Birdring, jogador profissional pela London Spitfire, na Overwatch League (Foto: Reprodução/Divulgação)

Overwatch League, Overwatch Contenders, Contenders Trials, Open Division – O que estes nomes significam? Como treinam os jogadores destas ligas? Como chegar a um desses campeonatos? Hoje, neste artigo! (Fico feliz que sou caster e não imitador da introdução do Globo Repórter, aliás)

2018 marcou o início oficial do programa global de esports do Overwatch, propondo o que a Blizzard chama de Path to Pro, ou seja, Caminho ao Profissional, que consiste em uma “escada de desafios” sendo seu primeiro degrau a própria compra do jogo e o último, a Overwatch League. Como citei idealizadamente na música Caminho, adentrar os níveis mais altos do competitivo é um desafio, porém é completamente possível e plausível. Então, partiu descobrir como transformar aquele Hanzo prodígio em um DPS profissional!

O INÍCIO

Me considero pratina: Prata, mas jogo como platina (Foto: Reprodução/Divulgação)

Tudo começa pela ranqueadas. Não sou um defensor completo do SR (Skill Rating ou “elo” do Overwatch) como medida padrão de qualidade do jogador, principalmente no OW onde o trabalho em equipe, estilo de jogo e comunicação contam tanto para o bom desempenho da equipe e, consequentemente, a vitória. Entretanto, para evoluir suas habilidades mecânicas e noção de jogo, é importante que esteja sempre disputando com jogadores igualmente habilidosos, e estes normalmente estão nos ranqueamentos mais altos. Portanto, especialize-se em uma função e saiba ao menos o básico de um segundo papel dentro de jogo para não deixar seu time nem você na mão. E, claro, conheça a comunidade e os players que costumam jogar com e contra você, pois daí pode sair um bom grupo e até mesmo um time para a Divisão Aberta e outros campeonatos!

A DIVISÃO ABERTA

O primeiro desafio para ser profissional (Foto: Reprodução/Divulgação)

Você já tem um time, independente de SR, está treinando, buscando scrims – treinos marcados previamente com algum time para que ambos possam evoluir e praticar estratégias –, gerando sinergia, estudando o jogo, enfim… se dedicando. Agora é o momento de ficar esperto para as inscrições da Divisão Aberta, ou Overwatch Open Division, que é o nome oficial do torneio. Nele, absolutamente qualquer jogador e time pode se inscrever e as quatro melhores equipes subirão mais um degrau na escada do Path to Pro.

Porém, como há normalmente três edições da Open por ano, é importante que seu time busque outros campeonatos amadores tanto para acompanhar e estudar possíveis correções para erros táticos que a equipe esteja cometendo, quanto para jogar e se acostumar com o ambiente competitivo profissional, que é muito diferente da ranqueada nossa de cada dia. Recomendo, inclusive, atender a todos os chamados da natureza antes das séries que for jogar, para não deixar a pressão do momento afetar seu interior, literalmente.

Além dos campeonatos amadores, vale muito a pena acompanhar e, se novas vagas forem abertas futuramente, jogar o Andurá, campeonato Semi-Profissional com o mesmo formato da Overwatch Contenders – principal torneio da região Sulamericana –, para compreender  o mesmo ambiente competitivo dos principais times de alto nível. O esforço, foco e dedicação das equipes com certeza fazem render bons materiais de estudo para que seu time cresça cada vez mais e chegue à Open Division preparado.

E em termos de preparação, Peak, técnico de Overwatch ex-Dallas Fuel, comenta neste artigo a importância de planejar seus objetivos enquanto jogador e membro de uma equipe. Portanto, mire alto, busque aperfeiçoar poucas porém efetivas composições – Como GOATS, a qual discuti semana passada; Dive com Sombra; Defesa com Orisa/Junkrat/Widowmaker – ao invés de ter um repertório com diversas táticas de execução mediana. Mantenha uma rotina saudável, pois isso implica na performance dentro de jogo, e busque sempre feedback a fim de melhorar estrategicamente e mecanicamente!

