- Publicidade -

Um campeão que está ganhando mais visibilidade entre os profissionais e jogadores de elos mais alto é o Bardo. Diferente da Sona e Soraka, suas companheiras de posição, ele continua sendo usado como suporte, mas agora com uma build “on hit”, que foca em seu ataque básico como principal recurso.

Bardo
Foto: Probuilds

A ideia desta nova build foi explicada pelo Djoko, treinador do Flamengo. De acordo com o técnico, os itens que geralmente se faz para o bardo (Redenção, Juramento do Cavaleiro e outros) não possuem uma boa sinergia com o campeão no geral, por isso essa nova itemização surgiu.

O objetivo de fazer o Bardo “on hit” é abusar mais da sua passiva, o “Chamado do viajante”. Uma das funções desta é consumir os Meep’s em cada ataque básico, dando 40 + 15 (por cada 5 sinos coletados no mapa) de dano + 30% do AP do campeão. A partir de 5 sinos o ataque básico do campeão começa a dar lentidão, que pode variar entre 25% a 75% dependendo da quantidade de sinos acumulados.

Nesta nova build, o primeiro item importante para o Bardo é a “Couraça do Defunto”. Com ela você ganha vida, armadura e consegue fazer um dos grandes papeis do campeão que é se movimentar bastante pelo mapa. Ela gerá acumulo de energia com essa movimentação, dando velocidade de movimento e, ao dar um ataque básico no inimigo com os acúmulos no máximo, você causará dano mágico adicional e lentidão.

Neste ponto o Bardo já tem duas formas de lentidão em seus ataques básicos para conseguir bater no inimigo, que é sua passiva e o item citado anteriormente. O próximo item da build será o “Canhão Fumegante”, que além de dar mais velocidade de ataque para o campeão, ampliará o alcance de um dos seus ataques básicos.

Além de todos esses pontos citados, ele também possui o Q para dar lentidão ou atordoar os inimigos (caso pegue na parede ou em algum alvo atrás), então no final de tudo você tem uma grande janela de oportunidades para encher os inimigos de auto-ataques.

Veja os talentos mais usados pelos jogadores que estão usando esta nova estratégia:

Na evolução das habilidades, a prioridade continua sendo o Q do campeão. Fazer os itens “Couraça do Defundo” e “Canhão Fumegante” essenciais para esta build, mas como próximo item você pode escolher dependendo da situação. É válido lembrar que com esses dois itens, você não ganhará tempo de recarga (que é o que jogadores de bardo costumam fazer para Bardo), então você pode finalizar a escolha dos itens com algo que dê esse status e seja útil para o jogo em questão, sejam itens focados em dano, utilidade ou até mesmo defesa.

Veja o vídeo completo do Djoko explicando a nova build:

Veja também: Runaan está sendo ativada com o Q do Ezreal e Miss Fortune desde o patch 10.3