Agora que é possível jogar partidas ranqueadas com conhecidos, existem uma gama de estratégias do competitivo que podem ser treinadas e colocadas em prática, e o split push pode ser a receita de uma vitória tranquila, mesmo nos momentos mais tensos do jogo.

Split push significa empurrar duas ou 3 lanes simultaneamente, forçando os inimigos a dividirem forças pra conseguir parar esse tipo de investida. Geralmente, o split push é feito pelo top laner, que em caso de emergência pode usar o teleporte e se juntar ao time.

Leia -> Evitando cair com Trolls na soloQ

A ideia é usar um duelista forte (Fiora e Zed por exemplo) puxando uma lane, que terão mais chances de ganhar um 1×1 contra outro jogador que for tentar defender a rota, ou que vá forçar 2 jogadores do time inimigo pra tentar parar o split push, fazendo com que seu time fique em vantagem numérica. Outros campeões como Shen, Olaf e Nasus, que dificilmente vão morrer em um duelo , também são boas opções para split push.

splitpush

Fazer split push não é simplesmente puxar uma lane até destruir uma torre, e também não significa que você vai ficar o jogo todo naquela rota enquanto seu time luta pelo resto do mapa, é preciso faze-lo com precisão, por que se o split não for bem sincronizado com o time existe uma boa chance da jogada sair pela culatra.

Split push 1-3-1

É o mesmo princípio do split push que geralmente o top faz, só que um pouco mais complexo e eficaz. Você escolhe dois jogadores, geralmente top e mid, pra puxarem duas lanes enquanto os outros três asseguram objetivos na terceira lane, evitando engages do time inimigo, atrapalhando que saiam da lane pra defender as outras duas lanes sendo puxadas se preciso. Para todas as possibilidades de erro sejam minimizadas, é preciso fazer um bom draft e um bom early game.

No início do jogo o jungler vai precisar dá muita atenção ao top e mid, conseguir ganks e evitar ganks do jungler adversário com visão. É essencial que essas duas lanes tenham um matchup favorável, que vençam o duelo 1×1 contra seu adversário de lane e que não sejam campados, percam lanes ou fiquem fracos. O time vai precisar de desengage forte para evitar lutas 5×3 ou 4×3 que o time adversário possa tentar fazer enquanto estão em vantagem numérica.

Leia -> Evitando cair com Trolls na soloQ
Vamos supor que seu toplaner esteja puxando top, seu mid laner bot (ambos com teleporte) e o resto dos jogadores mid.
Existem três reações que o time inimigo pode ter quando você executa o 1-3-1:

  1. Dar engage mid aproveitando a vantagem numérica (5×3): É a resposta mais comum. Para que seu time continue empurrando as lanes laterais, aqui vai ser preciso um desengage sábio.
    Alguns jogadores erram ao aceitar esse tipo de luta ou continuam lutando depois de um desengage. É muito comum que jogadores iniciantes entrem em uma luta após ver que um ult de uma Sejuani tenha acertado 3 jogadores inimigos, pra dar desengage.
    Nessa situação as habilidades serão para fugir, apenas isso. Se o desengage for concluído com sucesso, o time adversário vai ter perdido algumas habilidades importantes e seu top e mid já vão ter conseguido alguma vantagem. Caso o desengage não for possível, ainda existe a possibilidade do duplo teleporte pra tornar a luta 5×5.
  2. Enviar dois jogadores pra parar os dois splits nas side lanes: Nesse caso, é bom que o top e mid consigam vencer 1×1 contra seus adversários. Um bom draft pode conseguir uma vantagem no 1×1 nas duas lanes e no 3×3 no mid (o que não é difícil, visto que provavelmente o time adversário vai jogar com o que estiverem confortável, sem sinergias). Essa situação pede um pouco de jogo de cintura, visto que são várias possibilidades, você pode enviar mais jogadores pra alguma das rotas laterais pra desbalancear,forçar objetivos nas 3 rotas ou se estiverem mais fortes, tentar lutar.
    Esse tipo de estratégia é excelente contra times de team fight ( a maioria dos times de SoloQ), por que força o time a se dividir e a duelar no x1, onde campeões de dano em área de comps de teamfight não são tão fortes (Imagine uma Orianna tendo que parar um Zed no 1×1 , por exemplo).
  3. Enviar vários jogadores para cercar o toplaner/midlaner: Os times mais desorganizados (maior característica da soloQ) costumam fazer isso, e as vezes dá certo só por que o split push não foi bem organizado.
    Mesmo que o top/mid laner morra, agora existem duas lanes para serem puxadas livremente. Acontece muito do time recuar assim que algum jogador morre avançado, alguns têm impressão que é melhor recuar pra não serem pegos em um 5×4, evite isso. Jogue o jogo inteiro pensando em como responder um atitude do time inimigo pegando algum objetivo.

