O Mundial 2019 chegou ao fim neste domingo (10) com a Funplus Phoenix sendo a campeã do torneio. A equipe chinesa atropelou a G2 e conquistou seu primeiro título, sendo o segundo seguido da China. O resultado marca o começo de uma dinastia chinesa na competição e a continuação da maldição de times da casa. Já faz cinco anos que nenhuma das representantes da região que está sediando a competição consegue vencer.

A G2 tinha grandes chances de quebrar esse tabu e jogava em casa para uma multidão de fãs em Paris, mas acabou sendo surpreendida por uma Funplus que jogou o seu máximo e não deu chances para os samurais vencerem a série. De todas as nove edições do mundial, apenas em duas tivemos o time da casa vencendo o torneio.

Final Mundial 2019
A AccorHotels Arena, em Paris, ficou lotada para ver a final do Mundial 2019                                            Foto: LoL Esports

A primeira foi logo no primeiro campeonato, lá 2011. A Fnatic foi o primeiro time a conseguir o título, e fez isso na frente de uma pequena multidão de pessoas na Suécia. Três anos se passaram e novamente um time conseguiu vencer em sua própria casa. A Sansung White venceu a SH Royal por 3-1 na frente de milhares de pessoas que estavam presentes no estádio Sangam, que fica em Seul, na Coreia do Sul.

O título da equipe coreana foi o último conquistado em casa. De nove edições do mundial, apenas duas equipes até o momento conseguiram esse feito, e em todas essas 7 edições apenas a G2 teve a chance real de conquistar o troféu em sua região, pois nas outras os times da casa sequer chegaram a final. Veja a lista de todos os campeonatos:

2011 (Suécia) – Fnatic
2012 (Estados Unidos) – Taipei Assassins
2013 (Estados Unidos) –  SKT
2014 (Coreia do Sul) – (Samsung White)
2015 (Europa) – SKT
2016 (Estados Unidos) – SKT
2017 (China) – Samsung Galaxy
2018 (Coreia do Sul) – Invictus Gaming
2019 (Europa) – Funplus Phoenix

O Mundial 2020 acontecerá na China e já até teve a cidade sede da final anunciada: Xangai. Os times chineses novamente terão a chance de levantar o troféu na frente dos fãs, dessa vez dando continuidade aos títulos mundiais da região.

Veja também: Jogadores da Funplus revelam quais campeões pedirão skin