A Riot Games falou novamente sobre as mudanças que teremos nas filas ranqueadas para a temporada de 2019. Duas novas ligas serão criadas: Ferro e Grão-Mestre!

Para iniciar, Sapmagicfalou sobre as partidas de colocação (a famosa MD10) e sobre como ela cria frustração e ansiedade nos jogadores. “Queremos que as colocações sejam transparentes e recompensadoras, então faremos várias mudanças em como elas funcionam,” explicou.

O Riot Gortok aprofundou: “Primeiro, você receberá um ranque provisório logo depois da sua primeira partida. Durante o período provisório, só você poderá ver o seu ranque. Quando vencer, você verá grandes ganhos de PdL e até pulará promoções. Quando perder, você não perderá nenhum PdL. Uma vez que terminar sua colocação, você receberá seu ranque inicial oficial e poderá exibi-lo aos seus amigos e tentar subir mais alto.”

Logo depois foi a hora de falar sobre Tiers e Divisões das filas ranqueadas! Muitos jogadores reclamam de estarem melhorando no jogo mas não conseguem evoluir o seu ranking. Muitos acabam ficando preso em certos tiers e este será o foco desta mudança.

“Veja só um jogador no Bronze, no momento. Ele pode ficar um pouco melhor, mas não sobe de divisão. Já no Diamante e além, as partidas podem parecer muito diferentes no topo e no fundo do tier. Existe uma lacuna de habilidade muito grande nesses casos. Por outro lado, no Ouro, mesmo uma menor mudança na sua habilidade pode fazer você subir ou descer algumas divisões bem rápido. É mais ou menos como uma escada, onde alguns degraus são muito mais espaçados do que outros, o que acaba sendo bem difícil de subir. Queremos achar um bom meio termo onde suas melhoras de desempenho são precisamente refletidas,” comentou Gortok.

Sapmagic conclui: “Vamos implementar dois novos tiers. O primeiro tier, Ferro, virá antes do Bronze para dar a esses jogadores uma oportunidade de conseguir um reconhecimento melhor conforme melhoram no jogo. O segundo tier é o Grão-Mestre, que ficará entre Mestre e Desafiante, e nos permitirá realizar uma recalibragem há muito adiada no topo da escada e diferenciar melhor esses jogadores com base em suas habilidades.”

Com isso, para não transformar toda a escalada de elo atual em algo ainda maior, a Riot estará diminuindo o número de divisões que agora passará a ser 4 e não mais 5.

Finalizando, os Rioters também explicaram um pouco nas mudanças de visual que os rankings estão sofrendo. Mango Thunder comentou: “O novo aspecto visual para as ranqueadas será inspirado pelas facções, materiais e estéticas de Runeterra. E irá refletir as cicatrizes de batalha da sua escalada.”

Outra mudança que já foi anunciada pela Riot Games também são os elos por role que chegarão no LoL na próxima temporada.