Quando fazer split push?

Muitos jogadores passam o jogo inteiro puxando lane, sendo mortos avanlando muito na rota e fica por isso mesmo. Nem sempre é hora de fazer split push, as vezes andar com time é a melhor solução. Também não adianta fazer split se seu time acabou de voltar pra base, caso você morra ninguém vai poder fazer nada em resposta. O Split push deve ser feito em sinergia, top e mid laner devem começar a puxar as lanes juntos , assim como o restante do time deve puxar a lane restante também deve estar preparada pra responder rápido qualquer coisa que venha acontecer nas side lanes.
Quais lanes puxar? As lanes a serem puxadas dependem do objetivo que seu time quer pegar. Por exemplo, se estão almejando fazer Baron, é interessante deixar 3 jogadores top ou mid, enquanto outro puxa bot, forçando o time adversário escolher entre enviar 2 jogadores para parar o split push bot ou parar o Baron. O inverso vale para o Dragon.

Baron no Split Push

O Split push fica muito mais fácil com Baron. Abra o máximo de janelas que conseguir para esse objetivo. Puxar 3 lanes com minions fortalecidos é muita vantagem.

Importância do AD

ADC: É interessante pegar ADC’s com um bom Kiting (bons em lutar enquanto recuam) pra que possam dar um bom dano enquanto recuam e que não dependam de alvos parados pra dar um bom dano.

Outra característica extremamente importante é ter um AD com um Wave Clear bom. Limpar as ondas de minions com facilidades ajuda bastante o trabalho dos split pushers.

Visão

Lembre-se sempre de wardar a jungle inimiga pra evitar ser pego muito avançado, e saber quando recuar. Fazer split push no escuro é o maior erro que pode ser cometido nessa composição. Você sempre deve saber onde cada jogador do time inimigo está.

Conclusão

Depois de praticar e conseguir utilizar essa composição, vai ser muito difícil que algum time de SoloQ consiga evitar que várias torres caiam ao mesmo tempo, por que é preciso pensar muito rápido pra responder esse tipo de estratégia e algum jogador pra dar várias calls, uma única voz que centralize o time que dificilmente um time de SoloQ vai ter. O máximo que vão conseguir é um abate em um 2 ou 3×1 em uma lane enquanto duas torres caem em outra lane. Aquela sensação de não saber o que fazer.

*Escrevi esse texto usando um cenário comum em que o top e mid fazem o split push, mas é possível fazer com alguns junglers e ADCs também.

Separamos alguns campeões bem fortes pra essa composição:

Excelente split-pushers Para mid e Top:
Tryndamare, Nidalee*, Diana, Fizz, Yasuo, Teemo*(***), Irleia, Zed*, Ekko, Kayle, Jax, Olaf, Shen*, Nasus, Quinn, Fiora, Riven, Shyvana.

Para Jungle: Master Yi, Shaco*, Udyr, Warwick, Xin Zhao

Campeões com bom Desengage:
Janna, Sejuani, Orianna, Lulu, Cassiopeia, Braum, Leona.

ADCs com bom Kiting Back:
Ashe**, Sivir, Kalista**, Caitlyn.

(*) Aconselhável apenas se tiver boa maestria com campeão.
(** ) Também possui desengage
(***) Ter pacto com demônio.

Leia -> Evitando cair com Trolls na soloQ