Com isso em mente, quando as inscrições da Open Division estiverem abertas, não perca tempo! Cadastre-se com seu time e boa sorte! Conseguiu ficar entre as quatro melhores equipes? Parabéns, sejam bem-vindos e bem-vindas à…

OVERWATCH CONTENDERS TRIALS

Literalmente o julgamento da região, porta de entrada para a Contenders (Foto: Reprodução/Divulgação)

O nome já diz tudo: É o julgamento que definirá quem chega ou permanece no topo do OW regional. Neste torneio, os quatro melhores da Open Division se juntam aos quatro mais mal colocados da Contenders, totalizando oito competidores em busca das quatro vagas para a próxima temporada de Overwatch Contenders. É o momento de provar a força de sua equipe e de argumentar dentro de jogo a favor de sua entrada triunfal ao nível profissional.

Porém, o torneio é um desafio complexo com vantagens e desvantagens muito importantes em relação aos times que vieram da Open ou da Contenders. Em relação aos times que estão no bonde da Divisão Aberta, provavelmente sua equipe os conheça até certo ponto e talvez já tenha até treinando com eles em algum momento. Portanto, este é o momento de focar na mecânica e em não cometer erros básicos que podem significar a derrota da equipe. E isto se aplica principalmente para partidas contra times cuja informação é restrita, o que deixa mais interessante ainda investir em sua própria estratégia do que em tentar reagir à tática inimiga.

Já os times que vêm da Contenders possuem um vasto material de estudo. Mesmo que alguma escalação tenha sofrido alterações, os estilos de jogo, informações de posicionamento, preferência de composições, postura dentro de partida, utilização de supremas etc são muito mais acessíveis. Portanto, use e abuse disso para buscar vantagens contra equipes mais experientes justamente por terem passado por uma temporada de Contenders.

Após muito esforço, coração acelerado e suor, eis que você e seu time ficam entre os quatro melhores da Trials. Congratulações, vocês estão no nível profissional de Overwatch!

OVERWATCH CONTENDERS

Vê dois salgados, meu simpatia! (Foto: Reprodução/Divulgação)

Como dito anteriormente, é o principal campeonato da região Sulamericana, sendo parte de um programa global com sete diferentes campeonatos nas mais variadas áreas do planeta! Além da premiação, a Contenders é a principal vitrine para a Overwatch League, o maior campeonato mundial de Overwatch, do qual trataremos brevemente ainda neste artigo.

Ao chegar à Contenders, o pensamento deve ser de respirar o jogo, comer o jogo com farinha. Seja jogador ou técnico, cada informação dos adversários deve ser apurada, as possibilidades de scrims com times mais experientes aumentam muito, portanto as abrace sem dó! Espelhe-se cada vez mais em estratégias mundialmente conhecidas, aperfeiçoe suas composições a ponto de não conseguir errar mais e conheça cada tática como a palma de sua mão, sabendo o que fazer quando o mínimo detalhe escapar do planejado.

Overwatch é um jogo extremamente divertido, dinâmico e com um número absurdo de possibilidades para cada trecho de mapa. Porém, justamente por conta disso, um minúsculo erro pode ser percebido e punido por adversários com noção mais avançada de jogo. Tal erro vira uma bola de neve e, quando menos perceber, a situação foge do controle de sua equipe. Portanto, atente-se a tudo e todos e sempre estude muito o jogo!

OVERWATCH LEAGUE

O supra-sumo do Overwatch mundial (Foto: Reprodução/Divulgação)

Eis o mais alto nível de Overwatch existente no mundo. Os jogadores que mais se destacam em Contenders, principalmente, são exportados para a Liga, conforme o conceito do Path to Pro.

É necessário doses cavalares de habilidade e holofotes para conseguir uma oportunidade e, atualmente, sabemos que muitos jogadores de nossa região possuem tais requisitos, por isso torcemos muito para contratações de sulamericanos sejam efetivadas!
E, claro, vale muito a pena ficar de olho na Liga de qualquer maneira, pois é dali que normalmente saem as estratégias que o mundo utiliza nos mais variados campeonatos! A não ser pela GOATS, que… é um caso excepcional.

E é isto! Espero que os diversos campeonatos do Caminho ao Profissional tenham ficado mais claros na cabeça de todos e desejo uma ótima sorte aos que estão com o pé nessa estrada, independente de qual seja a situação atual de sua equipe! Além disso, fico à disposição para trocar uma ideia sobre o assunto, só vir de DM no Twitter ou Discord! Um grande abraço e até semana que vem! :D