Desde o início da Overwatch League, a maioria dos torcedores brasileiros só quer saber de uma coisa: ver o Alemão, representante brazuca, jogar! Pela representatividade, pelo hype, pela vontade de expandir a presença de jogadores brasileiros em uma das maiores ligas de esports do mundo e, claro, pelas jogadas insanas que estamos a costumar a presenciar quando seu Lúcio está em jogo.

Porém, o coração tupiniquim tem sido maltratado e resmunga triste e apreensivo, temendo que Alemão não pise novamente no palco da Blizzard Arena, principalmente após o sumiço prolongado do nosso representante brasileiro! Agora… Na Fase 2 da Overwatch League, que já foi iniciada, será que finalmente veremos Alemão de novo pela Boston como titular? Pode aparecer em alguns mapas? O que as aquisições recentes da Uprising têm a ver com isso? Partiu entender a situação e analisar o que pode ocorrer em um futuro próximo!

Até o momento da escrita deste artigo, Renan Moretto deu as caras em dois mapas – Nepal e Numbani contra a temida New York Excelsior, justamente na primeira semana da Liga. Foi lindo de se assistir. Puxando a fila, Alemão mirava o palco e levava seus companheiros consigo, algo parecido com o que costuma fazer dentro de jogo com seu estilo agressivo de criar espaço para a equipe jogar.

Embora o time tenha tido um desempenho acima do esperado pra época, os esforços não foram suficientes e a Uprising amargou uma derrota por 2 a 1 contra a NYXL. Na ocasião, o brasileiro contribuiu para a vitória da Boston em Numbani, segundo mapa da série, e, inclusive, mandou o mito JJoNak ficar esperto com um tapão na cara! Dentro de jogo, é claro.

Após isso, o dinamarquês Kellex, que foi titular da equipe durante a temporada de 2018, assumiu o lugar do brasileiro e nosso menino Renan nunca mais olhou a plateia de frente.

Alemão entrando para jogar na Overwatch League

Porém, para a nova Fase, literalmente, muitas mudanças ocorreram na Uprising. Primeiramente, o Offtank da equipe, Note, foi para a Dallas Fuel em troca do offtank de lá, rCk. A princípio, um espanto, uma vez que Note estava na Uprising há um bom tempo e está em boa fase, além de ser conhecido pela sua leitura e noção de jogo, estilo próprio de se separar brevemente da equipe em busca de uma eliminação que não o coloque fora de posição e consistência de desempenho em geral. Porém, após alguns momentos, a troca de ideias no Twitter apontou a provável razão da troca: a Sombra.

Sim, a heroína que atormentou a vida da Boston, e inclusive, de certo modo, fez com a equipe cedesse à primeira vitória da história da Shanghai Dragons, provavelmente seja peça essencial no meta que está por vir e, até agora, o time não apresentou alguém que efetivamente possa utilizar a mexicana em alto nível. Portanto, a adição de rCk deve funcionar de duas maneiras: Primeiramente, como uma espécie de “professor” ou “tutor”, trazendo experiência e ajudando a equipe a jogar com e contra a heroína. Além disso, ele mesmo pode ser o hacker do time, porém isso colocaria a Boston em uma situação complicada, pois, tirando o uso de Sombra nas composições de três suportes e três tanques – no qual o jogador de D.Va troca para Sombra para não ferir tanto a estratégia em geral -, a equipe pode ter que mudar muito seus jogadores de função para acomodar a mexicana nas mãos de rCk. Ou até mesmo forçar composições com 3 DPS ou algo do gênero. Ainda assim, caso o meta necessite uma Sombra na posição de DPS, a Uprising poderá ficar limitada em termos de repertório tático e composições possíveis.

E não para por aí! A Uprising também anunciou o suporte coreano Persia, ex-Talon Esports, time que caiu para a Trials do Pacífico e não conseguiu voltar para a Contenders Primeira Temporada de 2019. O jogador é conhecido pelo seu Zenyatta e Moira, principalmente, atuando, claro, na posição de OffSupp. E, aparentemente, não tem nenhum passado próximo com os jogadores que estão atualmente no esquadrão da Boston. Ou seja: Pode ser um JJoNakzinho, retirado de um time mediano pela sua capacidade e habilidade individuais. E a Boston… Ahh, como a Boston gosta desse tipo de potencial para ser polido! E o que significa a contratação? Ja já explico! Porém, é importante ter em mente que, por enquanto, AimGod permanece no time e está em uma das melhores fases da sua carreira, portanto deve manter a titularidade.

