Com a adoção do sistema de franquias na LCS NA, a lista de equipes participantes em 2018 começa a criar forma e com isso temos os primeiros times que ficaram de fora, além de novos times entrando na competição. De acordo com a ESPN, a Team Dignitas, Phoenix1 e Team EnVyUs tiveram suas aplicações recusadas pela Riot Games. A tradicional organização da OpTic Gaming foi aceita e será uma das novas equipes na LCS NA.

Os motivos pelos quais as equipes tiveram suas aplicações recusadas não foram revelados. Cada equipe irá receber um valor de compensação da produtora, baseado em quantas temporadas cada uma jogou no campeonato. No entanto, os jogadores que tiverem contratos em vigor com essas equipes, deverão ser vendidos ou então liberados pelas mesmas, caso contrário o valor de compensação não será pago para a organização em questão.

Já a OpTic Gaming que teve sua aplicação aceita, terá que pagar 13 milhões de dólares no total para se ingressar na competição. Desse valor, 5 milhões serão pagos à vista e de maneira adiantada para a Riot. Vale lembrar que o preço de cada “vaga” na LCS NA é 10 milhões  de dólares para equipes que já estão na competição, porém equipes novatas terão que pagar 3 milhões a mais, valor que será destinado a compensação para as organizações que não tiverem suas aplicações aceitas.

Tanto a Phoenix1 quanto a EnVyUs entraram na LCS NA em maio de 2016, quando disputaram a LCS Summer 2016 e as duas temporadas de 2017. Já a Team Dignitas está no cenário norte-americano desde 2011. A OpTic Gaming é novata no League of Legends porém veterana e bastante conhecida em outras modalidades, principalmente no Call of Duty. A organização foi fundada em 2006 e conta com line-ups de CS:GO, Gears of Wars, Halo, Overwatch e Dota 2.

O sistema de franquias é o novo formato de ligas adotado pela Riot Games, e entrará em vigor em 2018 na LCS NA e LPL. Nesse formato, cada organização tem que comprar sua vaga na competição, porém o risco de rebaixamento foi totalmente eliminado e as equipes terão uma participação melhor na receita de lucros da produtora. Com a saída dessas três equipes citadas na matéria, teremos a garantia de pelo menos três novas organizações na LCS NA 2018.

Veja: Proprietários do Golden State Warriors adquirem vaga na franquia da LCS NA