A Overwatch Contenders América do Sul chegou ao fim de sua Temporada Regular! Muita emoção, trocas de jogadores, mudanças estratégicas e reviravoltas marcaram a temporada mais disputada de Contenders que tivemos até hoje em solo Sulamericano!
E um caso em específico chamou a atenção de todos que acompanharam os confrontos da nossa Contenders: Clarity, Pingüinos, UP Gaming e T1me – todos contaram com a presença de Th1ago por pelo menos uma semana, o que lhe rendeu o título de “nômade”, muita brincadeira e provocação nas redes sociais e um gigantesco símbolo de interrogação na mente até mesmo dos fãs do jogador. Então hoje converso justamente com o Th1ago, atualmente suporte do T1me – mais nova equipe do campeonato, que assumiu a vaga da antiga XTEN -, para entender sua trajetória na competição, saber as razões por trás de cada mudança de equipe e quais as expectativas do player após ter se classificado para os playoffs no último momento possível da Fase de Grupos!
Na temporada passada você jogou pela Up Gaming, terminando em 5º e perdendo nas quartas-de-final para a Isurus. Após isso, na Temporada 2, você começou jogando pela Clarity como Suporte Principal. O que te levou a fazer a mudança de equipe e de função dentro de jogo?
Essa mudança foi devido ao fato de que na época me senti muito frustrado com o ambiente, principalmente com o quanto os jogadores estavam se dedicando ao jogo. Tendo isso em mente, busquei um ambiente em que houvesse pessoas mais alinhadas com a minha linha de pensamento, mesmo que isso significasse dar um passo pra trás (ir pra Contenders Trials) e mudar de função.
Imagem
Th1ago, à frente e ao centro, no fim de 2018, ainda com a UP Gaming. | Twitter Th1ago
Após uma semana com a Clarity na Contenders, você foi anunciado pela Pingüinos, de volta à sua função original de offsupp porém em um time majoritariamente argentino. Qual foi a razão dessa sua escolha?
Não foi exatamente uma semana com a Clarity porque teve o período de Trials, mas, de qualquer forma, o motivo da minha escolha de ir para a Pingüinos foi fato de eu querer voltar a minha role anterior – Suporte Flex -, na qual eu sempre me senti mais confortável e feliz em jogar, mesmo que estivesse sendo elogiado pela minha gameplay durante o tempo que joguei de Suporte Principal. Apesar disso, tive bons momentos com o pessoal da Clarity e me diverti bastante no período em que eu estive na equipe.
Uma semana após isso, mesmo com a Pingüinos vencendo da Lowkey, a equipe que finalizou a temporada regular na primeira colocação, você decidiu retornar à UP Gaming. Como isso funcionou e por quê você decidiu “voltar para casa”?
A vitória contra a Lowkey foi muito legal, mas logo nos primeiros dias eu percebi como ficar num time que não fala sua língua é difícil. Dentro do jogo era possível se comunicar, na maioria das vezes com o compreendimento total de todos da equipe. Porém, momentos como estudos de replays – VOD Reviews – e convivência externa eram muito ruins por conta dessa barreira linguística. A UP na época sofria um problema parecido, com o Kalo jogando de Suporte Principal. Acabou que as situações se casaram e “voltei pra casa”. Com isso, Pardal voltou para Suporte Principal e eu assumi o posto de Suporte Flex.
Nesse momento, parecia que tudo seria mantido da mesma maneira, entretanto a maior incógnita dessa temporada aconteceu: A SA Leftovers, que havia acabado de se desligar da XTEN, anunciou que todos os seus jogadores, a não ser Neil e Killer, estavam fora do time. Além disso, a equipe mudou de nome para T1me e publicou sua entrada para este elenco. Primeiramente, o “1” do T1me é referência sua? E, claro, como tudo isso aconteceu?
Sim, o “1” do T1me é em referência a mim. Em relação a como tudo isso aconteceu, acredito que não sou a melhor pessoa para dar detalhes sobre em sua integridade. O que posso dizer é que vi como uma oportunidade de jogar em um ambiente com pessoas com um pensamento alinhado ao meu – especialmente o Neil -, como explicado na primeira pergunta da entrevista. Mesmo que talvez as coisas agora não pareçam perfeitas, eu acredito que, com o tempo e dedicação dos integrantes, seja possível alcançar coisas boas.
Resultado de imagem para th1ago
Atual time do jogador, composto por Neil, Revoltz, Killer, Capymac, Kazma, agM e Menje! | Fonte: ggScore
Tendo passado por quatro diferentes equipes durante a mesma temporada de Contenders, seu status de “nômade” ficou conhecido e isso gerou brincadeiras, provocações e polêmica nas redes sociais. Qual sua opinião a respeito disso? Te afetou de alguma forma durante o campeonato?
Honestamente, independente de trocas de times, o importante no fim do dia é se você está jogando bem ou não e com isso tenho minha mente limpa; quem acompanhou os meus Tryouts pra Copa do Mundo sabe disso. Em alguns momentos era chato sim toda essa zoeira pelas trocas de times, principalmente quando vinha de pessoas com as quais tenho pouquíssima intimidade ou nunca falei na vida, mas é o tipo de coisa que acontece quando se torna uma “figura pública” numa determinada comunidade de esports. Você está sempre sujeito ao julgamento e memes dos outros.
Imagem
Tabela final de classificação da Fase Regular desta temporada de Contenders! | Fonte: Twitter Gatti
Agora, após o final da Temporada Regular, o T1me garantiu a última vaga para os playoffs e já sabe que irá enfrentar a Fury, que ficou em terceiro lugar. Qual sua expectativa para tal confronto das quartas-de-final?
Eu estaria mentindo se dissesse que eles não são favoritos para essa partida, até pelo desempenho recente e o pouco tempo de time que temos. Porém, com um novo patch, a trava 2-2-2, é a situação ideal para fechar a lacuna existente entre as equipes e tentar surpreender.
Finalmente, deixa uma mensagem pra quem acompanha o T1me e te acompanha, principalmente durante a extensa caminhada na Contenders SA Temporada 2!

Muito obrigado a todos que têm me acompanhado durante essa temporada e espero poder continuar com o apoio de vocês no futuro! – seja em qual time for! (risos)

E é isso! O que você achou da Temporada Regular da Overwatch Contenders América do Sul? Deixa aqui embaixo seu comentário e bora trocar essa ideia! Além disso, gostaria de agradecer ao Th1ago por disponibilizar um tempo para a entrevista e, claro, convidar todo mundo para acompanhar os playoffs da Contenders SA Temporada 2! A partir do dia 12 de agosto, segunda-feira, às 19h, todos os confrontos podem ser conferidos no Canal Oficial da Contenders SA em Português, na ESPN Extra e no Watch ESPN!

Nos vemos semana que vem aqui no Mais com a análise prévia justamente dos playoffs do mais importante campeonato de Overwatch da nossa região! Um abraço! :D