No Dica Rápida dessa semana, vamos falar sobre um campeão bem especial: O Volibear! O ursão mais querido de Summoners Rift, depois do Tibers, ganhou bastante winrate com as mudanças recentes que a Riot Games realizou!

Se inscreva no canal do Mais e-Sports e não perca os próximos vídeos:

  • Na selva o campeão saiu de 47% de Winrate para 54% de Winrate!
  • Na top lane o campeão saiu de 46% para 53%!
  • Segundo jungler com maior Winrate do patch, ele está com 54.32% e só perde para o WW que vem com 54.78%
  • No top ele está em terceiro lugar com 53.19% atrás do Singed que está com 53.40% e do Sion que vem com 54.64%
Mas vamos lá… O que mudou no Volibear?
O seu Q recebeu um Buff que aumentou a velocidade de movimento que ele ganha!
O seu W agora tem o tempo de recarga reduzido quando é utilizado em tropas e não e não só nos monstros da jungle. Isso foi um ótimo buff para o Voli top laner.
Agora o grande buff… o seu E agora empurra levemente inimigos para trás e caso o inimigo estiverem avançando ou estiverem no ar eles recebem um dano mágico interessante.
Ou seja, se você combar o Q com o E você além de causar dois empurrões no seu inimigo, você vai causar dano nele!
Essas mudanças deixaram o campeão muito mais viável. A leve empurrada de seu E em área é algo ótimo para se utilizar em Team Fights e também no 1v1!
Fora isso, Voli continua com os mesmos pontos fortes. Sua passiva é bem chata e ótima para trocas no 1v1, ele causa bastante dano com seu W mesmo construindo itens de vida!
Para deixar isso tudo mais interessante, estamos em um meta onde a runa Pós Choque está bem forte e vem sendo a principal escolha de todos os profissionais.
Ah, falando em profissionais, vários deles começaram a jogar diversas partidas com o campeão. Seja na selva ou até mesmo na rota do topo. Na selva já vi alguns jogadores testarem o Predador também!
O Volibear está sim bem mais forte que no patch anterior, mas não diria com muita certeza que veremos ele no competitivo. O campeão ainda sofre dos mesmos problemas. Alguns slows no time inimigo fazem com que ele fique bem inútil em certas team fights e por isso, vejo ele aparecendo no competitivo apenas como uma surpresa no final do draft!

Dicas para o Volibear no Top

No topo aproveite bastante do início da sua fase de rotas utilizando o seu kit. Não hesite em dar um all in no nível 2 ou 3 pois a sua passiva terá um impacto muito grande e ela tem apenas 2 minutos de tempo de recarga! Utilize-a como uma forma de sustain.
Deixar o Frenesi (W), estacado é sempre bom, porém, tome cuidado para não empurrar demais a rota. Você precisa sempre de três ataques básicos para poder utilizar a habilidade. Fora isso, você ganha um buff de velocidade de ataque nesse tempo… A melhor hora para uma luta é quando você já tem esses 3 stacks.
A sua grande força é durante a fase de rotas, logo depois, tome cuidado durante a transição para o meio e fim do jogo pois muitos controles de grupo vão te ferrar bastante.

Dicas para o Volibear na Selva

Na selva o Volibear vai ganhar várias trocas contra outros junglers do meta, então, se aproveite disso. Arquitete bem os seus ganks e não hesite em utilizar o Flash para encaixar o seu Q.
Assim como na rota do topo, tome cuidado para a transição do início para o meio do jogo. É um ponto onde o Voli pode acabar se ferrando!
Ah como já citei, na selva utilizar a runa Predador é algo interessante!

Vamos falar sobre a build do Volibear?

Na rota do topo eu venho escolhendo sempre a Hidra Titânica como meu primeiro item. Além do poder de resetar o ataque básico (se você não sabe como fazer isso, veja a Dica Rápida) você causa dano baseado na sua vida e consegue limpar mais fácil as ondas de minions.
Logo depois eu gosto de fazer a Glória Íntegra como segundo item e geralmente acabo fazendo a Warmog como terceiro.
Em alguns jogos que consegui uma bola de neve muito grande, eu fui direto para o Limite da Razão.
Existem uma série de outros itens como Armadura de Espinhos, Semblante Espiritual e outros que são situacionais e em alguns casos eles entram até mesmo como segundo item.
Na maioria dos casos a bota Passos de Mercúrio vai ser a melhor solução para você pois irá te ajudar a não sofrer tanto para controles de grupos e as lentidões da equipe adversária.