Eae Galerinha 🙂 mousqueR denovo, hoje vim falar sobre o Maokai que é um champion que depois de alguns reajustes voltou ser muito pickado ou banido nas LCS ou até mesmo nos campeonatos brasileiros.

Vou falar pouco mais aprofundado dele, mas lembre-se que os danos descritos abaixo são exemplos, então não serão reais, apenas maneiras que eles são “aplicados”.

analisando-maokai

Vamos começar bem de baixo para entender tudo.

Status Base:


HEALTH 421 (+90)
ATTACK DAMAGE 58 (+3.3)
HEALTH REGEN. 7.25 (+0.85)
ATTACK SPEED 0.694 (+2.125%)
MANA 250 (+46) 
ARMOR 22 (+4)
MANA REGEN. 6.45 (+0.45)
MAGIC RES. 30 (+0)
RANGE 125 (Melee)
MOV. SPEED 335


Para aqueles que nunca entenderam como funciona esse (xx) é assim:
A cada nível o personagem vai ganhando a quantidade que está dentro destes “parenteses” até atingir o nível 18, resumindo você vai pegar valor inicial e somar com o somador do lado para ter Status final do personagem.
Vamos fazer as contas básicas!

Maokai no nível 18:


HEALTH 1951
ATTACK DAMAGE 114.1
HEALTH REGEN. 21,7 (por cada 5 segundos)
ATTACK SPEED (1,475)
MANA 782
ARMOR 90
MANA REGEN. 14,1 (por cada 5 segundos)
MAGIC RES. 30
RANGE 125 (Melee)
MOV. SPEED 335


Ta mousquer, mas qual a utilidade de eu saber vida, ataque, regen e etc, se eu vou fazer itens… e eles logicamente vão aumentar tudo isso que você falou acima.


Simples amigos, quando você tem um personagem que sem itens de hp chegam a 1,9k + items que dão hp, você sabe consegue atingir os 4.5k de life facilmente ou até mesmo quanto um Semblante Espiritual(Spirit Visage) vai melhorar o seu “Regen” ou outras coisas, um bom exemplo também basta você olhar para sua Magic Resist que não se altera do nivel 1 ao 18, então basicamente se time adversário tiver 2 personagens ap, você basicamente deve “rushar” algum item com MR, como Banshee ou Semblante Espiritual.

Ok! visto seu base stats e stats final, vamos falar pouco mais sobre o champion:

Sua passiva:

Recupera 7% de sua hp TOTAL, após 4 skills lançadas próximo a você, independente de quem lançar, resumindo você usando 2 skills e seu adversário também em uma troca,  já terá um regen nivel 2/3 muito alto comparado ao seu adversário que tal momento(leveis citados), não terá nada além de uma Doran Blade ou Doran Shield, acaba tornando sua vantagem muito grande no early pela não dependência de mana.


Seu Esmagamento Aracano (Q): 


Essa porcaria está dando muita força para o Maokai, pois alem de ele ter como base 70 de dano (+40% sobre seu ap) SIM ****INGS 40% sobre seu ap total, isso causa um dano muito alto, além de dar slow que dura 5 Segundos, isso retarda velocidade de movimento inimiga lhe dando mais liberdade para você bater, sem contar que você pode joga-lo para o lado contrario de seu espaço “safe”.  Também seus aumentos de dano por nivel que chega 250+40% do ap)


Além do mais seu custo de mana é extremamente BAIXO, 45 de mana, pois voce já incia com 250 de mana+[masterys,runas,item] você pode basicamente dar 4 delas até level 3 sem depender do tempo, para a quantidade de dano causado é muito baixa. (ao MEU VER CLARO).

E este retardado na sua velocidade movimento as vezes atrapalha muito personagens que tem uma velocidade de movimento como era Shyvanna/Trundle.


