Guia básico para iniciantes da jungle. Atualizado Season 5.

Sabemos que LOL é o jogo mais jogado do mundo, e também sabemos que novos invocadores ingressam todos os dias para conhecer o game. Assim temos sempre um número grande de jogadores pré level 30 que não estão totalmente familiarizados com o meta game.  Com o guia à seguir, buscaremos esclarecer alguns pontos iniciais sobre a famigerada role dos caçadores da selva do League of Legends.

Jungle para Inciantes

O que é a Jungle?

Jungle é uma palavra do inglês que significa selva(Não diga). E no League of Legends convencionou-se há muito tempo chamar o espaço entre as lanes de jungle. Essa jungle é habitada por diversos monstros neutros que fornecem ouro a quem o abater, além de outros benefícios táticos que serão abordados adiante. Importante, no entanto, é saber que cada um desses monstros tem um comportamento relativamente padronizado e o ecossistema do Rift pode ser alterado pelos campeões conforme vão abatendo esses seres selvagens.

O que é o Jungler?

Jungler é o Campeão que assume o papel de principal controlador do abate dos monstros neutros do seu lado do mapa. Nessa função ele deve: a) proteger os campos a fim de que o time inimigo não obtenha ouro na selva aliada. b) controlar o tempo de surgimento dos monstros. c) distribuir os benefícios da jungle aos seus colegas de equipe e d) executar os objetivos globais Dragão e Barão. Além disso o jungler deve ajudar o seu time na fase de rotas, aliviando a pressão de lanes em desvantagem, criar vantagens em lanes iguais e afundar ainda mais aquele jogador inimigo que está tendo dificuldades.

Porque um deve existir um Jungler?

Durante o transcorrer das  temporadas de League of Legends, jogadores experientes perceberam que era mais eficiente para o time manter um jogador na selva. Isso por que, do ponto de vista tático, é mais vantajoso que apenas um individuo colete farm e XP em cada rota*, bem como a liberdade do jungler pelo mapa facilita as emboscadas à jogadores inimigos com a lane avançada. Dessa forma a jungle é um espaço rico em recursos e vantagens que na maioria dos jogos é imprescindível na busca da vitoria. E com toda certeza, de todas as temporadas já experimentadas, a Season 5 é a que mais atribuiu importância aos objetivos da jungle.

Como ser um bom jungler?

Bom, você já está lendo este texto, o que significa que busca sempre melhorar e ter conhecimento do jogo, só por isso podemos afirmar que você é um jogador acima da média, mas além disso, deve conhecer o mapa, os monstros, o seu campeão, os campeões inimigos e ainda ficar de olho no tempo de nascimento dos campos. Inicialmente fazendo isso, já estará cumprindo sua tarefa básica como caçador da selva. Mas nunca esqueça, o erro é o maior professor, e se você nunca tentar nunca vai errar e nunca vai conseguir, por isso, muito treino com os champs, e bons jogos nos campos da justiça. Não esqueça de acessar novamente mais tarde.

*Adc e suporte dividem experiência na lane inferior, pois conceitualmente os adcs são extremamente frágeis no inicio do jogo, e dessa forma necessitam de proteção até os estágios mais avançados do jogo quando causam elevado dano físico de forma contante à uma distancia segura. Adc e suporte ficam na rota inferior, principalmente em razão da localização do dragão no mapa, pois este é um objetivo sempre realizado cedo no jogo, e a proximidade do seu covil com a rota inferior propicia uma realização mais fácil deste objetivo, além da ajuda do suporte no controle de visão da área do rio.