O site E-Sports Heaven fez uma super pesquisa em torno da situação atual do Elojob na Coréia. Gosickboy fez uma matéria contendo entrevistas de um ex elojober coreano.

Traduzi grande parte da matéria e a entrevista completa com o Ex-Elojober. Abaixo as palavras dele:

“Fiquei ciente da existência do Elojober em 2012, onde um amigo dele estava treinando para entrar no competitivo mas precisava de dinheiro. Ele me provou que o dinheiro do Elojob era realmente bom e me chamou para trabalhar com ele.

Em 2014 eu já estava vivendo em uma casa com outros boosters. Basicamente nós passávamos o dia inteiro subindo contas dentro do jogo e dividíamos as despesas. A gente dividia contas, jogávamos duoq para melhorar a porcentagem de vitórias e conversávamos sobre maneiras mais eficientes de ganhar as partidas. Quando descobrimos os scripts nós começamos a usar eles. Eles nos ajudavam a jogar com uma variedade bem grande de campeões, levar contas para o Challenger se tornou algo bem mais simples.

Antigamente, a comuniadde de Elo boosting foi dominada por grandes sites, meu amigo ganhou 20 mil dólares com o site que ele era dono. Um dia ele me disse que estava fechando o site devido à alguns problemas pessoais e a gente iria ter que sair da casa. Com isso, eu fui para um cyber cafe onde várias pessoas estavam fazendo elo boosting lá.

Eu fiquei impressionado quando cheguei lá, eram cerca de 100 pessoas fazendo Elojobs com scripts, eles faziam a nossa antiga operação parecer algo super amador. Algumas pessoas que eu conversei disse que já teve picos de 200 pessoas fazendo elojobs no café, mas durante a noite ficavam apenas cerca de 10 pessoas. Após algumas conversas, eu tinha um novo emprego, esse Website me pagava bem menos, minhas condições de vida eram piores mas eu não tinha muita escolha.

O grande problema foi quando a Riot coreana começou a ficar mais esperta, encontrar os usuários de scripts e banir suas contas. Vários sites começaram a fechar e eu fiquei me questionando o que eu faria com meu futuro. Meu chefe disse que o nosso site estaria Ok, que ele tinha conseguido um acordo com a Riot e enquanto ele seguisse algumas regras, os seus elojobers continuariam sem banimentos.

O número gigantesco de contas no Diamante 1, Mestre e Desafiante que continua usando scripts é algo bem maior que qualquer jogador pode imaginar. Eles utilizam campeões que não estão associados a scripts então os outros jogadores nem percebem, ainda tem o fato que uma conta no Desafiante traz credibilidade. Eu disse para meu gerente que eu gostaria de sair pois estava meio que com medo de me envolver com algo criminoso e que queria voltar a estudar. Ele disse que para eu não me preocupar com isso e que eu não poderia voltar a estudar. Ele disse que minha família não iria me aceitar de volta.

Eu sai agora, foi 6 meses depois que eu planejei. Eu acredito que o gerente estava pagando dinheiro para alguns Rioters Coreanos para fazer vista grossa em algumas contas; Será que o Website vai sobreviver? Eu espero que o site seja fechado logo.

O que mais me irrita é o fato que a Riot pode detectar facilmente scripters, mas apenas aqueles que não pagaram nada para alguns Rioters que são banidos. Kyahaha é um caso complicado, pois ele evidentemente paga para a Riot pois ele utiliza scripts.”

O site E-sports Heaven também tentou entrar em contato com o dono do site e ele simplesmente ignorou que paga qualquer coisa para Rioters.
Durante a pesquisa, eles descobriram que cerca de 5 a 6 Rioters estão nessa folha de pagamento do Site de Elojob.

O script que é utilizado foi feito por um canadense especificamente para o Client Coreano de LOL. Esse Script está instalado em 100 computadores do Cyber Café que mencionamos.

Atualmente o jogador que é mais conhecido por utilizar Scripts no Challenger é Kyahaha (캬하하), ele já foi um dos jogadores que treinava para entrar na CJ Entus em um time amador patrocinado por outras empresas.

Vários jogadores profissionais já falaram publicamente que Kyahaha é Scripter (Pray, Insec, Imp, Chei). Cpt Jack chegou a falar que ele doaria seu salário para Kyahaha se ele provasse que não é Scripter.

Um Rioter Coreano, Techsam comentou que a Riot já esta com investigações em cima do jogador e não pode ainda confirmar se ele realmente utiliza scripts.

Bem, traduzi grande parte do Artigo, se você preferir ler ele em inglês é só Clicar Aqui. Será que temos uma situação semelhante aqui no Brasil?
Comente a sua opinião.