nível somente amplificam o efeito bola-de-neve durante o início da partida — especialmente aquele pico de poder no nível 2 que campeões na fase de rotas usam para dar um bom murro de mão fechada na cara do oponente.

Sobre a mudança no Dano de Ataque, vimos uma oportunidade de abordar de maneira mais branda o desbalanceamento leve entre atacantes à distância e corpo a corpo na rota solo, para que campeões à distância (e Jayce / Kayle) não tenham seu DdA base modificados pelo efeito nos atributos base (que arredondam para +2 DdA para campeões de ataque corpo a corpo). Temos também algo a dizer sobre aversão a perdas, mas não vamos nos aprofundar muito.

COMO CHEGAMOS A 168% Todos os campeões tiveram seus atributos base aumentados em 168% em comparação com o antigo atributo por nível (exceto Velocidade de Ataque)
“AVERSÃO A PERDAS” NON ECZISTE Todos os campeões de ataque à distância (e Kayle / Jayce) optaram por não ter seu Dano de Ataque aumentado em 2 através do efeito base de +168% listado acima 
RENOMEAÇÃO ATRIBUIDA Atributos “por nível” foram renomeados para atributos de “crescimento” para refletir melhor o que está ocorrendo – veja abaixo para mais informações
ATRIBUTOS RECEBIDOS POR NÍVEL Não são mais lineares. Em vez disso, eles seguem a equação abaixo:
    • Nível 1: Imediatamente recebe 0% do atributo de crescimento. Todos os seus ‘atributos base’ serão calculados com base nisso
    • Nível 2: Imediatamente recebe +72% do atributo de crescimento.
    • Nível 3: Imediatamente recebe +75,5% do atributo de crescimento.
    • Nível 4: Imediatamente recebe +79% do atributo de crescimento.
    • … Imediatamente recebe +((Nv*3,5 – 7) +72)% do atributo de crescimento.
    • Nível 18: Imediatamente recebe +128% do atributo de crescimento.
NEMLI; NEMLEREI No nível 18, você recebeu +1700% de seu atributo de crescimento (isso é um pouco maior do que o resultado da equação antiga)
Então, vamos entender como funcionou a mudança: No início do jogo você começa com mais Armor e MR no início do jogo, porém os atributos que você recebe por nível é menor no início do jogo e maior depois. Isso criou um lacuna (LVL 6 ~ 9) em que você tem menos Armor/MR que você tinha na Season passada deixando jogadores com um Burst Alto no level 6 mais fortes na Season 5.  E agora na Lista de Top Laners que estão FORTES essa mudanças dos atributos foi uma das razões para sua volta ao competitivo.

Campeões Fortes para O Meta da Top Lane na Season 5

Lissandra

O Campeão ficou esquecido durante uma boa parte da Season 4, e como foi dito acima as mudanças nos atributos favoreceram bastante a Lissandra para ter um Level 6 fortíssimo. A sua Passiva que lhe permite usar uma Skill sem gastar mana é ótima para a Laning Phase .
Além de tudo, o campeão quando alcança 40% de CDR (Sendo com Double Morellos ou Bota de CDR) fica com tempos de recargas incrivelmente baixos. É bom lembrar que as mudanças no Morellonomicon ajudaram bastante também a volta do campeão e ela com 2 ou 3 itens consegue simplesmente carregar o jogo.

Gnar

Gnar está fortíssimo, vem puxando bans na OGN e é absurdamente forte para SoloQ. O campeão tem um pacote incrível de Controle de Multidão e consegue ser bem chato durante a Laning Phase. Os jogadores do Competitivo fazem geralmente um item de Dano (Trinity ou Espada do Rei) e depois Full Tank. Na forma de Gnar ele tem  uma mobilidade absurda, excelente para split push pois é bem chato alcança-lo, já sua forma de Mega Gnar é fatal e caso você tome cuidado ele pode ganhar a troca até mesmo em um 1v2. Em uma Team Fight caso o seu ultimate consegue definir lutas até mesmo quando o seu time está atrás em ouro.gnarzin

Rek’Sai

É… A Nossa lady Rek’Sai veio para ser Jungler, mas o campeão está sendo bastante pickado também como Top Laner. O campeão consegue causar bastante dano tendo apenas 1 ou 2 itens de dano e depois Full Tank. Ela escapa ridiculamente fácil de ganks usando os seus túneis e pode usar os mesmos para dar um desengajar de uma troca não muito boa contra o adversário. Tem um sustain legal com o seu W e isso é algo importante para um Top Laner, consegue puxar bem, tem um dano base alto e o seu Knock Up facilita bastante o Gank do Seu Jungler no Top. O atual detentor da maior porcentagem de vitórias do momento com certeza não está fraco.
Experimente jogar de Rek’Sai no Top!
Obs.: Criar vários túneis para você voltar da base para lane é algo bem divertido xD
LadyRek'Sai

