Jogadores da Royal Never Give Up e Kingzone DragonX, finalistas do MSI 2018 (Foto: Divulgação/Riot Games)

A série final do Mid Season Invitational 2018 teve o pico de 127 milhões de pessoas assistindo simultaneamente, de acordo com o Esports Charts, que coleta estatísticas de audiência de esports em diferentes plataformas. O jogo entre o campeão chinês Royal Never Give Up e o sul-coreano Kingzone DragonX aconteceu nesse domingo (20) e obteve a maior marca de espectadores da história do League Of Legends.

O maior número registrado em torneios oficiais de LoL anterior a esse foi de 106 milhões de pessoas, e ocorreu na semifinal do Campeonato Mundial de 2017, entre RNG e SKT T1, no dia 28 de outubro. Ainda no MSI desse ano, a mais próxima foi de 72 milhões de espectadores, alcançada na semifinal entre RNG e Fnatic nessa sexta-feira (18).

Dos 127 milhões, mais de 126 milhões eram fãs chineses. A comunidade chinesa de League Of Legends é imensa — há mais de 110 milhões de jogadores no país divididos em quase 30 servidores, segundo censo de 2017.

Apesar da grandiosidade, a estatística é desacreditada por fãs estrangeiros, que acreditam que a audiência chinesa seja inflacionada pelos sites de streaming. Caso o número seja real, cerca de 9% da população da China estava assistindo à série. O país asiático conta com aproximadamente 1,3 bilhão de habitantes atualmente.

Veja também: Royal Never Give Up reina na Europa e vence o MSI 2018