A Overwatch Open Division é um novo sistema oficial para aqueles que aspiram jogar competitivamente.

Para participar, é necessário ter sido Mestre ou mais (3500+ SR) na Classificação de Habilidade da quarta temporada competitiva do jogo, que foi de 28 de fevereiro a 28 de maio.  Os interessados devem se inscrever no site da ESL na região correspondente a sua conta Battle.net. O Brasil recebeu uma divisão isolada, o que implica que apenas jogadores brasileiros podem participar desta, portanto não haverão problemas envolvendo ‘injustiça’ de ping.

A Overwatch Open Division consiste em sete semanas, sendo um jogo semanalmente, em formato suíço seguido de playoffs de oito times em dois dias. Os requisitos mínimos do campeonato são ter sido mestre ou superior na Temporada quatro do Jogo Competitivo e ser maior de 13 anos de idade. Os jogadores só podem jogar na região onde a conta da Battle.net está registrada como país de residência.

O período de inscrição vai até dia 21 de junho e a premiação é US$ 10 em créditos na balança da Blizzard para aqueles que participarem de todos os jogos da temporada da Overwatch Open Division e ainda mais — que não foi informado quanto — para aqueles que ganharem o torneio.

Se você não conseguiu alcançar o ranking de Mestre na Temporada 4, não se preocupe, a Overwatch Open Division não é um evento exclusivo. Cada temporada do Jogo Competitivo de agora em diante será uma nova oportunidade para se tornar elegível para a temporada da Overwatch Open Division. E no futuro, os que terminarem em boas colocações na Divisão Aberta poderão conquistar oportunidades para avançar para o Overwatch Contenders, a liga de desenvolvimento regional para aspirantes a profissionais da Liga de Overwatch.

Datas

Inscrições para checagem de elegibilidade: 14 a 22 de junho.

Checagem de elegibilidade: 26 a 22 de junho.

Confirmação dos jogadores elegíveis: 27 de junho.

Prazo para agente livre completar sua equipe e comunicá-la à ESL: 30 de junho

Anúncio de programação (bracket): 3 de julho

Datas dos jogos:

Round 1: Domingo, 09 Jul 2017 14:00 BRT 
Round 2: Domingo, 16 Jul 2017 14:00 BRT 
Round 3: Domingo, 23 Jul 2017 14:00 BRT 
Round 4: Domingo, 30 Jul 2017 14:00 BRT 
Round 5: Domingo, 06 Ago 2017 14:00 BRT 
Round 6: Domingo, 13 Ago 2017 14:00 BRT 
Round 7: Domingo, 20 Ago 2017 14:00 BRT 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas no site da ESL. Para isso, é necessário criar uma conta no site. Depois, quando logado, caso o jogador já esteja em um time, deve se cadastrar na área da temporada regular com a Battletag, confirmar que é maior de 13 anos e então criar e selecionar sua equipe. Aqueles que não tem time são chamados de agentes livres e devem se cadastrar no espaço dedicado a eles. Caso os agentes livres não tenham encontrado uma equipe até dia 27 de junho, terão até dia 30 de junho para se reunir com outros agentes e entrar em contato com os administradores do torneio na aba suporte. Mais informações de funcionamento das inscrições podem ser lidas em português no player path.

É o primeiro torneio da ESL no Brasil desde que a ESL Premier League, liga que teria jogos das franquias Blizzard Overwatch e Hearthstone, além de League of Legends, Counter Strike: Global Offensive e Clash Royale, foi cancelada devido a um mal entendido entre as empresas em relação ao processo de licenciamento dos jogos.