Uma das coisas mais comuns com os jogadores de League of Legends é acabar se estagnando no mesmo elo durante muito tempo.

Estamos em 2017 e o número de jogadores que tem 3, 4 anos ou mais de partidas ranqueadas só aumenta. Já reparou o número de pessoas que ficam presos no mesmo elo sempre? Seja ele Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante… Por que será que isto acontece?

Alguns ficam presos durante 3, 6 meses e outros podem ficar presos no mesmo elo durante anos!!!

Eu parei de evoluir dentro do League of Legends?

Estar preso durante um bom tempo no mesmo elo pode trazer esse pensamento para você. Mas basicamente não, você não parou de evoluir. Você simplesmente está tendo a mesma média de evolução que a maioria dos jogadores do seu elo.

Para poder entender isto melhor, vou explicar uma coisa para vocês: O League of Legends está em evolução constante!

Em 2013, Choi “Insec” In-seok fez a jogada que ficou eternizada com o seu nome em uma partida da OGN e algumas semanas depois a repetiu no All-Star. Na época, todos ficaram de cara com a jogada.

Para os espectadores, e até mesmo para os profissionais da época, Insec fez uma jogada mecanicamente linda. Hoje, pular em uma ward atrás do oponente e chutá-lo de Lee Sin é algo que você provavelmente já viu em uma partida do Prata.

Pouco tempo depois, todos ficaram assustados quando um Lee Sin aleatória da soloQ americana utilizou o Flash no meio da animação do ultimate do Lee Sin na stream do Scarra. Essa jogada pode ser vista facilmente no Platina, Diamante e qualquer Lee Sin do challenger vai conseguir executá-la sem muito mistério.

Todos os jogadores vem tendo uma evolução constante. Do Bronze 5 ao Challenger.

Como faço para subir de Elo?

Para subir de elo é simples. Você precisa ter uma evolução maior que os jogadores do seu elo! Se você está no Platina 5 e deseja alcançar o Diamante 1 você precisará evoluir o suficiente para chegar no nível de um Diamante 1.

Logo depois vai vir o mais difícil. Continuar evoluindo igual a maioria dos jogadores presentes no Diamante 1, se não, você vai ficar para trás e irá cair aos poucos. E caso o objetivo seja o Challenger você precisará evoluir ainda mais, e quando chegar lá, precisa continuar evoluindo novamente…

Mas os jogadores do meu elo são tão ruins…

Este pensamento é um dos mais comuns dentro do League of Legends e não vai te levar à lugar algum. Projetar a culpa nos seus aliados da soloQ não é nada bom e pode fazer você ficar ainda mais estagnado.

Você é o único denominador em comum em todas as partidas ranqueadas da sua conta. Se o seu elo está cheio de jogadores que tomam decisões ruins, é simples, aproveite das decisões ruins e as jogadas tortas e feias que o time inimigo está fazendo.

Foque no seu jogo e na sua evolução

Subir de elo é basicamente como uma maratona. Não é como nos 100 metros rasos onde você precisa dar todo o seu gás em poucos segundos. Para alcançar ligas maiores, você precisa focar sempre em sua evolução.

Sabe aquela partida que você joga super bem, erra praticamente nada, mas perde? Não fique frustado! Comemore, pois você jogou bem. Se você jogasse assim toda partida, você teria uma porcentagem de vitórias bem superior a 50% e rapidamente iria subir de liga!

Da mesma maneira, terão partidas que você simplesmente vai jogar muito mal e mesmo assim vai ganhar. Reveja os seus erros! 

É sempre mais fácil analisar os erros dos nossos companheiros que os nossos erros né? Porém, focar em analisar os seus erros, seus pontos fortes e fracos irá te ajudar a evoluir bem mais.

Se você se identificou com o artigo, eu espero que você tenha gostado. Caso tenha alguma dúvida, comente ali embaixo que eu irei responder todos os comentários.