Goats, Sombra, vitórias avassaladoras, reverse sweeps, surpresas, favoritos, lógicas, clássicos, rivalidade, Overwatch. A Fase 1 da Overwatch League tem sido incrível tanto em nível das equipes quanto em emoção para todos os torcedores (menos os da Valiant) e, como todo grande show, está chegando ao seu final com os Playoffs!

Mas calma, isso não quer dizer que a OWL está acabando, muito pelo contrário! O campeonato é dividido em 4 Fases e cada uma delas é um mini-campeonato“, o que faz com que cada equipe tenha chance de faturar uma grana a mais e se sagrar campeã, tendo que defender seu título durante a temporada, até a chegada da Grande Final para o encerramento geral da competição, que rola lá pro fim do ano.

E os jogos mais importante da Fase 1 começam agora! Ou, dependendo de quando estiver lendo, estão sendo jogados ou já até acabaram. Portanto, hoje analiso os oito times que estão na briga pelo título de campeão da Primeira Fase e lanço minhas previsões na roda, para o Tonello do futuro sentir orgulho ou vergonha dos seus palpites. E, claro, conto com vocês também lançando seus predicts aqui no comentários!

Vancouver Titans

O monstro da nova temporada, a equipe a ser batida, literalmente os titãs do Overwatch, capazes até de vencer da seleção coreana de 2018. É esse o nível.
Invictos na temporada até agora, com saldo positivo de 18 mapas, é provavelmente o melhor time de acordo com o meta atual – o famigerado GOATS e suas variações. Surpreendem os adversários com movimentações e jogadas fora do comum e, mesmo em situações controversas, conseguem ser extremamente metódicos e jogarem como uma unidade que funga constantemente no cangote dos inimigos, esperando pelo momento exato de acabar com a graça adversária.
Olho no Bumper, tank principal do time, e seu estilo descontraído e um tanto quanto louco – porém um louco consciente – com o Reinhardt. Além dele, JJANU, off-tank do time, tem um dos melhores controles de território da Liga graças a seu desempenho de D.Va. Finalmente, a dupla de suporte, Twilight e Slime, está voando e sempre é impactante na partida, fornecendo os recursos que o time precisa pra sair com a vitória. Vai ser difícil parar os homi.

Resultado de imagem para nyxl logo png

New York Excelsior

Começou a Fase enfrentando times tidos como mais fracos e suou muito pra levar as vitórias, o que estampou certa dúvida em sua face. Porém, com o passar do tempo, a equipe mostrou que consegue, sim, se adaptar ao estado atual do competitivo mundial e voltar aos tempos áureos da temporada passada. Fury, off-tank do time, é um dos jogadores mais reativos e com melhor leitura de jogo da Liga; JJoNak, suporte estrela da equipe, é considerado um deus do jogo, especialmente seu Zenyatta que é a linha fina entre agressividade, noção e habilidade. E, por fim, Nenne, que foi contratado para a Temporada de 2019, encaixou certinho no esquadrão e hoje se apresenta como uma das melhores Zaryas da OWL, com altíssimo dano causado e um estilo muito sóbrio em relação à utilização de recursos. Este pode ser o primeiro passo em busca da glória final que foi tão aguardada porém que nunca esteve nas mãos da NYXL durante a Primeira Temporada.

Resultado de imagem para toronto defiant logo png

Toronto Defiant

A maior surpresa dos playoffs, com certeza, e um dos times que se classificou mais rápido, também. Tido como a Boston Uprising de 2019 – em comparação com a Primeira Temporada, pois traz jogadores relativamente desconhecidos porém com grande potencial caso lapidados -, a análise, até o momento, está se pagando. O dois suportes que compartilham a mesma função de main supp, Aid e Roky, seguraram bem a onda até a volta de Neko, Off Supp que estava suspenso por alguns jogos e já chegou assumindo a titularidade. Além disso, Ivy está com bons desempenhos em geral e a linha de tanks também tem conseguido se virar bem contra a maior parte das situações. É um time que joga muito pelo trabalho em equipe e não se importa tanto com destaques individuais. E, claro, é uma equipe que pode dar trabalho nos playoffs.

Resultado de imagem para philadelphia fusion logo pngPhiladelphia Fusion

Time que, aos trancos e barrancos, encontrou seu caminho durante a Fase 1. Ainda pode ser um pouco dependente de clutch plays em detrimento de um Overwatch mais conciso, porém tanto Carpe quanto Boombox, duas das estrelas da equipe, estão jogando em altíssimo nível e podem ser os responsáveis por uma eventual campanha positiva do time nos playoffs. Entretanto, Sado, tank principal da equie, não pode desapontar, principalmente em seus momentos de Reinhardt – herói que é visivelmente inferior a seu Winston. Tanto porque o estado atual do jogo demanda uma gameplay de Reinhardt extremamente concisa e sagaz quanto porque Fragi, o outro Tank principal do time, pode não estar com tempo de jogo e de palco suficientes para se portar bem em uma fase eliminatória. A Fusion é uma panela de pressão que pode funcionar perfeitamente ou… explodir.

