- Publicidade -

O League of Legends está em constante mudança e as várias atualizações, nerfs e buffs fazem com que diferentes estratégias eventualmente surjam nos campos de Summoners Rift. A prova disso é as novas posições que Soraka ganhou nos últimos dias. A campeã, que originalmente é suporte, está sendo usada na top laner e também na bot lane (como “ADC”) por profissionais e jogadores de elo alto.

Ao olhar as estatísticas no site Pro Builds, é possível ver que quase todos os jogos da campeã são nas posições citadas anteriormente. Jogadores como Ghost, Pilot, Hauntzer, Bang entre outros estão abusando da nova estratégia.

Foto: Pro Builds

A estratégia da campeã na top laner é bastante simples. Na fase de rotas, ela não ganhará de nenhum campeão quase sempre, então o objetivo é apenas sobreviver sem dar muitos abates para o oponente e ficar farmando. O seu Q é a habilidade a ser maximizada, pois ela fornece clearwave fácil, um bom poke, cura e dá velocidade de movimento para a campeã. Outro fator importante é que suas habilidades têm um custo de mana baixo, então não é difícil sobreviver a fase de rotas de forma segura.

Após o level 6 que a verdadeira utilidade da campeã começa, pois ela consegue ajudar todo o seu time com sua ultimate sem nem sequer sair de sua rota. O objetivo dessa estratégia é que ela exerça continue exercendo a função de suporte (inclusive em sua build), porém conseguindo escalar mais rápido. Muitos top laners optam por ir com o feitiço “Barreira” ao invés de “Teleporte”, pois do mid game pra frente a campeã o tempo todo agrupada com o time e assim não precisará dar teleporte.

Itens mais populares usados para a campeã pelos jogadores profissionais. Foto: Pro Builds

Na rota inferior o propósito é o mesmo: fazer com à campeã farme e chegue no seu pico de poder de mid game mais rápido. Combinações com outros campeões que possam fazer o papel de carregador/suporte como Senna ou Pyke estão surgindo, mas o duo mais forte no momento é com o Rumble. O campeão possui um dano alto em trocas longas e é relativamente resistente por conta do seu W. Tudo isso aliado ao kit da Soraka, faz com que a fase de rota dos dois seja bem forte.

Talentos e ordem de evolução das habilidades usado por Nyu, top laner da Redemption, quando jogou com a campeã na rota do topo. Foto: Pro Builds

O analista Shakarez, que já trabalhou com a INTZ e hoje está na equipe da LEC, publicou um pequeno vídeo (em inglês) explicando este novo “meta” para a campeã. Você pode conferir logo abaixo:

Veja também: Rioter detalha mudanças que a selva receberá no patch 10.3