Associação Brasileira de Clubes de eSports (ABCDE) anunciou nesta quarta-feira (21) por meio de uma nota à imprensa o afastamento do CEO da INTZ e-Sports, Lucas Almeida, do cargo de presidente da associação. O diretor da CNB eSports Club, Carlos Fonseca, que antes era vice-presidente, assume o cargo da presidência.

“Após Assembleia realizada nesta quarta-feira (21), a Associação Brasileira de Clubes de eSports comunica que seu presidente, Sr. Lucas Almeida, do INTZ eSports Club, está preventivamente afastado do cargo. Assume em seu lugar o Sr. Carlos Fonseca, do CNB eSports Club, que exercia a função de vice-presidente da entidade.”

A decisão foi tomada em virtude da investigação sobre o possível caso de aliciamento do jogador Gustavo “SacyR” Rossi.

“A ABCDE aplica tal medida, em comum acordo com os associados presentes na reunião, após abertura de investigação pela Riot Games em relação ao caso do atleta Gustavo “Sacyr” Rossi, da Red Canids. Caso seja aplicada qualquer penalidade aos membros do INTZ eSports Club, a ABCDE acatará e irá replicar a punição internamente.”

A decisão veio no mesmo dia em que a Red Canids anunciou sua saída da associação. Na nota à imprensa, a ABCDE diz não compreender a afirmação de que o clube da Red Canids teria optado pela saída ao discordar da ideologia da associação mas que respeitava a decisão.

A ABCDE é uma associação dos clubes de e-Sports brasileiros, sem fins lucrativos e tem como fundadores os clubes: Big Gods, CNB eSports, INTZ eSports, KaBuM! eSports, Keyd Stars, Operation Kino, paiN Gaming e Red Canids – além do Remo Brave, como o primeiro filiado aspirante. A associação tem como missão fomenter o progresso do segmento e representar os interesses dos associados em pontos como: Fortalecimento do relacionamento e profissionalismo dos clubes; participações em eventos presenciais com competição; participações em ligas e campeonatos online entre outros.