Resultado de imagem para atlanta reign logo png

Atlanta Reign

O time da galera! Dafran voando baixo com sua Zarya – mesmo que ande desperdiçando diversos Surtos de Grávitons, a Suprema da heroína -, Pokpo e Daco se completando de maneira quase romântica enquanto linha de tanks, Erster participando muito com sua Brigitte e Masaa altamente agressivo, aventureiro e playmaker. É uma equipe que surpreende situacionalmente, já tendo trazido até um Torbjörn pra jogo, e que mantém sua composição de 3 tanks e 3 suportes afiada com base em uma postura ofensiva e sem medo. Precisam encontrar esse estilo de jogo durante todo o playoff, pois caso sejam amassados e lidos, como já aconteceu na Fase Regular, as chances diminuem exponencialmente.

Resultado de imagem para san francisco shock logo png

San Francisco Shock

O que já era bom, ficou melhor. E não, esse não é um comercial barato. É a realidade.
Com um elenco de 12 jogadores, a Shock tem conseguido utilizar suas melhores peças relativamente bem durantes as partidas. Sinatraa, uma das Zaryas mais ousadas e com maior dano da Liga, com certeza fará muita diferença nos playoffs e precisa estar em seus melhores dias. Além dele, a entrada de Viol2t no meio da Fase Regular melhorou o time na posição de off-supp e Moth, Lúcio da equipe, possui ótimos timings de Barreira de Som, bons boops, noção de jogo e impacto nas lutas. Embora esteja com a seed 6 dos playoffs, pode dar muito trabalho para seus adversários e ser um lobo na pele de cordeiro!

Resultado de imagem para seoul dynasty logo png

Seoul Dynasty

Inconsistência foi o nome da equipe durante essa Fase. Mesmo com muitas contratações de peso como Michelle, Jecse e, principalmente, Fissure, o time sofreu bastante e para chegar aos playoffs e, durante uma série não-transmitida de desempate contra a Shock, perdeu de 3-0, sendo rebaixado à seed 7 da Fase Eliminatória. Olhando pelo lado positivo, RyuJeHong – suporte lendário do Overwatch – está em boa fase e sua Ana permanece sendo utilizável, mesmo com o Zenyatta dominando o meta. Além disso, Jecse é um grande Lúcio, muito arisco, ousado, que se antecipa às jogadas e sempre abre caminho pra Dynasty – ou fecha o caminho dos adversários.
Finalmente, Fissure deverá contar com boas performances de seus companheiros Fleta e Michelle, que têm melhorado bastante desde o começo da Fase e necessitam, mais do que nunca, de foco, habilidade afiada e, claro, sorte para entregarem o maior valor possível a seu tank principal e, consequentemente, a sua equipe.

Boston Uprising

Time do nosso jogador brazuca, o Alemão, conseguiu a última vaga dos playoffs.
“Ah, Tonello, mas playoff é que nem fazer atividades biologicamente adultas: não importa a posição, o importante é entrar!”
Mais ou menos. Por conta de estarem na seed 8, os jogadores já enfrentarão a Titans de cara, o que é um pesadelo para qualquer time.
Destaque para Fusions e Aimgod, respectivamente Tank principal e off-supp do time, que estão voando e liderando o esquadrão rumo a diversas vitórias, seja com as calls vociferadas pelo primeiro durante, literalmente, todas as partidas, ou com os incríveis milagres de Zenyatta que o segundo tem operado.

E na prática, como fica?

Legenda: Eis o chaveamento, com o lado superior da tabela altamente dominado pela Titans! | Fonte: Liquipedia | Link: https://imgur.com/YwaklRm

Para as quartas-de-final, vejo a Titans passando o carro por cima da Uprising – infelizmente para a gente que torce por um bom desempenho do time do único jogador brasileiro da Liga -; Atlanta com possibilidade de colocar o Sado e, consequentemente, a Fusion na roda, mesmo com o favoritismo ainda sendo de Philadelphia; San Francisco tendo mais personalidade, experiência e destaque individual do que a Defiant e, com isso, levando a melhor pra cima de Toronto; e, finalmente, a invicta Excelsior não deixando seus conterrâneos coreanos respirarem no último confronto válido pelas quartas.

A partir dai, o futuro pode ser um pouco incerto, porém é improvável esperar uma final diferente de Titans vs NYXL. Dois gigantes asiáticos, dois invictos. Um deles correndo atrás de recuperar a honra do ano passado, o outro, novato na Liga mas conhecido de longa data do Overwatch. Ambos mestres em GOATS. Ambos com todas as funções preenchidas por monstros do jogo. Eu sinceramente acredito que este será o embate final. Entretanto, se eu estiver errado, ficarei feliz, justamente porque descobriremos qual será o exterminador de favoritismos e, consequentemente, o potencial escondido dos playoffs.
E ahh, claro: acredito em uma vitória da Titans. A Força da Natureza é grande demais para ser parada.

E você? Quem acha que leva tudo? Concorda comigo? Coloca ai embaixo nos comentários e bora trocar uma ideia! Lembrando que os playoffs da Fase 1 da Overwatch League acontecem nos dias 21, 22, 23 e 24 de Março, com transmissão em português em seu Canal Oficial! E, para todas as informações, incluindo horários dos jogos, é só acessar o Site Oficial da Liga!
Vejo vocês durante a transmissão e semana que vem aqui no Mais. Abraço! :D