Imagina se tivesse como evitar de cair com trolls na SoloQ?

League of Legends é um jogo extremamente divertido na teoria, mas existe um fator que as vezes torna lol o pior jogo que você pode jogar; não existe nada mais frustrante do que encontrar um jogador que não  quer ajudar o time, e as vezes parece que o servidor brasileiro têm um troll pra cada partida que você for jogar.
O sistema de punição a esse tipo de jogador vem melhorando, mas ainda não é bom o suficiente pra acabar com o problema, mas a boa notícia é que existem maneiras de lidar com os trolls e não é uma tarefa tão difícil, existe uma solução bem simples pra esse problema e talvez você nunca tenha notado, mas antes de solucionar o problema vamos esclarecer alguns conceitos.

Veja -> Explicando MMR, Reset de Elo e pontos ganhos/perdidos na soloQ

Leia -> Porque os Coreanos?

Pode até parecer, mas (quase) ninguém vai pra uma partida pensando em trollar, todo mundo entra sendo um player normal que só quer se divertir, a transformação em troll acontece no meio da partida, e na maioria das vezes essa transformação é causada por uma desavença entre jogadores, em um gank mal sucedido, rebatendo a crítica de algum companheiro ou uma jogada mal executada. A verdade é que você pode reduzir drasticamente o número de jogadores com comportamento ruim no seu time simplesmente mantendo a calma. Imagine a seguinte situação: Aos 15 minutos de jogo, o midlaner do seu time morre pela terceira vez consecutiva, e o jungler do seu time foi o primeiro a reclamar de maneira bem agressiva e logo após você continua a reclamação anterior com mais xingamentos. O seu midlaner transfere a culpa dele pra outros fatores e decide que não quer mais ganhar o jogo, e provavelmente você vai ler no /all seu midlaner digitando ” Leva tudo aí, meu jungler não merece ganhar”.

Quase todo mundo fica mal depois de receber alguma crítica, principalmente se ela for agressiva, mas aqui ainda temos um agravante: O povo brasileiro por sí só é bem orgulhoso. A saída é se livrar da culpa jogando ela em alguém e fingir que o jogo não importa mais pra passar a impressão de que  seu erro não te afeta em nada. Esse tipo de conduta é lamentável e seria resolvido com punição, mas não podemos esperar que um problema maior seja resolvido (e aposto que não vai ser tão cedo) para que possamos subir de elo, a única maneira é evitar que seus companheiros se transformem em trolls, e existe uma triste verdade por trás disso tudo, boa parte dos trolls que você encontrou na sua fila foi você quem criou. A transformação do troll ocorre da seguinte maneira:
Jogador erra>>> É xingado>>>> Ele põe a culpa em outra pessoa e tenta mostrar que esse jogo não importa pra ele>>Tô base flws.

Pra subir de elo você vai jogar com todo tipo de jogadores, sendo eles ruins, bons, chatos, ragers, iniciantes, trolls, e você não pode se dar o luxo de ganhar só os jogos que você cai com jogadores legais pra subir de elo. A maneira mais fácil de evitar os potenciais trolls é não dando motivos pra eles se transformarem. Você não precisa avisar um jogador que morreu 3 vezes que ele está jogando mal, ele provavelmente está pensando isso, tente oferecer ajuda e mostrar que ele pode ser útil mais tarde. Você não precisa xingar seu jungler se ele errar um smite, isso não vai ajudar ele em nada e não vai fazer com que ele pegue o próximo dragão, evite comentários sobre a performace ruim de um jogador, ele vai perder um tempo se defendendo, mais outro tempo te ofendendo e você vai perder ainda mais tempo respondendo, e ainda vai ajudar na transformação do troll. Jogadores trollam simplesmente pra chamar sua atenção de forma negativa.
Imagine uma partida que nenhum jogador pode usar o chat. Ninguém vai dar rage, ninguém vai ficar ofendido, ninguém vai trollar. Talvez se perca um pouco em comunicação mas tenho certeza que o jogo vai fluir muito melhor. Por que trollar um jogo se você não vai deixar ninguém irritado? Por que trollar se ninguém vai saber o motivo e nem vai te dar atenção? Você não precisa mutar todo mundo, mas pode não responder ofensas, não ofender, e convencer jogadores a não se irritarem com xingamentos e pararem de discutir.
Tente sempre focar no jogo independente de como seu time esteja reagindo a ele, uma coisa é verdade: Se ninguém der atenção o troll volta a jogar. 100% de precisão.

Mas os trolls são culpa da Riot que não dá ban?

      Pode parecer estranho mas a Riot pouco pode fazer em relação aos trolls, não adianta a Riot banir todo troll que aparecer se nos próximos jogos todo fator de estresse e rage for fazer outros jogadores trollarem, é o famoso ”enxugar gelo”. Existe um ”ciclo de trollagem” : Um jogador inicia uma partida sob uma carga muito grande de estresse por que trollaram o último jogo dele, e acaba trollando o jogo atual assim que qualquer um fizer uma reclamação.Trollar um jogo é errado? Sim, mas mesmo que você não vá trollar um jogo e seja diferente destes jogadores, se você quer subir sua liga você vai precisar repensar seu comportamento ingame . A Riot não vai ter feito nada novo contra isso, o servidor brasileiro vai estar cheio de trolls do mesmo jeito, mas você perceber que menos jogadores tóxicos cairam no seu time, ou podem até ter caído, mas não se ”transformaram”. Basicamente a riot não pode fazer muito contra isso, é só não alimentar os Trolls.

E você? Já se transformou em troll alguma vez? Já viu o troll do seu time voltar a jogar depois que foi ignorado? Comente sua experiência com trolls =).

Veja -> Explicando MMR, Reset de Elo e pontos ganhos/perdidos na soloQ

Leia -> Porque os Coreanos?