Irelia

A Riot pode nerfar a Irelia quantas vezes quiser mas ela sempre da um jeito de aparecer novamente. O seu E (Ataque do Equilíbrio) é ótimo para dar Follow Up em trocas favoráveis e bom para desengajar de trocas ruins. Ela tem um sustain ótimo com o Estilo Hiten e você pode maximizar ambas das 2 skills (E ou W) variando apenas do Match Up. Terminando a sua Trinity Force (Em alguns Match Ups apenas a Sheen) a Irelia consegue trocar com a maioria dos Top Laners do Meta Atual. Após a Trinity  na maioria dos Casos itens de Defesa serão a melhor Opção como Randuin ou Banshee, porém, itens de dano como Limite da Razão ou Espada do Rei vai fazer com que você exploda qualquer Carry do Jogo.  Será que ela será nerfada mais uma vez? Riot Plx!

Rumble

Detentor de um dos melhores ultimates do jogo, Rumble tem um dano base altíssimo e apenas com um Tormento de Liandry ele pode definir a Team Fight sozinho. Ele tem uma Laning Phase boa e pode ser bem chato contra vários campeões… O seu shield ajuda bastante em trocas curtas. Tente terminar sempre o Tormento de Liandry o mais rápido possível! Zhonyas e Void Staff serão ótimos itens para ele. Faça seu time forçar lutas em ambientes pequenos como os Corredores da Jungle pois lugares assim facilitarão o seu papel de acertar um bom equalizador.

Gostaria de Ajudar o LOLNews? Clique Aqui!

Mundo

Mundo vai aonde ele quer! Mundo é um Tank absurdo e quando você está jogando contra um você chega a pensar em alguns momentos se é possível parar ele. Sua popularidade não é mais a mesma da Season passada. Um fator importante para o mundo ter voltado ano passado foi o meta do Teleport retirando mais um Ignite do jogo e… matar um mundo sem Ignite? Bem, é uma tarefa difícil! Sua Laning Phase não é tão forte como a de outros campeões porém se o jogo se estender muito é difícil não deixar ele ir aonde ele quer.

mundo

Maokai

Maokai também não tem mais a mesma popularidade da Season Passada, mas continua um Pick Fortíssimo. O campeão sem itens nenhum consegue ter 1951 de vida. Ter um Maokai level 18 com 3,5k de vida não é uma tarefa complicada. Mesmo perdendo a Lane ele vai ficar forte no jogo e vai ser chato para os Carries adversários. Bastão das Eras (Rod of Ages) é um item importante para o Maokai, depois que ele estiver completo o Maokai pode simplesmente fazer Full Tank como Coração Gelado e Semblante Espiritual. Ele tem um sustain incrível com sua passiva e durante uma Team Fight ele pode se curar bastante!

Clique Aqui para ler mais sobre o Maokai

Campeões que também estão fortes:

A lista abaixo são de campeões que estão fortes também. A maioria na SoloQ e alguns poderão aparecer também no Competitivo!

Jayce: Simplesmente tira 1/3 da vida do Carry com um tiro. Isso sempre será algo forte.

Akali: O Campeão consegue aproveitar bastante a mudança dos atributos assim como Lissandra, Annie e outros.

Kassadin: O Campeão vem aparecendo no competitivo e sim… como Top Laner!

Riven: Riven ficou mais forte na Season 5, o campeão aparece muito na SoloQ mas ainda é um pick Arriscado. Com as mudanças nos Atributos ela pode burstar um inimigo no level 6 ~ 9 bem mais facilmente que na Season passada.

Jarvan: Ele é bem mais forte na Jungle, porém o Jarvan Top é absurdamente forte contra alguns campeões do meta como a Lissandra.

Jax: No level 6 o Jax fica bem mais forte que o seu início do jogo. As mudanças nos Atributos ajudaram bastante ele também.

Renekton: Renekton sempre está vivo no jogo. Tem um dano base alto em suas Skills e apenas com uma Tiamat pode matar facilmente um ADC. Teve sua popularidade diminuída com as mudanças nos atributos tornando ele não mais aquele cara chato na Laning.

Annie: Annie Top?? Isso Mesmo! Parece bem estranho o Pick mas já tem sido pickada e testada por alguns profissionais. Como falei antes, campeões com um Burst level 6 alto tiveram um potencial aumentado nessa Season e a Annie pode conseguir uma Lanning Phase bem mais tranquila na Top Lane.

 

Então galera, vamos terminar o Artigo por aqui! Caso tenha faltado algum campeão mencione ele nos comentários! Se gostou do texto compartilhe.

Gostaria de Ajudar o LOLNews? Clique Aqui!