A Riot Games anunciou mudanças nas ranqueadas para o ano de 2019. A grande surpresa é o elo diferente para cada role mas teremos outras novidades além disso.

De acordo com a empresa, os objetivos da Riot Games com as mudanças são os seguintes:

  • Dar feedbacks claros com cada partida de colocação.
  • Trazer uma variedade de desafios ao longo da temporada.
  • Oferecer marcos regulares e objetivos importantes independente do nível de habilidade do jogador.
  • Recompensar investimentos sérios e constantes.

Feedbacks Claros

“Para ajudar com isso, nós reiniciamos seu ranque e o colocamos em uma posição um pouco abaixo para que você possa provar suas habilidades novamente ao subir nas ligas. Historicamente, isso significava que era necessário jogar dez partidas de colocação de alto risco com pouco ou nenhum feedback, o que deixava muitos jogadores ansiosos,” explica na publicação.

Após a sua primeira partida na temporada de 2019, você irá receber uma classificação provisória (visível apenas para você). Ela será a classificação mais baixa que você pode obter caso você perca todos os jogos da sua “MD10”. A partir daí, você não perderá PDL nessas partidas e terá um ganho de PDLs bastante acelerado, pulando as séries de promoção.

Variedades de Desafios

A Riot Games explicou que com a chegada do recurso de seleção de posição na soloQ, ficou nítido uma queda na variedade tanto de campeões como de posições diferentes dos jogadores. “Notamos que o sistema estimula os jogadores a se especializarem. No momento, as ranqueadas não dão reconhecimento a jogadores que se especializam em várias posições. Na verdade, se você já entrou na fila para outra posição ou caiu no preenchimento automático, você já deve ter notado que nosso sistema trata a sua habilidade sem se importar com o que você está jogando,” completou.

Se você não tiver uma boa performance em uma posição você terá partidas difíceis quando cair nela.

“O sistema de gerenciamento de partidas precisa ser o mais justo possível, ponto. Queremos que o sistema recompense quem vai a fundo em uma posição, mas também queremos que reconheça aqueles jogadores experientes que querem se especializar em várias posições. Para esse fim, queremos fazer algumas mudanças grandes no gerenciador de partidas. Na próxima temporada, as ranqueadas Solo/Duo receberão um sistema de gerenciamento posicional, que é uma forma chique de dizer que vamos procurar oponentes para você com base na sua habilidade na posição que você está jogando.”

Se você atuar com uma posição diferente da sua principal ou até mesmo cair no preenchimento automático, a sua experiência será melhor e mais justa com a sua classificação. A sua fila refletirá a sua habilidade com aquela posição.

“O plano atual só adicionará ranques de posição para as ranqueadas Solo/Duo, o que faz sentido quando consideramos o meta de posições bem definidas e ênfase no jogo individual. Dito isso, estamos abertos a mudar isso no futuro.”

A Riot Games também explicou que a situação dos Mestres e Desafiantes é mais complicada. Nem sempre eles conseguem cair em suas posições primárias e então, a partir do momento em que o jogador alcançar o Mestre, todas as suas partidas contarão para uma única classificação.

“Mais uma coisa: sabemos que intenção competitiva é muito importante nas ranqueadas, então vamos lançar novos sistemas para ajudar a combater situações em que os jogadores não levam as partidas a sério quando jogam em posições diferentes. Um dos planos é conceder um bônus por vencer partidas em posições secundárias ou de preenchimento automático que será aplicado para a próxima vez que você jogar na sua posição primária. Outro introduz medidas punitivas que aplicarão perdas de PdL para a sua posição primária se você perder partidas intencionalmente.”

Metas e Objetivos

A Riot Games comunicou que as divisões serão comprimidas de 5 para 4. “O resultado final dessas mudanças será uma escalada que dará ênfase aos melhores momentos de se chegar em uma nova liga, sem expor você a mais séries promocionais de divisões.”

Investimentos Sérios e Constantes

“De muitas formas, as recompensas das ranqueadas poderiam ser mais ambiciosas e mais… recompensadoras. As ranqueadas deveriam dar reconhecimento aos jogadores que competiram ao longo de toda a temporada. No momento, para muitos jogadores, jogar dez partidas no início do ano os recompensa da mesma forma que seus amigos que jogam centenas de partidas. A moldura por classificação dá prestígio, mas só reconhece os feitos da temporada passada. Além disso, a skin Vitoriosa tem um apelo limitado. Quando fizemos o Maokai Vitorioso, somente os jogadores de Maokai ficaram felizes, enquanto todos os outros ficaram frustrados que seus Campeões favoritos ficaram de fora.”

Com isso, a Riot Games comunicou que irá dividir a temporada em três fases. Os jogadores não terão a classificação reiniciadas nas três fases: “Você terá uma oportunidade de refletir em como você está se saindo, definir novos objetivos e receber recompensas melhores. Ainda estamos pensando nos detalhes, então esperem ouvir mais até o lançamento.”

Moldura por Classificação

A Moldura de Ranque será habilitada após termina as partidas provisórias de cada posição. Você irá poder vê-la crescendo durante a temporada.

Recompensas que Evoluem

“Além da moldura, queremos dar a vocês outras formas de mostrar sua habilidade. Na próxima temporada, você poderá receber novas recompensas que refletirão seu ranque e crescerão dependendo de quantas fases você participar—coisas como ícones, aprimoramento da moldura de classificação e talvez até algum charme dentro do jogo. Os jogadores terão que provar suas habilidades ao longo da temporada para receber as recompensas mais épicas.”

Curtiu as mudanças citadas? De acordo com a Riot Games, todas essas mudanças entrarão em vigor apenas em 2019. Comente a sua opinião!

Veja o duo micaO e Jockster na soloQ Coreana