Pro Circuit de DotA começará no dia 15 de setembro de 2018 (Foto: Divulgação/Valve)

O time de esports do DotA anunciou nessa segunda-feira (04) uma série de mudanças para a temporada 2018-2019 do Pro Circuit de DotA 2, que começa no dia 15 de setembro desse ano. Entre as novidades, se destacam a possibilidade da mudança de membros da equipe sem desclassificação para o The International e a instauração de classificatórias por região para todos os torneios Majors ou Minors.

No formato anterior, a soma de pontos que era adquirida nos campeonatos anteriores e dava vaga para o TI era invalidada pela Valve caso houvesse alguma mudança na escalação da equipe ao longo da temporada. Ou seja, os cinco jogadores inscritos não podiam ser trocados, sob risco da desclassificação da organização no maior campeonato da modalidade.

A partir de setembro, os pontos serão atrelados à organização que os jogadores defendiam, e não a eles, como anteriormente. As equipes ainda terão de listar seus cinco jogadores à Valve no começo da temporada, mas a mudança pode ser realizada com um decréscimo de 20% na pontuação atual por jogador substituído. Entretanto, a partir de quando os convites e as qualificatórias para o The International começarem, as escalações serão trancadas da mesma forma e nenhum time poderá inscrever ou desligar um novo jogador.

A Valve também regulará a permanência de mais de um time de um mesmo dono ou organização disputando o The International. Duas equipes nessa condição podem jogar todos os campeonatos Major e Minor antes do principal, mas a representante do nome em questão deve ser escolhida até as classificatórias para o TI, pois apenas um time da organização poderá disputá-lo.

Outra mudança expressiva será o fim dos convites diretos para Minors e Majors. Todo major terá pelo menos 16 equipes, com duas qualificatórias por região, e os minors terão 8 equipes, com uma qualificatória por região. Isso possibilita que, por exemplo, a América do Sul e, portanto, o Brasil, se faça mais presente no cenário internacional, obtendo resultados tão expressivos quanto o 3º lugar da Pain Gaming na ESL One Birmingham.

Confira o cronograma oficial do Pro Circuit 2018-2019, divulgado pela Valve:

2018

17 a 21 de setembro: Qualificatórias para Major
23 a 26 de setembro: Qualificatórias para Minor
29 a 4 de novembro: Evento principal – Minor
8 a 19 de novembro: Evento principal – Major

26 a 30 de novembro: Qualificatórias para Major
1 a 4 de dezembro: Qualificatórias para Minor

2019

7 a 13 de janeiro: Evento principal – Minor
17 a 27 de janeiro: Evento principal – Major

1 a 5 de fevereiro: Qualificatórias para Major
7 a 10 de fevereiro: Qualificatórias para Minor
4 a 10 de março: Evento principal – Minor
14 a 24 de março: Evento principal – Major

28 de março a 1 de abril: Qualificatórias para Major
3 a 6 de abril: Qualificatórias para Minor
22 a 28 de abril: Evento principal – Minor
2 a 12 de maio: Evento principal – Major

15 a 19 de maio: Qualificatórias para Major
21 a 24 de maio: Qualificatórias para Minor
10 a 16 de junho: Evento principal – Minor
20 a 30 de junho: Evento principal – Major