O MSI 2018 se aproxima e teremos pequenas alterações no torneio. A LCS NA ganhou vaga direta na fase de grupos da competição, enquanto que a LMS terá que jogar a fase de entrada do torneio juntamente a VCS (Vietnã), que recentemente foi anunciada como região independente.

Na primeira etapa da fase de entrada teremos Brasil (CBLoL)Comunidade dos Estados Independentes (CEI)Japão (LJL)América Latina Norte (LLN), América Latina Sul (CLS)Oceania (OPL), Sudeste Asiático (GPL), e Turquia (TCL). Essas equipes erão divididas em dois grupos e cada uma jogará uma MD1 (Melhor de 1) contra todos de seu grupo, no formato ida e volta. Apenas a melhor equipe de cada grupo avança para a segunda etapa, onde jogarão uma MD5 contra a VCS (Vietnã) ou LMS (Taiwan) em busca da vaga na fase de grupos da competição.

Na fase de grupos já temos a regiões China (LPL)Europa (LCS EU), Coreia (LCK) e América do Norte (LCS NA). Junto as duas regiões que virão da fase de entrada, todas jogarão entre si uma MD1 ida e volta. As quatro melhores equipes avançam para os playoffs. A equipe melhor colocada da Fase de Grupos escolhe se quer jogar contra a 3° ou 4° colocada nas semifinais.

A competição também será usada para definir os seeds do Mundial 2018, então se uma região IWC como o Brasil por exemplo, terminar o MSI entre as quatro melhores regiões, estará garantida na Fase de Grupos do Mundial e não precisará jogar a Fase de Entrada. Caso duas regiões IWC fiquem entre as quatro primeiras do MSI, então ambas serão seed 1 dos grupos do Mundial, e será feita uma reestruturação nos grupos, rebaixando uma das equipes de uma das regiões Major, que são CN, EU, KR e NA.

O MSI 2018 ocorrerá entre os dias 3 a 21 de maio na Europa. As fases de entrada e de grupos acontecerão em Berlim, na Alemanha, enquanto a fase eliminatória ocorrerá em Paris, na França.