Às vésperas da Superliga ABCDE 2019, o formato da competição ainda não estava claro para a comunidade. Pensando nisso, a organização do torneio publicou um vídeo explicando o passo a passo do campeonato que encerra a temporada competitiva no Brasil. Confira:

A Superliga deste ano terá um formato semelhante a torneios como o The International, de DotA 2. Serão duas chaves (ou Brackets), disputadas em eliminação dupla, isto é, as equipes terão duas chances para avançar: a Chave Superior e a Chave Inferior.

Na Superior, teremos times que estão sempre vencendo, enquanto que a Inferior será composta pelas equipes que já perderam uma série na competição.

No caso da Superliga, oito equipes se enfrentarão na primeira fase, sendo elas: Falkol, KaBuM, ProGaming, Bulldozer, Team oNe, Uppercut, Redemption e Operation Kino. Os vencedores destes confrontos avançam à Fase 2 da Chave Superior, onde enfrentam INTZ, Santos, paiN e Vivo Keyd. Vale lembrar que estas últimas quatro equipes possuem essa vantagem por terem sido as semifinalistas do campeonato no ano passado.

A Superliga 2019 será a primeira disputada em eliminação dupla (Imagem: Reprodução/Superliga)

Novamente, os perdedores dos confrontos da Fase 1 irão à Chave Inferior, onde aguardam os perdedores da Fase 2 para se enfrentarem na primeira etapa da repescagem. Assim segue o campeonato, em confrontos no formato Md3. A partir da 3ª Fase, as séries serão disputadas em Md5.

No fim, haverão duas finais, a decisão da Chave Inferior e da Chave Superior. O vencedor da final de baixo irá para outra Md5 contra o único time restante de cima, fazendo assim, a Grande Final da Superliga 2019.

Na Fase 3 começam as séries Md5 (Imagem: Reprodução/Superliga)

Em resumo: 12 times disputam a competição, sendo que cada um possui duas chances de prosseguir antes de ser eliminado. Em caso de uma derrota, o time desce de chaveamento, e em caso de novo revés, ele está eliminado. As Fases 1 e 2 dos dois brackets serão decididas em confrontos Md3, e da Fase 3 em diante, semifinais e final, em Md5.

A INTZ é a atual campeã da Superliga. Tendo conquistado o bicampeonato em 2018, os Intrépidos buscam defender sua hegemonia no torneio. Os jogos começam nesta sexta-feira (15), a partir das 13h.