Jian “Uzi” Zi-Hao é o maior nome do League of Legends na China e um dos jogadores mais respeitados do Mundo. O jogador garantiu mais um campeonato em 2018 ao vencer o Rift Rivals junto da LPL contra a LCK na final.

O jogador deu entrevista ao site sul-coreano Inven e o Mais e-Sports traduziu as perguntas e repostas para você.

Nota importante: A entrevista ocorreu antes do Rift Rivals 2018.

Você sabia que você tem muitos fãs na Coréia?
Eu não sabia disso pois existem tantos outros jogadores melhores que eu na Coréia.

Você é o jogador veterano mais mencionado entre os fãs e também entre os jogadores. Existe algum jogador da LCK que você acha impressionante?
Hmm… Primeiramente, obrigado à todos por isso. Pessoalmente, eu acho que Ruler e CoreJJ são incríveis. Especialmente o Ruler, ele tem um estilo de jogo similar ao meu, ele é um ótimo jogador.

Você sabia que o Ruler falou que você era o professor dele?
Eu não sabia disso! (risadas)

Você acredita que seus treinadores (Kenzman, Heart e outros) ajudaram você em sua carreira?
No início eu não me sentia bem em ser treinado por pessoas que eu não conhecida. Mesmo assim, por tudo que eu passei, eu comecei a sentir que a staff realmente ajudava o time. A nossa atual Staff liderou a comunicação do nosso time e nos fez evoluir no geral. Especialmente o Heart, ele está nos ajudando muito.

No passado você era visto como um jogador com uma mentalidade fraca. Mesmo assim, você demonstrou muita evolução como jogador. Como foi esse amadurecimento?
Antigamente, se eu perdesse um jogo, eu simplesmente ‘tiltava’. Já hoje eu acredito nos jogadores e nas pessoas que estão ao meu redor. Eu mudei e comecei a acreditar nos meus jogadores.
Se eu perder ou se algo não ocorrer como planejado, eu ficaria com raiva. Mas eu tento pensar nos meus companheiros de equipe e o que eles achariam se eu demonstrasse essa raiva. Você sabe, se você mostrar sua raiva, você eventualmente vai se sentir mal por isso. Por isso hoje, antes deu expressar meus sentimentos, eu penso nos outros.

A RNG venceu vários jogos internacionais com a estratégia do “Uzi Carry”. Mesmo assim, tem momentos em que seu time perdeu utilizando essa estratégia. Qual é sua visão sobre isso?
Não podemos vencer sempre usando essa estratégia. Por isso eu sinto tanta pressão. Se eu tiver uma performance baixa, o meu time é danificado. Eu serei muito xingado também. Então, eu tento estar em minha melhor forma. Se eu falhar, a devoção dos meus companheiros perde todo o seu sentido.

Vários suportes, como Mata, elogiam a sua performance. Alguns dizem que aprenderam muita coisa vinda de você. Além disso, ADCs falam que eles tem problemas em jogar contra você. O que você acha disso? 
Receber elogios de outros jogadores que eu já enfrentei é algo muito gratificante. Eu não sei o porquê deles terem tido dificuldades. Provavelmente pois eles recebem muita pressão devido minha agressividade na lane. Tirando o fato de minha performance, eu acho que é devido meu estilo de jogo.
Além disso, eu nunca ensinei algo aos meus suportes. Eu simplesmente falei algumas coisas que funcionam com meu estilo de jogo. Como nós jogando juntos, eventualmente a nossa performance evolui. Eu acho que é ai que eles pensam que ficaram melhores. Bem, eu nunca ensinei nada à ninguém.

Você poderia dizer qual é o seu ranking pessoal dos ADCs? Onde você se vê colocado? Poderia também fazer um ranking dos ADCs da Coréia?
Isso é muito difícil (risadas), no meta atual, é muito difícil falar sobre um Ranking de ADCs. Mesmo assim, se você me perguntar onde eu estaria nesse ranking, eu diria que bem no alto. Mas com certeza, eu não estria em primeiro.
Sobre os ADCs coreanos… Deft é muito bom, a bot lane da KT Rolster tem uma performance muito boa. Mas eu quero vencer contra a SKT. Eu sempre perdi contra ele, então, se eu tiver a chance desta vez, eu gostaria de vencer.

Nota: Uzi venceu Bang durante o Rift Rivals

Você tem algumas memórias ruins contra a SKT. Se você jogar novamente com eles, o que estará passando na sua cabeça?
Eu participei de muitos torneios internacionais, mas especialmente me lembro daquele que ocorreu na Coréia. Além disso, SKT foi o primeiro time coreano que eu perdi jogando contra. É por isso que eu quero tanto vencê-los.

Após este Rift Rivals, vamos ter o Mundial. Algumas palavras sobre isso?
O MSI 2018 foi a primeira vez na minha carreira em que eu venci um time Coreano em uma md5. Foi muito difícil mas eu estava feliz. Além disso, eu ganhei muita confiança. Acho que algum dia eu poderia vencer o troféu do Mundial também.
Como sempre, os times coreanos estarão fortes no Rift Rivals. Mas eu estou confiante, eu acho que eles se adaptam rápido aos patchs e mudanças. Os times coreanos são realmente fortes.
Por causa disso, eu estou me cobrando muito para encontrar erros e evoluir. O processo será difícil e demorará muito tempo, mas eu quero sentir novamente a energia dos fãs coreanos. Eu gostaria de dizer para eles que estou dando o meu melhor para participar deste Mundial.