A LCS EU estará adotando o modelo de franquias para o ano de 2019. A Riot Games publicou uma nota explicando todas as mudanças que ocorrerão para que o formato entre em vigor.

Na LCS NA já é possível ver o modelo de franquias funcionando, algo que já vem dando certo em esportes tradicionais nos Estados Unidos. O modelo europeu será bastante similar. Confira alguma das mudanças:

  • As organizações não serão mais rebaixadas
    • Retirar o fantasma do rebaixamento faz com que empresas tenham mais seguranças em realizar investimentos a longo prazo.
  • Divisão da receita 
    • Com uma parceria de longa data, as organizações e jogadores irão se beneficiar da receita que a competição irá gerar.
    • Os jogadores receberão 35% de toda a receita enquanto os clubes ficarão com 32,5% e a Riot Games com os 32,5% restantes.
  • Aumento do salário mínimo dos jogadores da LCS para 60 mil euros por ano. 
    • Seja um novato ou um veterano, os jogadores não poderão receber menos que 60 mil euros por ano.
  • A LCS contará com 10 clubes que estarão participando da Franquia. 

O sistema de franquias e o desenvolvimento de talentos locais

O sistema de franquias faz com que mais jogadores da região consigam ter a estrutura necessária para uma evolução. No longo prazo, a região irá revelar ainda mais talentos locais.

Quais clubes estarão presentes?

Assim como aconteceu na LCS NA, os clubes poderão inciar as suas aplicações para o modelo de franquias. Um clube que hoje está na LCS européia pode ou não ter a sua aplicação aceita pela Riot Games, da mesma forma, clubes que não estão na competição podem entrar para o modelo de franquias.

Na LCS NA tivemos  o caso da Immortals, uma das equipes que mais havia ganhado fãs durante os últimos anos de LCS NA, sendo rejeita pelo modelo de franquias da Riot Games. Além disso, outros clubes como a 100 Thieves, com investimentos do Cleveland Cavaliers, que não faziam parte da LCS NA conseguiram uma vaga na competição.

A revista Forbes apurou que para entrar na franquia, a organização precisará agar uma taxa de 10,5 milhões de euros, na LCS NA a taxa foi de 10 milhões de dólares.

Linha do tempo

As aplicações terão o seu início no dia 28 de março. Durante Julho a Setembro, a Riot Games começará a realizar uma série de entrevistas com os clubes que desejam entrar no modelo de franquias.

A seleção irá ocorrer entre Setembro e Novembro e será anunciada no final de 2018 pois em 2019 o modelo já entrará em vigor na LCS EU.

Veja: As 10 equipes do modelo de Franquias da LCS NA