A DETONA Gaming é a última equipe classificada para disputar a etapa das Américas da ESL Pro League Season 9. Os pitbulls encararam a YNG Sharks neste domingo (17) em uma MD5 válida pela final do qualificatório cone sul, e conseguiram vencer a série por 3-1 nos mapas Train (12-16), Mirage (16-11) e Inferno (16-10).

Com a vitória, a DETONA Gaming se junta a Isurus (Argentina), FULL SEND (Colômbia) e Team Jaguar (Peru e Colômbia) como representantes da América Latina na ESL Pro League Season 9 Americas, evento que acontecerá nos Estados Unidos a partir do dia 12 de abril. As 4 equipes classificadas disputarão uma vaga para as finais mundias do torneio, que ainda não tem local nem data confirmados.

O Jogo

Por ter vindo do Winners Bracket, a DETONA começou o confronto automaticamente com um mapa de vantagem (1-0).

Escolha da YNG Sharks: Train
Escolha da DETONA Gaming: Mirage
Escolha da YNG Sharks: Inferno
Escolha da DETONA Gaming: Cache

Train

O confronto começou na Train, e a Sharks empatou a série. Os pitbulls iniciaram jogando de CT, e não deram chances aos adversários, conseguindo abrir uma frente que chegou a ser de 9-3. A YNG Sharks ainda melhorou no final da metade, porém virou de lado perdendo por 10-5.

Agora de TR, a DETONA conseguiu ainda garantir o segundo pistol e o anti-eco seguinte, ampliando a vantagem para 12-5. Mostrando um poder de reação gigantesco, e contando com uma grande atuação de Renato “nak” Nakano, a Sharks passou a controlar o jogo, e fez um lado CT quase perfeito, virando a partida para 16-12 e empatando a série em 1-1.

Mirage

Passando para a Mirage, a DETONA se recuperou. O inicio do segundo mapa foi muito disputado, com nenhuma das equipes conseguindo se distanciar no placar, porém no fim os tubarões levaram a melhor na metade. Jogando de CT, a YNG Sharks virou de lado vencendo por 9-6.

Passando para TR, a Sharks não conseguiu garantir o segundo pistol, e viu sua vantagem diminuir para 9-8. Comandados por Matheus “prt” Scuvero, a DETONA tomou as rédeas da partida, e conseguiu virar o jogo para 16-11, retomando a frente da série por 2-1.

Inferno

A série continuou na Inferno, e tivemos mais um mapa disputado. Iniciando do lado ofensivo, a Sharks teve um bom começo de partida, abrindo 4-0 logo de cara, mas a DETONA respondeu na mesma moeda, e empatou o jogo em 4-4. No fim da metade, os pitbulls levaram a melhor pelo placar minimo de 8-7.

Agora de TR, a DETONA conseguiu vencer o segundo pistol e abrir 10-7 no placar, ficando em uma situação um pouco mais confortável. Buscando se recuperar, a Sharks passou a fazer forçados mal sucedidos em sequência, o que resultou nos pitbulls chegando a liderar por 13-9. Com o controle da partida em suas mãos, a equipe do André “Tiburci0” Rossetto venceu o mapa por 16-10, fechando a série em 3-1 e se classificando para a ESL Pro League Season 9.

Confira como ficou a classificação final do qualificatório cone sul para a ESL Pro League Season 9 Americas:

Time Colocação
DETONA*
YNG Sharks
paiN Gaming
All Knights

*Garantiu vaga para a ESL Pro League Season 9 Americas