A Immortals conquistou na noite deste domingo (18), o título do iBUYPOWER Invitational Fall 2016, ao vencer a OpTic Gaming por 2 jogos a 1 (16-13 na Train, 16-19 na Cache e 16-12 na Dust2). O evento online contou com a participação de oito equipes, entre elas a SK Gaming, que perdeu nas semifinais para a OpTic.

Este é o segundo título da Immortals no mês de setembro, já que no início do mês o time brasileiro foi campeão da Northern Arena ao vencer a Cloud9 na grande final do evento presencial realizado em Toronto no Canadá. Outro bom resultado da equipe neste mês foi a classificação para a Season 2 da ELEAGUE, conquistada na última quinta-feira (15).

Pelo título, a Immortals levou para casa uma premiação de 10 mil dólares. Já a OpTic Gaming embolsou 4 mil dólares pelo vice-campeonato. SK Gaming e NRG eSports tiveram como prêmio mil dólares cada por terem chegado as semifinais.

No primeiro mapa da grande final, Train, a Immortals começou perdendo o pistol round, mas se recuperou vencendo o round eco logo em seguida. A partir daí o time brasileiro conseguiu emplacar uma sequência de rounds, abrindo uma vantagem de 6-2 no placar. No entanto, a OpTic Gaming conseguiu encostar no marcador depois de vencer um clutch 1×2 com Peter “stanislaw” Jarguz e outro 1×3 com Óscar “mixwell” Cañellas, colocando 6-5 na partida. A partir daí o time brasileiro não conseguiu segurar o ímpeto do adversário, terminando a primeira metade do mapa perdendo por 8-7.

No segundo pistol round da partida, a Immortals levou a melhor sem perder nenhum jogador e depois de confirmar os dois rounds seguintes, virou o placar para 10-8. No entanto, no primeiro armado da segunda metade da partida, a OpTic levou a melhor, o que fez com que o time norte-americano emplacasse uma boa sequência de rounds, virando novamente o placar 12-10.

Mas tivemos mais uma virada no placar. A Immortals conseguiu encaixar três rounds em sequência e colocou o placar em 13-12. A partir daí, a OpTic bem que tentou reverter o placar novamente, porém, o time brasileiro conseguiu se segurar e fechou o primeiro mapa por 16-13, com destaque para a atuação de João “felps” Vasconcellos.

No segundo mapa da final, Cache, a Immortals venceu o pistol round e desde o início do mapa mostrou um lado CT bastante agressivo. Contando com uma grande atuação de Henrique “HEN1” Teles, o time brasileiro conseguiu abrir uma vantagem de 8-2 no placar. No entanto, depois de um 4k de stanislaw, a OpTic acordou na partida e não perdeu mais nenhum round até o final da primeira metade do mapa, diminuindo a desvantagem quase que totalmente, fechando o primeiro half com 8-7 para a Immortals.

O ímpeto do time norte-americano não acabou com a primeira metade do mapa. No segundo pistol round do jogo, a OpTic levou a melhor e também confirmou os quatro rounds seguintes, virando o jogo e abrindo 12-8 no placar, fazendo com que a Immortals parasse a partida para por a casa no lugar.

O pause surtiu efeito e após a interrupção, o time brasileiro voltou mais atento para a partida, chegando a diminuir a desvantagem para 13-12. No entanto, quando a Immortals teve a chance de empatar a partida, o canadense Keith “NAF-FLY” Markovic venceu um clutch 1×2 e abriu 14-12 para a OpTic.

No entanto, a Immortals venceu três rounds seguidos e teve a chance de fechar a partida. Porém, a OpTic acordou e levou a partida para o Overtime. Na primeira metade do OT, a OpTic Gaming levou a melhor, vencendo dois rounds e indo para a segunda metade com o placar em 17-16.

Na segunda metade do OT, a Immortals podia ter empatado a partida, porém mesmo numa situação de 4×2, o time brasileiro foi impedido por Will “RUSH” Wierzba que após três abates garantiu o round para a OpTic. Depois disso, o time norte-americano venceu o round derradeiro e fechou o mapa em 19-16, empatando a série em 1 a 1.

No último mapa da grande final, Dust 2, a Immortals venceu o round faca e optou por começar a decisão jogando no lado CT. O time brasileiro também venceu o round pistol e os três rounds seguintes, abrindo 4-0 no placar. No entanto, como foi em todo o confronto, a OpTic chegou ao empate e se não fosse um 4k de Henrique “HEN1” Teles com a sua AWP, o time norte-americano teria virado a partida. 5 a 4 Immortals.

Mostrando o equilíbrio entre as equipes, os times trocaram rounds até o final da primeira metade do mapa. Porém, a OpTic Gaming conseguiu se sobressair e fechou o primeiro half em vantagem, 8 a 7.

No último pistol round da série, a Immortals levou a melhor novamente e ao confirmar os quatro rounds seguintes virou novamente a partida, 12-8. A partir daí os brasileiros encaixaram uma boa sequência de rounds, abrindo uma vantagem de 14-10 no placar, mas a OpTic não se entregou e ao vencer dois rounds em seguida, obrigou zews e companhia a pedirem um pause tático.

O pause surtiu efeito e a Immortals venceu o round seguinte e com isso conquistou três match points. Mas isso não foi necessário. Na primeira oportunidade que teve, o time brasileiro consegui fechar o mapa e a série, vencendo por 16-12 e se sagrando campeão do iBUYPOWER Invitational Fall 2016.