Resultado de imagem para rck boston
Anúncio oficial do novo jogador da Boston, rCk! Não tem o sorrisinho do Ricardo 

“Ok, Tonello, chegou um Offtank e jogador de Sombra e um Offsupp que deve ser banco do AimGod. O que isso tem a ver com o Alemão?”

Tudo! Justamente porque não é só o time que muda, mas o meta em si, mesmo que continue com a composição de GOATS mandando no pedaço. O estilo com certeza não será o mesmo após tantas mudanças feitas na atualização 1.34, que será o patch da Fase 2.

E, com isso em mente, é chegada a hora de tentar ligar todos os pontos e tirar a dúvida que perpetua no coração do fã de OW brasileiro: Quando o Alemão joga? Vamos lá, então!

Se o meta permanecer com as composições de três tanques e três suportes da maneira que estão, com presença de Zenyatta e Reinardt ou Winston, em geral, o brasileiro joga dependendo do estilo predominante de Lúcio. Isso porque, com menos velocidade de movimento concedida ao time e mais velocidade para si mesmo, o Lucinho da massa permanece com liberdade porém precisa explorar melhor as paredes. E, claro, as movimentações em conjunto para atacar ou sair de uma luta precisam ser efetuadas antes, senão seu time é explodido. Por conta disso, se o time predominante for mais agressivo, impedindo o recuo mais lento do oponente ao mesmo tempo que busca jogadas individuais, Alemão tem totais chances de jogar! Porém, caso a Uprising prefira um estilo que ajuda mais a equipe a encontrar os momentos exatos de iniciar ou fugir de um combate, independente da pressão que o suporte possa criar, Kellex provavelmente permaneça na equipe. Lembrando que o dinamarquês melhorou muito sua mecânica com o herói após a chegada de Alemão, o que torna o páreo pela titularidade mais difícil ainda.

Resultado de imagem para goats overwatch
Será que agora finalmente é minha vez de brilhar???

Outra possibilidade é o meta mudar para uma presença maior de composições de DPS, mais tradicionais, o famoso 2-2-2. Nesse caso, precisaremos saber o quão essencial será o Lúcio nas estratégias, não só para iniciação e controle do ritmo da luta, mas para proteção do seu outro suporte, também. Se o Lúcio se mantiver como essencial na posição de suporte principal, precisando às vezes ser trocado para Baptiste ou até mesmo Ana, Alemão pode jogar, pois já tem um passado com esses heróis e certa facilidade com mira tanto de Ana quanto de Baptiste. (Quem lembra do Alemão de Soldado 76 na composição de 4 DPS da Based ano passado?)

Porém, caso o meta introduza novamente a Mercy, sem chance pro brasileiro, imagino, pois Mercy nunca foi seu forte e o Kellex é justamente mais conhecido pela Mercy do que pelo seu Lúcio.

E, finalmente, se os DPSs aparecerem mas a dupla principal for Baptiste/Ana, Baptiste/Zenyatta, Baptiste/Moira etc, é possível que o brasileiro assuma algum dos heróis, porém a entrada de Persia, que também é coreano, pode ser diferencial na hora da comunicação com seu parceiro AimGod. Além, é claro, de colocar em campo dois jogadores da posição de OffSupport, que estão mais acostumados com trocas entre Ana, Moira, Zenyatta e, agora, Baptiste.

Vai Baptiste, muda esse meta, meu rei, pelo amor de Hanzo!

Portanto, resumindo: Caso haja necessidade ainda de um Lúcio, principalmente mais livre dentro de jogo e com visão de boas oportunidades para eliminação, Alemão tem boas chances de aparecer. Se Mercy for a principal heroína na posição de Main Support, dificilmente o brazuca vê a luz da Blizzard Arena.

E, por fim, se Baptiste entrar na posição de Main Support, há a possibilidade dos dois coreanos assumirem a função e também é possível ver o brasileiro lá! Inclusive, suponho que a chance de Alemão, nesse caso em específico, seja até maior do que a chance de Kellex sentar ao lado de AimGod no palco da Blizz Arena!

E você, o que acha? Alemão finalmente joga na Fase 2? O meta muda para Sombra e DPS? O meta permanece GOATS? Manda sua opinião e vamos trocar uma ideia aqui embaixo! E a gente se vê na transmissão oficial da Overwatch League em português, nas transmissões da Overwatch Contenders toda segunda e quarta ás 19h no seu Canal Oficial e, claro, toda semana aqui no Mais para mais uma coluna! Abração! :D