O Sion é o assunto da Dica Rápida dessa semana. O campeão atualmente tem o maior winrate da soloQ e vem sendo um pick contestado no cenário competitivo. Confira:

Se inscreva no canal do Mais e-Sports e não perca os próximos vídeos:

Sion, o mais winrate da top lane na soloQ

O Sion é um campeão que estava beeeeeeeeeeeem sumido mas recentemente ele voltou aparecer muito no metagame. Para vocês terem noção, o Sion apareceu em 57 jogos (pickado ou banido) durante todo o ano de 2017 no competitivo e agora em 2018 ele já apareceu 165 vezes.

Ele saiu de uma presença de 0% no patch 8.1 para 90% no patch 8.4 dentro do cenário competitivo.

Nossa… então ele deve ter ganho alguns buffs né? Na verdade não. O que aconteceu foi uma série de correção de bugs que tiveram no patch 8.3 e novamente agora uma no patch 8.5.

O Sion teve um acrescente na sua Winrate desde o patch 8.2 que foi marcado pelo nerf no Ornn mas seu winrate aumentou bastante no patch 8.4 onde tivemos a chegada do Osso Revestido e nerfs em dois top laners que estavam com muita popularidade: GP e Gnar.

Com isso, ele rapidamente apareceu no competitivo nas mãos do Ray da EDG jogando a LPL. E desde então, começou a ser bastante utilizado no cenário competitivo.

Na soloQ ele também teve um ganho de popularidade, saindo de 2% do patch 8.1 para 6% no patch 8.4 e é atualmente o top laner de maior winrate do jogo na soloQ!

Mesmo estando forte e com o maior winrate da soloQ, será raro ver o Campeão foi um winrate tão alto pois ele não é tão atrativo como outros top laners.

Análise Rápida do Sion

Sion se dá vem contra dois top laners que vem sendo muito pickados e banidos no patch:
Gnar e Camille.

Fora isso, ele praticamente não passa aperto contra nenhum top laner. Alguns como Cho’Gath podem até incomodar ele no início, mas chega um momento do jogo em que ele consegue empurrar a lane tranquilamente.

Outro ponto positivo é que não é tão simples assim você divar um Sion. Não é tão simples você gankar um Sion. Além dele ter bastante resistência, a passiva dele é assustadora.

O Sion causa dano em área com se Q, com seu E e com o seu W. Ou seja, ele empurra facilmente a rota.

Sion e o Meta

Ele tem um poder de pico muito grande no mid game que comba perfeitamente com o meta atual que temos no 8.4 que é fazer o primeiro Barão e utilizar Flâmula do Comando para ganhar o jogo. E o Sion… ele é um ótimo usuário da Flâmula. O item se encaixa bem em sua build.

Aliás… falando da Flâmula… Inclusive você verá alguns jogadores fazendo ela no Sion e em outros campeões no próximo fim de semana do competitivo que continua sendo no 8.4 mas na sua soloQ, que já está no 8.5, não compensa mais pois a flâmula foi nerfada.

Em uma entrevista ao site coreano Inven, o Huni comentou: “Eu acho que o Sion precisa de um Hotfix. Aparentemente um jogador sem muita habilidade pode simplesmente te pressionar na lane. Você simplesmente aperta E e vence todas as trocas pois Sion é um campeão fácil de se jogar é difícil de criar uma bola de neve contra ele.” Huni reclamou também o bug no alcance do E do Sion que foi corrigido apenas agora no patch 8.5.

O campeão está tão forte que vem aparecendo até mesmo no mid. O Envy da INTZ escolheu ele na semana passada e contou que o Sion se dá bem contra vários match-ups na rota do meio. Huni também comentou sobre o Sion Mid e disse que caso você construa a Flâmula do Comando rapidamente, você vai levar uma ou até mesmo duas torres no início do jogo pois o mid laner, que geralmente causa dano mágico, não consegue ferir o minion buffado pela Flâmula.

Runas para o Sion

  • Cometa Arcano: Ótimo para o Sion pois é possível utilizar e acertar o Cometa com seu Q e com seu E.
  • Fluxo de Mana: Ajuda o sustain durante a fase de rotas.
  • Celeridade: Bem… A runa ta forte.
  • Chamuscar: Bom para a fase de rotas.
  • Osso Revestido: Ótima sinergia!
  • Ventos Revigorantes: Ótimo para a fase de rotas.

Veja também: Entendendo a Flâmula do Comando e como ela funciona