A influência dos esports no cotidiano dos brasileiros fica cada vez mais evidente nos últimos tempos. Se antes a sua rodinha de amigos não entendia como você vivia trabalhando com “joguinhos”, como o preconceito das pessoas sempre lidou com o assunto, hoje a história é bem diferente.

Prova disso é o lançamento do documentário “Em Busca da Vitória”, que conta a história de Léo “ziG” Duarte, Niclas “Pengu” Mouritzen e Troy “Canadian” Jaroslawski – com exibições únicas em dez cinemas espalhados pelo país nesta sexta-feira (1).

Um evento de pré-estreia ocorreu na noite do dia 31 de janeiro na cidade de São Paulo e reuniu não só gente importante do cenário competitivo de R6, mas como também muitos fãs. Não faltavam crianças e adolescentes que não escondiam a emoção de compartilhar o mesmo espaço onde seus ídolos também estavam frequentando.

Com a atenção dos holofotes, ziGueira foi só elogios ao projeto desenvolvido pela Ubisoft de popularizar ainda mais o game de FPS. Para ele, só mostra como os esportes eletrônicos já tomaram conta do coração das crianças num país que tem como maior paixão o futebol.

“O documentário tem uma grande importância. Se você voltasse 10 anos atrás e perguntasse pro seu filho o que ele queria ser quando crescer, provavelmente a resposta seria jogador de futebol. Hoje a gente [pro players] está mudando. Já tem gente que com 15 ou 14 anos está falando que quer ser jogador profissional de jogo eletrônico”, disse em entrevista exclusiva ao Mais Esports.

ziG é uma das pessoas mais importantes do cenário de esports (Foto: Gui Caielli)

O astro da Team Liquid reforçou a importância de um trabalho audiovisual como esse ajuda a entender o cotidiano de um pro player – e toda a carga emocional que ele precisa lidar diariamente.

“Muita gente acha que é fácil. Mas, pô, é difícil pra caramba. Confia em mim, é muito difícil. [O documentário] mostra a gente jogando e a gente fora do jogo – principalmente fora do jogo. A nossa vida, o que a gente abdica e deixa de fazer para estar jogando.”

Mesmo assim, como o próprio ziG deixou claro, “é muito prazeroso”. Na opinião do pro player, é muito importante o público primeiro entender que existe um ser humano ali nos jogos, como “Em Busca da Vitória” reforça.

“Vai mostrar um pouco da minha vida como Léo Duarte e não o ziG. É sempre bom você ter passando um documentário sobre você e outros jogadores”, finalizou.

ziGueira embarca nos próximos dias junto à Team Liquid para a disputa do Six Invitational, que ocorrerá entre os dias 11 e 17 de fevereiro em Montreal, no Canadá. Serão 16 equipes das quatro regiões do cenário competitivo de R6, sendo quatro brasileiras – além dos Cavalos, ainda representarão nosso país FaZe Clan, Ninjas in Pyjamas e Immortals.