Autor da denúncia contra Yoda no Reddit, clayitinho entrou em contato com o Mais e-Sports para falar sobre toda a polêmica que causou na punição do mid laner.

Mais e-Sports: Para começar, você gostaria de falar quais foram as suas intenções com a publicação?
clayitinho: Sim. Minha intenção foi chamar a atenção para racismo e piadas ofensivas que ocorrem no Brasil. Para mim, racismo não é apenas ofender a negros. Eu sabia que não tinha outra forma de chamar atenção ao assunto sem o apoio do Reddit. Não tem uma categoria de e-sports no suporte do LOL para eu entrar em contato, e se eu postasse no fórum brasileiro, tenho certeza que muitos me negativariam e não ganharia visibilidade. Gostaria de deixar claro que eu não queria atacar o YoDa diretamente, por mais que possa parecer.

Mais e-Sports: Você acredita que a sua tradução foi “tendenciosa” ?
clayitinho: Eu traduzi da maneira que eu interpretei. Para mim, não há outro significado ao chamar os japoneses de “flango” que não seja uma ofensa, e o “japorongas” também me pareceu um tom ofensivo de chamar os caras. Acredito que para os brasileiros realmente tenha dado um tom de tendencioso, pois na minha opinião, o povo daqui é erroneamente acostumado a esse tipo de brincadeira. Até tentei usar isso como uma justificativa para defender o YoDa, mas a partir do momento que ele tirou sarro disso em seu twitter, não me pareceu mais ser o caso e eu apaguei a edição que tinha feito. Também tenho problemas com o inglês, então realmente minha explicação não saiu do jeito que eu queria. De qualquer jeito, tenho certeza que os funcionários da Riot Brasileira ajudaram na punição aplicada ao YoDa, concordando foi algo xenofóbico e ofensivo.

Mais e-Sports: Você esperava que isto tomaria tamanha proporção e até mesmo na punição do Yoda?
clayitinho:
Sim, afinal o povo do Reddit gosta de uma treta, mas eu não esperava que chegasse a ser o assunto top 1 do lol, chegando até na página principal do site. De qualquer jeito, sei que essa seria a única maneira que o YoDa, como um grande influenciador digital, tomar consciência de suas palavras, apesar de eu estar com dúvida se ele realmente se conscientizou. Tenho colegas que usam as gírias dele no cotidiano, e por isso acredito que espalhar esse tipo de piada seja um incentivo ao preconceito contra orientais no Brasil.

Mais e-Sports: Você tem origem asiática?
clayitinho: Eu tenho recebido centenas de ofensas e até ameaças de morte, seja por mensagem aqui no Reddit ou lendo em outras redes sociais. Vi grupos se organizando para descobrir quem sou, e se tem gente que consegue até vazar informações confidenciais de autoridades, acredito que descobrir a minha não seja algo impossível. Estou com medo até agora, por um momento até pensei em pedir ajuda policial. Por conta disso, não poderei responder nenhuma informação sobre a minha pessoa, mas afirmo que já sofri sim preconceito racial e isso ofende não somente a mim, como minha família e meus ancestrais.

Mais e-Sports: Como estão sendo as ameaças? Chegaram em seu perfil pessoal do Facebook?
clayitinho: Não. Ainda não conseguiram descobrir quem sou, mas tenho medo que eles se confundam e façam retaliações a outras pessoas que não tem nada a ver com isso.

Mais e-Sports: Você se arrepende em algum momento de ter feito a publicação?
clayitinho: Sim, no momento que chegaram muitos fãs de YoDa me ameaçando. Mas na minha opinião foi algo necessário, e também recebo mensagens positivas a respeito do que fiz. Mas de qualquer jeito, o meu maior peso é saber que prejudiquei a RED e o Brasil em uma competição importante. Fiquei pensando durante as partidas “Como seria o jogo se o YoDa tivesse lá?” Aproveitando, queria dizer que não sou hater da RED nem do YoDa, e torço sempre pro Brasil independente o time que nos represente.

Mais e-Sports: Você assiste as streams do Yoda e segue ele em suas redes sociais?
clayitinho: 
Sim, de vez em quando acompanho as streams dele, e vejo quase todos seus vídeos do Youtube. Acho ele muito engraçado, e ele normalmente não é tóxico como muitos que forçam rage para ganhar audiência, apesar de eu achar que o spam frequente de “?” e “soled” na fila solo seja em boa parte culpa dele. Ele deu uma pisada na bola dessa vez, e acho importante isso não se repetir. Tomara que sirva de exemplos para outras pessoas também. Queria deixar claro que eu faria a mesma coisa que fiz com ele independente do ProPlayer que falasse isso.

A Red Canids fez sua estreia nesta sexta-feira (28) no MSI vencendo duas das três partidas. Com o fim da punição de Yoda, ele poderá atuar novamente nas partidas deste domingo (30) onde a Red definirá seu futuro na competição.

Os japoneses da Rampage também comentaram sobre o Tweet de Yoda – Veja mais no Mais e-Sports.

Você tem acesso à todos os horários e datas dos jogos na Cobertura do MSI 2017 do Mais e-Sports. 

Siga o Mais e-Sports nas redes sociais. Estamos fazendo uma cobertura completa de todo o MSI!