O Mais e-Sports traz para você todas as perguntas e respostas que rolaram durante a coletiva de imprensa com a SKT após a final do MSI 2017. A SKT foi novamente vencedora em uma competição internacional da Riot Games!

Todo jogador que entra na SKT tem a melhor fase de sua carreira e quando ele deixa o time ele nunca mais consegue alcançar o mesmo nível. Qual é o segredo da SKT?

kKoma: Então, não existe o segredo da SKT. É uma combinação de três jogadores que continuaram (Faker, Bang, Wolf) e também a sinergia com os novos jogadores que entraram no jogador e provaram seu valor e deram seu melhor nos treinos. Creio que é a combinação desses dois.

kKoma, você está pensando em se aposentar? 

kKoma: Eu continuarei como treinador enquanto existir o Mundial.

Como foi a sensação de receber a medalha do Ronaldo?

Bang: Fiquei muito surpresao quando vi que Ronaldo iria participar da cerimônia. É uma grande honra uma lenda como o Ronaldo, do Futebol, participar da premiação. Quando ele estava entregando as medalhas e nós nos cumprimentamos, senti que as mãos dele eram grandes e duras como uma pedra. Foi diferente estar na frente do Ronaldo. Ele é uma lenda.”

Ronaldo cumprimenta Bang. Foto Riot Games

Peanut, você se vê como melhor jogador do mundo?

Eu não quero ser impulsivo falando que sou o melhor jogador do mundo. Ainda há muito para alcançar como o Mundial e etc. Mas eu sempre tive a mentalidade que eu sou o melhor do mundo para mim mesmo. Então eu deixo isto para mim e não quero expressar isto para os outros. Quero continuar sendo humilde.

Faker, você sabe o que Ronaldo significa para nós? 

Quando eu era uma criança, Ronaldo era o único jogador de futebol que eu conhecia na época. Ele era famoso na Coréia. Eu tenho muito respeito por ele e quando ele olhou pra mim foi realmente incrível.

Ronaldo entrega medalha de Faker. Foto: Riot Games

Faker, você está feliz?

Eu não estou muito satisfeito. Eu acredito que ainda tenho muito para alcançar.

Como vocês veem a evolução do jogo e das estratégias dos times ocidentais após enfrentá-los duas vezes seguidas em finais do MSI?

Huni: Então, eu acredito que desde os últimos anos os times do ocidente melhoraram muito. Mesmo que muitos fãs falem que a diferença entre os times do ocidente e os asiáticos sejam muito grande mas eu acredito que são competitivos igualmente. Que são do mesmo nível. Neste campeonato temos os melhores de cada região e eles merecem respeito. Eles melhoraram muito.

kKoma: Eu já esperava jogar contra a G2 quando vi eles jogando contra o Team WE.

Faker, você já se sentiu tão ‘counterado’ como foi nas duas primeiras partidas contra Perkz?

Eu acredito que estes foram uns dos jogos mais difíceis que eu tive. Minha performance não foi tão boa. Minha condição não estava muito boa então foi realmente uma série difícil.

Os jogadores com as tags de SKT no rosto, são aqueles com o melhor senso de humor?

Bang: Eu acredito que eu e o Peanut somos os mais brincalhões que os outros. Eles são mais sério. Eu sou o cara que geralmente começa colocando a tag e chama os outros do time para fazerem o mesmo e eles falam não. Mas hoje, Peanut esteve feliz em se juntar a mim.

Gostaria de saber do time, como foi a decisão do time em quem colocar os recursos em um jogo difícil na mid lane como o primeiro. Quem decidiu? O time concordou?

Peanut: Então, acredito que no início do jogo, eu como jungler tenho o trabalho de tomar decisões e também de wardar a jungle inimiga e atrapalha-lo mas isto não deu muito certo. Mas como um time, nós decidimos juntos em focar em nossa bot lane primeiramente e levar a primeira torre, depois rotacionar para a top lane e focar no Rumble inimigo. Foi uma decisão conjunta.

O que tem de novo em vencer este campeonato no Brasil? Quais memórias vocês guardam como algo especial? 

Bang: Então, MSI é diferente dos outros torneios. De uma maneira que os times que vencem em suas ligas eles precisam vir para o MSI imediatamente. Então, depois que o MSI acabou eles tem mais tempo para férias antes que o split de verão comece. Por isso, todos os times treinam e se dedicam muito pois eles não querem desperdiçar a viagem para o MSI e não vencer o torneio. Eu não sei o que foi para cada um do time, mas se eu pudesse escolher um momento que foi especial, foi definidamente Ronaldo.