A organização norte americana NRG Esports está sendo patrocinada pela Events D.C., a face oficial de convenções, culturas e esportes de Washington D.C.

Fundada pela NBA Sacramento Kings e investida por personalidades como o tetracampeão da NBA, Shaquille O’Neal, e estrelas da MLG e ganhadores da World Series, Alex Rodriguez, e Jimmy Rollins, a NRG tem equipes profissionais de Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive, Hearthstone, Rocket League, Super Smash Bros., Smite e Vain Glory.

Com a intenção de inovar o setor tecnológico, movimentar a economia e criar uma nova forma de entretenimento na cidade, Washington D.C. quer se tornar a capital do esports dos Estados Unidos. Uma arena de US$65 milhões está programada para ser entregue no final de 2018/início de 2019 e servirá de casa para o esports e para o WNBA Washington Mystics, afirmou Max Brown, o diretor da Events D.C.

O turismo representa uma grande porcentagem da economia da cidade: cerca de 20 milhões de visitantes passam por Washington D.C. anualmente.

“Deste grupo, visitantes asiáticos — Chineses em particular — são o número 1 do mercado para nós internacionalmente,” disse Brown. “Pessoas que vem do outro lado do mundo para Washington gastam mais dinheiro porque permanecem por mais tempo. Então o que queremos é divulgar nossa marca — como cidade e como Events D.C. — no país e no mundo de várias maneiras. E dessa forma, patrocinar a NRG e ser parte da plataforma deles em termos de conteúdo, camisetas e outras plataformas para eles publicarem nossa marca faz um tremendo sentido.”

A representação na Overwatch League

Andy Miller, um dos fundadores da organização, afirmou que apesar do patrocínio da Events D.C., isso não significa que a NRG irá necessariamente representar a capital norte americana na Overwatch League — liga anunciada pela Blizzard que terá um formado semelhante ao da NBA.

“Um — nós queremos ter certeza de que estaremos na Overwatch League. Dois — se fossemos Washington D.C., seria ótimo. Nós temos um time maravilhosamente animador que queremos manter unido e queremos continuar crescendo. Nós temos uma fanbase e já estamos aqui envolvidos com o Overwatch há algum tempo,” disse Miller ao Mashable. “Eu acho que [esse patrocínio] é uma validação da aproximação baseada em cidades que eles querem organizar.”

Recentemente a NRG Esports adicionou à line up de Overwatch o DPS André “iddqd” Dahlström, deixando apenas mais 2 lugares disponíveis que estão sendo preenchidos por enquanto por Harbleu e Ajax. A equipe pretende ir para Washington D.C. para jogar bootcamps em breve.

A Events D.C. irá palestrar sobre a parceria com a NRG Esports e sobre o ecossistema do esports no dia 12 de março na WeDC House em Washington D.C. O evento seguirá com um showcase entre as equipes de Rocket League da NRG e da Team Liquid.