“Antes, seu filho queria ser jogador de futebol. Hoje, quer ser um pro player”, comenta ziG

“Antes, seu filho queria ser jogador de futebol. Hoje, quer ser um pro player”, comenta ziG

A influência dos esports no cotidiano dos brasileiros fica cada vez mais evidente nos últimos tempos. Se antes a sua rodinha de amigos não entendia como você vivia trabalhando com “joguinhos”, como o preconceito das pessoas sempre lidou com o assunto, hoje a história é bem diferente.

Prova disso é o lançamento do documentário “Em Busca da Vitória”, que conta a história de Léo “ziG” Duarte, Niclas “Pengu” Mouritzen e Troy “Canadian” Jaroslawski – com exibições únicas em dez cinemas espalhados pelo país nesta sexta-feira (1).

Um evento de pré-estreia ocorreu na noite do dia 31 de janeiro na cidade de São Paulo e reuniu não só gente importante do cenário competitivo de R6, mas como também muitos fãs. Não faltavam crianças e adolescentes que não escondiam a emoção de compartilhar o mesmo espaço onde seus ídolos também estavam frequentando.

Com a atenção dos holofotes, ziGueira foi só elogios ao projeto desenvolvido pela Ubisoft de popularizar ainda mais o game de FPS. Para ele, só mostra como os esportes eletrônicos já tomaram conta do coração das crianças num país que tem como maior paixão o futebol.

“O documentário tem uma grande importância. Se você voltasse 10 anos atrás e perguntasse pro seu filho o que ele queria ser quando crescer, provavelmente a resposta seria jogador de futebol. Hoje a gente [pro players] está mudando. Já tem gente que com 15 ou 14 anos está falando que quer ser jogador profissional de jogo eletrônico”, disse em entrevista exclusiva ao Mais Esports.


Continue depois da publicidade

ziG é uma das pessoas mais importantes do cenário de esports (Foto: Gui Caielli)

O astro da Team Liquid reforçou a importância de um trabalho audiovisual como esse ajuda a entender o cotidiano de um pro player – e toda a carga emocional que ele precisa lidar diariamente.

“Muita gente acha que é fácil. Mas, pô, é difícil pra caramba. Confia em mim, é muito difícil. [O documentário] mostra a gente jogando e a gente fora do jogo – principalmente fora do jogo. A nossa vida, o que a gente abdica e deixa de fazer para estar jogando.”

Mesmo assim, como o próprio ziG deixou claro, “é muito prazeroso”. Na opinião do pro player, é muito importante o público primeiro entender que existe um ser humano ali nos jogos, como “Em Busca da Vitória” reforça.

“Vai mostrar um pouco da minha vida como Léo Duarte e não o ziG. É sempre bom você ter passando um documentário sobre você e outros jogadores”, finalizou.

ziGueira embarca nos próximos dias junto à Team Liquid para a disputa do Six Invitational, que ocorrerá entre os dias 11 e 17 de fevereiro em Montreal, no Canadá. Serão 16 equipes das quatro regiões do cenário competitivo de R6, sendo quatro brasileiras – além dos Cavalos, ainda representarão nosso país FaZe Clan, Ninjas in Pyjamas e Immortals.


Continue depois da publicidade