Os treinadores Woobeom “EDGAR” Choi da Samsung, Donghun “Hirai” Kang da Longzhu Gaming e Byeonghun “cCarter” Choi da SKT concederam uma entrevista ao site sul-coreano Inven.

O entrevistador perguntou para os treinadores o quanto as equipes de fora da Coréia evoluíram para este Mundial.

Foto: Riot Games

Hirai, comenta: “Mesmo sabendo que não jogaremos contra todos os times, TSM vem para a Coréia do Sul sempre para treinar e nós treinamos com eles com bastante frequência. Eu sinto que a TSM está muito mais sólida. Eu me dei conta do motivo que faz eles serem os melhores do NA. Eu acredito que “gap¹” está diminuindo a cada ano e a diferença de nível entre a LCK e as outras ligas ficou muito menor este ano. Não podemos errar na partida.”

O treinador da Longzhu completa: “Foi um alívio não estar no mesmo grupo que a TSM. Não é apenas Bjergsen, que é sempre mencionado por suas habilidades, mas Hauntzer é muito bom também, e Doublelift tem uma habilidade fenomenal de causar dano durante a laning phase e nas teamfights. Biofrost e Svenskeren também são ótimos.”

cCcarter, da SKT menciona também a G2 da Europa: “A maioria dos times que ficaram em primeiro em suas regiões são fortes. Não apenas a TSM, mas a G2 também recebeu muitos elogios aqui na Coréia, mas eu pude ver suas habilidades evoluindo durante o MSI. EDG é a mesma coisa. Todos os três times da China tem lutas apertadas, e é incrível como eles saem de situações intensas.”

Para finalizar, Edgar, da Samsung responde: “Todos os times chineses são fortes. E a performance da TSM chega a ameaçar os times Coreanos. Os times chineses tem a vantagem de jogar em casa, o que é assustador também. Falando mais da TSM, eu acredito que eles não vão falhar em ficar no top 8 este ano [sair da fase de grupos].”

gap¹ – O termo é utilizado para se referir na diferença de nível entre times ou regiões. É muito comum ver a frase “the gap is closing” durante competições internacionais. Na tradução crua seria algo como “a lacuna está se fechando”, mas o sentido real da frase é que o nível entre as regiões está ficando mais parelho.