A Team Liquid, do atirador Yiliang “Doublelift” Peng, surpreendeu o mundo e derrotou a Invictus Gaming na semifinal do MSI por 3×1. Após a vitória, a equipe campeã da LCS concedeu uma coletiva de imprensa para falar da, talvez, maior zebra da história do League of Legends. Confira a coletiva completa.

Jensen, você estava na Cloud9 quando chegaram nas semifinais do Mundial, e agora você está na final do MSI. Dá para dizer que esse é o melhor time da história do NA?

Talvez sim, eu quero ganhar tudo que disputar. E esse é só o começo.

Doublelift, você já disputa campeonatos internacionais há bastante tempo, mas dessa vez você conseguiu ir além. Você está mais sedento do que nunca para ser campeão?

Sim, quero dizer, meu objetivo sempre foi esse, ser campeão de um torneio internacional. Esse ano estamos muito bem, desde os playoffs da LCS, então acho que vai dar tudo certo.

Jensen, quando você pegou aquela Lux. Aquilo foi um “tudo ou nada” ou era algo que você havia preparado?

Quando perdemos uma partida para a TSM de Lux, eu descobri que o pick é muito forte. Ela é muito boa contra dives, é muito difícil você divar uma Lux. O pick em si não foi muito treinado nas scrims porque dificilmente havia uma situação que a tornasse viável, mas eu estava muito confiante.

Impact, você é um campeão mundial, assim como o TheShy. Como foi essa Md5 contra ele?

Ele é um jogador muito bom, em lane phase talvez seja o melhor do mundo, ele não erra muito. Ele sabe usar muito bem o seu Jungler, para aplicar pressão e te isolar, mas eu confio no meu time para carregar.

Doublelift, você pode enfrentar o Perkz na Final, ele que mudou para a Bot Lane neste split. Você pode fazer algum comentário?

Acho que ainda lhe falta alguma experiência, ele prefere jogar com só alguns campeões, ele joga com cinco ou seis campeões muito bem, mas é tudo mais difícil em eventos internacionais. Eu tive jogos ruins, mas ele também teve, e acredito que é por conta da falta de experiência dele na posição, apesar de ele parecer muito arrogante.

Jensen, você foi um dos que mais lutou para estar aqui, lembro que desde 2013 você tenta chegar longe. O que você tem a dizer agora?

Sim, foi difícil. Eu joguei pelo mesmo time por quatro anos e senti que não tinha mais para onde evoluir, apesar de ter, eu poderia fazer mais. Eu iria sair de um time que tinha sucesso internacional para entrar em um que ainda não tinha. Mas eu arrisquei e fico feliz que tenha valido a pena, nós sofremos bastante no MSI, principalmente na Fase de Grupos, e foi uma grande pressão em cima de mim porque eu estou acostumado a ter bons jogos internacionalmente, mas não estávamos jogando bem.

Agora que vencemos a IG, eu me sinto muito, muito bem.

Xmithie, eu vi que as primeiras pessoas a correrem da platéia em sua direção foi sua família. Seu pai, sua irmã, eles estão sempre assistindo seus jogos. Como é para você ter sua família aqui assistindo a talvez a maior vitória da sua carreira?

Há anos meus pais me assistem a LCS e até já tinha me acostumado. Mas eles nunca tinham ido a um evento internacional antes, então é muito bom ter meus pais me apoiando.

CoreJJ, depois da vitória no Jogo 1, o que você falou com seus companheiros para que não perdessem o foco?

Eu falei que é só mais um jogo, precisamos vencer mais dois. E depois, de novo, precisamos vencer mais um jogo. Só isso. Bem simples.

Quando vocês perceberam que poderiam vencer? E quem vocês querem enfrentar na final?

Antes nós pensávamos “eles provavelmente são melhores, vamos ter que fazer algo inusitado e ter sorte”, mas esse é um mindset horrível. O melhor mindset é pensar: “somos melhores, eles são só humanos”, por isso eu estava confiante na vitória. É louco isso, entramos como underdogs, mas esse foi o meu mindset, não sei do resto do time.

Cain, do ponto de vista de um treinador, como foi este MSI, especialmente essa semifinal contra a IG?

A IG é um time muito forte, mas nós também somos. Eu tenho ótimos jogadores comigo e nós vencemos porque jogamos melhor desta vez. Nós mostramos que somos um time muito forte também, então estou bem feliz.

Xmithie, essa é a segunda vez na sua carreira que você chega na final do MSI. O que você pode dividir com seus companheiros para ajudá-los nessa preparação?

Eu não lembro muito da última vez, mas a questão é confiar no que você quer fazer. Nós tínhamos isso da outra vez, mas acho que este time agora é melhor. Eu confio totalmente no meu time.

A Team Liquid se prepara para enfrentar a G2 na final do MSI. A equipe europeia derrotou a SKT T1 por 3×2 e elas farão, pela primeira vez na história do LoL mundial, uma final totalmente ocidental. A decisão começa às 4h (de Brasília) deste domingo (19).