TACO e Coldzera, jogadores do MIBR (Foto: MIBR)

Iniciada no final do ano passado, a discussão sobre as polêmicas eliminações pela smoke em Counter-Strike: Global Offensive estão de volta. Depois de Nikola “NiKo” Kovač criticar publicamente a Astralis por abusar de um possível “macete” para conseguir eliminações antes que a fumaça se disperse, foi a vez de Epitácio “TACO” Filho se posicionar contra o exploit.

Em um tuite, o jogador da MIBR revelou que o “macete” nada mais é que uma bind – um botão que ativa um comando -, para dar um zoom no radar.

“Estou usando essa bind do radar porque estou cansado de ser f***** por idiotas agachados esperando a fumaça sumir. Faça o CS justo novamente”, completou TACO.

Lukas “gla1ve” Rossander, capitão da Astralis e principal alvo das acusações de explorar do artifício, indagou o brasileiro: “É só a bind de dar mais zoom no radar?”. Ironicamente, TACO disparou: “Muito divertido. Você seria um grande comediante”.

Jesper “JW” Wecksell foi outro que discordou do brasileiro. “O problema não é o comando para dar zoom, e sim o fato dos adversários aparecerem no radar antes da fumaça desaparecer”.

TACO respondeu o sueco dizendo que o problema é abusar de algo considerado um “bug” e também criticou o adversário: “Não estou surpreso que você defenda essa m****”. JW replicou dizendo que não defende, mas se adapta e retrucou o brasileiro o chamando de “Senhor ‘Usar comandos banidos durante torneios’” – sem dar em mais detalhes.

A discussão continuou e outros jogadores também deram suas opiniões. A Valve e a ESL não se manifestaram publicamente sobre.

ENTENDA A BIND

A bind polêmica citada pelo brasileiro parece ter se popularizado nos últimos meses entre jogadores profissionais e é facilmente encontrada em uma rápida pesquisa na internet.

A configuração de gla1ve, disponível para download no site oficial da Astralis, tem a linha de comando configurada na letra c: “bind “c” “incrementvar cl_radar_scale 0.30 0.75 0.45”.

Diferença entre o radar em sua menor escala e com o comando encontrado na configuração de gla1ve (Arte: Victor Macedo/Mais Esports)

O comando nada mais é que um botão para “dar um zoom” no radar. Sendo assim, é mais fácil precisar o local exato do inimigo antes que ele apareça no restante da tela de jogo.

Confira a explicação do comentarista Giovanni “gio” Deniz: