(Foto: Reprodução/Twitch)

A Twitch, plataforma de streaming mais popular do mundo, vem tomando medidas sérias para combater a homofobia e a disseminação de ódio contra minorias em seus canais. Em reflexo a esses esforços, os streamers Destiny e M0e foram punidos com bans de 30 dias por utilizarem linguagem ofensiva contra homossexuais e latino-americanos em suas transmissões.

Destiny, famoso por streams de Starcraft II, afirmou em seu canal no YouTube que, de acordo com a Twitch, seu ban teve dois motivos: o primeiro foi o uso recorrente da palavra “faggot”, ofensiva a gays; a segunda foi referente a um diálogo xenofóbico sobre cubanos e mexicanos.

“Eu disse a palavra com F e chamei o cara de retardado, ou alguma coisa do tipo. Aparentemente, isso foi ruim. Mas eles [a Twitch] também cliparam o momento em que eu estava conversando com a minha mãe, e disse ‘Talvez eles devessem atirar nos cubanos que estivessem nadando para os EUA’, ou algo sobre o que minha mãe queria fazer com mexicanos. Algo assim”, disse o streamer.

Destiny foi banido por 30 dias da Twitch após dizer que “deviam atirar nos cubanos que nadam até os EUA” (Foto: Reprodução/Youtube)

M0e, que streama CS:GO, também foi banido pelo uso da palavra homofóbica. Ele havia discutido em sua transmissão sobre se a expressão era errada: “Eu vou tentar parar de usar essa palavra, mas é uma das minhas preferidas. Não é ofensiva. Tem vários significados. Eu uso ela pra chamar as pessoas de retardados”, comentou.

A Twitch proíbe conteúdo com possível discurso de ódio em suas transmissões, e a orientação está explícita nas diretrizes oficiais da comunidade. Confira o parágrafo referente ao assunto na íntegra:

“A conduta de ódio é proibida e é qualquer conteúdo ou atividade que promove, incentiva ou facilita discriminação, difamação, objetificação, assédio ou violência com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência, condição médica, características físicas ou status de veterano. Qualquer conduta de ódio é considerada uma violação com tolerância zero e todas as contas associadas a essas condutas serão suspensas indefinidamente.”