Avanço Retorcido (W):

Essa skill também da uma vantagem boa nas trocas diretas, tanto quanto seu Q, pois seu dano é baseado em % de HP  atual (no momento da troca),

No  level 1 da skill já começa com 9% +3% do seu AP total sobre a vida do inimigo, basicamente você tira “9,175%” da vida atual do inimigo, é muito dano para um personagem que já começa com quase 475 de HP (dependendo runas e masterys).

Tem um custo relativamente alto de mana nos níveis inciais, ao decorrer do game ela acaba ficando custo bom, pela quantidade de dano causado, e também pela sua construção de build com items de MANA/AP.


Atirar Mudas(E):


Atirar mudas antigamente era segunda skill mais utilizada pelo “Maokai na Jungle”, antigamente você tinha grande poder de dano nela, então ao começar o jogo aos 1:15 de jogo já lançava suas mudas para “stackar” e fazer o primero buff muito rapidamente, tem um custo de mana perfeito para a skill em sí.

Hoje você utiliza mais como uma forma de gap closer (aproximar-se) do que para causa um dano.

Uma observação: Se você acertar Tanto no lançamento quanto ela explodir depois no inimigo, você acaba dando um dano bom pois ela se aplica da seguinte forma 40+(40%) do seu AP ATUAL( ao cair) +(no momento da explosão) 80(+60%) do seu AP ATUAL,  você causaria 120 de dano + 100% do seu AP TOTAL, caso você acerte o inimigo no lançamento e na explosão. (falando de forma exemplar, não está sendo aplicado penetração e nem mr inimiga é APENAS UM EXEMPLO).


Turbilhão Vingativo(R):


Uma das ultimates que eu mais gosto do LOL inteiro.

Antigamente quem já joga um pouco mais de tempo, gostava de maokai jungle, em horas de teamfights em objetivos como Dragão ou Barão você abria lá dentro e seu time ficava bem protegido, mas agora quando rolava uma luta você acabava usando ela em um ponto fixo e a tf não chegava nem perto dela. Você acabava por gastar uma “mana alta”, além de não reduzir nada de dano inimigo.

Atualmente ela se locomove com você, facilitando em 300% um engage por sua parte e também evitando bastante dano inimigo já que ela reduz em 20% dano total causado a você ou seus aliados que estiverem dentro dela, mas lembre-se ELA NÃO DIMINUI DANO CAUSADO POR TORRES ADVERSARIAS, então nada de tower dive se achando rei da cocada preta.

Dano que ela causará na explosão funciona da seguinte maneira: 100 (dano inicial) + (50% do SEU AP ATUAL) + 2 por dano absorvido, onde você pode armazenar entre 200~300 dependendo seu nivel.
Para aqueles que não entendem o gasto de mana da ultimate: Ela é baseada por tempo aberto, você gasta 40 de mana para “Abri-lá” depois fica consumindo 30 de mana por segundo dela “aberta” e não há custo para “fecha-la e dar o dano nos inimigos dentro dela”

Bem depois desse mega texto sobre suas skills e o que elas fazem (que muitos já deviam saber, outros nem tudo), vamos falar sobre:

Como funciona Maokai no jogo

Maokai, mudou se TANK/TANK para AP/Tank, hoje em dia ele causa um dano muito alto ao mesmo tempo que segura bastante dano inimigo por conta de sua ultimate como comentado acima.

Basicamente é um personagem com grande defesa apartir do nivel 6, porém não possui muito mr, então lembre-se de que você precisará fazer items de MR, para não depender totalmente e exclusivamente de sua ultimate para segurar o dano do inimigo.

Maokai como falado nos momentos de skills, tem alguns probleminhas nos niveis inciais de mana, já no late game a coisa muda um pouco podendo segurar mais tempo sua ultimate, mas você não deve “spamar muitas magias”, pois ela será a “fonte de defesa em uma teamfight”.


Porque Maokai Apareceu e sumiu Shyvana/Trundle/Renekton/JAX:


Fato de suas skills darem dano por HP influencia muito em uma troca com personagens que são voltados a HP/Bruiser/DANO….

