Nas últimas semanas muito se falou sobre a redução de impostos nos jogos eletrônicos que foi prometida pelo presidente Jair Bolsonaro e o impacto que isso causaria aqui no Brasil. Nesta quinta-feira (15) foi publicado um decreto no Diário Oficial da União, referente a redução de alíquotas de IPI (Imposto sobre produtos Industrializados), que está diretamente ligada a consoles, seus acessórios e partes.

As alíquotas variavam entre 20% a 50%, e agora serão reduzidas para o valor de 16% a 40%. O valor da redução varia de acordo com o produto, mas as partes relacionadas a videogames ficaram da seguinte forma:

9504.50.00 – Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição: De 50% para 40%.

9504.50.00 Ex 01 – Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa: De 40% para 32%.

9504.50.00 Ex 02 – Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes: De 20% para 16%

Interação com jogadores profissionais

Nod ia 26 de julho o presidente tuitou “Um forte abraço para os gamers” e recebeu milhares de respostas, incluindo de vários jogadores profissionais famosos. Ele chegou a responder um deles, o kng, jogador profissional de CS:GO e que atualmente defende a INTZ.

Poucos dias depois, o presidente ligou para FalleN, o maior nome do esport brasileiro e revelou estudo para diminuir os impostos nos jogos.