VALORANT: Riot fará ajustes para conter a sobrecarga de habilidades

VALORANT: Riot fará ajustes para conter a sobrecarga de habilidades

Durante o quinto ano de VALORANT, a Riot revelou que está intensificando os esforços para lidar com um problema crescente: a sobrecarga de habilidades. O termo se refere a situações em que combinações de utilitários tornam o combate quase impossível de reagir, especialmente em níveis mais altos.

“Penso em Clove. Elu me fez repensar o significado da morte”, comentou um dos representantes do estúdio. O mesmo vale para outros agentes recentes como Vyse e Tejo, que trouxeram novas dinâmicas ofensivas e defensivas para o jogo.

No caso do Tejo, a habilidade Rajadas Guiadas foi identificada como um ponto crítico, levando a situações de xeque-mate com pouco ou nenhum espaço para contra-ataque. Por isso, na Atualização 10.09, ele foi ajustado para ficar mais alinhado com outros Iniciadores.

Mais clareza, menos frustração

A Riot explicou que está adotando uma abordagem mais holística sobre o balanceamento de habilidades, com foco na clareza das informações em jogo. Isso inclui atualizações gráficas e sonoras em habilidades como o Incendiário do Brimstone, as explosões da Raze e os indicadores visuais da Barreira de Contenção da Deadlock.

Essas mudanças visam facilitar a leitura de efeitos como fumaças, flashes, atordoamentos e debuffs em geral. A ideia é que o jogador consiga processar rapidamente o que está acontecendo, mesmo em combates intensos.

Monitoramento constante do meta

Além dos ajustes visuais e de som, a Riot disse que está constantemente analisando dados do jogo, como taxa de escolha, impacto por agente, mapa e ranque. Essa análise permite detectar desequilíbrios e aplicar correções pontuais.

A desenvolvedora também reforçou a importância do feedback da comunidade. “Sempre preencham aquelas pesquisas que vocês recebem no jogo”, incentivaram os devs, afirmando que esse retorno é essencial para definir os próximos passos.

As mudanças já implementadas e outras previstas para depois do Champions visam manter o VALORANT equilibrado, respeitando a principal premissa do jogo: o peso da mira e a utilidade das habilidades precisam caminhar lado a lado.


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(Imagem: Divulgação/VALORANT)

Bruno Rodrigues

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