Além de sua passiva ser ativada por skills utilizadas nas proximidades como era o caso de Shyvana e Renekton por exemplo, por não terem custo de mana seu maior beneficio na lane era poder gastar skills em trocas  sem se preocupar a falta de mana e sim apenas com tempo de recarga.

Mas ao momento que você  utiliza 2 skills para ir para cima( se você é adversário do Maokai), você apenas ajuda ele com a passiva, tambem era utilizado muita as skills em momentos de clear wave (matar grande quantidade de minions).

Como ele troca melhor contra muitos dos champions da top lane, ele acabou se fixando por  lá, ao invés de permanecer na Jungle, pois sua eficiência em troca, nega grande farm aos inimigos, se não matando eles nos leveis inciais, também o fato de você tentar gankar um Maokai, você precisa ter consciência de que não será tão simples assim de mata-lo.


Itens para Maokai:


Bastão das Eras, É um ótimo item para late game, acrescenta mana, vida e AP, tudo que o Maokai vai precisar em uma TF ou fase de rota.

Semblante ou Banshee, seu MR não sobe ao decorrer do jogo, então você precisa ter algum MR para segurar magias inimigas.

Outra opção: Cetro Abyssal pelo fato de DAR MR e diminuir do inimigo ao mesmo tempo, como você se aproxima facil dos inimigos é facil para fazer “uso da passiva dela”.

Bota de penetração magica ou Mercurial para diminuir CC’s sobre você;

Frozen Hearth, É um item ótimo na sua mão, pois seus atributos contribuem com sua defesa dando armadura, um aumento ótimo de mana pool, redução de tempo de recarga ,ou seja, mais magias e mais lentidão inimiga.

Randuins ou Manopla Gélida, também são itens ao mesmo nivel, se não melhor isso depende muito de cada jogador e o que ele fará no game.

Mascará de Lyandri, que causará dano por HP+passiva que aumenta o dano quando está sobre slow, e você tem bastante CC’s/Slow para ajudar nisso, sem contar que também da penetração magica e vida.


Suas Masterys:


Mudaram, antigamente você usava Maokai, na jungle com 9/18/3 ou algums mais Escravos ainda 6/18/6 onde 3 eram em movimento e resto em  mana.

Mas isso varia de acordo com sua escolha, mas a mais viavel está em 12/12/6 onde você tem MANA, Amplifica seu AP, Aumenta sua Hp/Defesa e faz tudo ao mesmo tempo so com as masterys.

Suas Runas:

Runas é uma parte muito delicada para MIM, não sou muito fã de ficar indicando que runas utilizar, pois elas se encaixam muito ao seu estilo de jogo, óbvio que existe algumas runas que são “genéricas”, então eu aconselho você procurar algum jogador que você tenha um estilo de jogo parecido, se você pegar como exemplo, atualmente os adc’s utilizam Velocidade de Ataque, ao invés de roubo de vida, eu ainda não me adaptei ao novo estilo, então vai de cada um.

Como você pode fazer este tipo de analise:


Primeiro você tem que conhecer o champion por completo, você deve saber algumas coisas como:

– Sua base stats.

– O que ele provoca em uma tf?

– Como ele vai se portar em uma tf?

– Em que composições ele se encaixa e quais não?

– Que runas vai usar: Antes de entrar na partida deve ver junto a suas masterys.

– Masterys: Antes de entrar na partida deve ver como vai montar e qual seu objetivo no game.

– Saber seus principais problemas;

– Saber seus piores adversários, tanto na fase de rota quanto no game em geral;

– Build, pois ela vai variar de acordo com o time inimigo, e seu time.

Tudo isso você só descobre isso testando com BOT ou até com players, vai de cada um, também pode assistir bastante streams ou jogos através do próprio jogo.

Espero que tenham gostado