O Flamengo continua imbatível no CBLoL e na terceira semana do torneio conquistou mais duas vitórias. Confira como foi a coletiva de imprensa com os jogadores Leonardo “Robo” Souza e Felipe “brTT” Gonçalves, após a vitória em cima da Vivo Keyd.

Você acredita que o Flamengo Esports está ganhando por jogar o básico do LoL muito melhor que os outros times?

brTT: Eu diria que sim, nós somos um time que está jogando muito bem passo a passo, colocando o plano de jogo na cabeça, analisando a condição de vitória do adversário, como eles podem abrir alguma vantagem no começo de jogo e coisas do tipo. Talvez por ser MD1, pelo menos pra mim está mudando bastante, nunca me senti tão focado assim como agora então está sendo muito difícil eu cometer erros, tanto que eu não estou morrendo quase nenhuma vez. Todo o time está nessa vibe também, com a condição de vitória na cabeça o jogo todo até sairmos com a vitória.

Vocês se surpreenderam com o time se encaixando tão bem logo no primeiro turno de jogos?

Robo: quando eu vim para o Flamengo a intenção era sermos o melhor time, todo mundo dessa line-up joga muito bem, tanto mecanicamente quando em questão de macro, então eu estava bem confiante no time mas me surpreendi bastante com o Luci e Shrimp, eles mandam bem no inglês e se comunicam bastante pra ajudar a gente, eles são bem team players e não são muito egoístas, então me surpreendi sim foi até melhor do que eu pensava. Quanto ao Reven e ao Jordan eu também me surpreendi bastante, se não for a melhor coaching staff que eu já tive é uma das melhores.

brTT: Concordo bastante sobre os coreanos, eles são bastante comunicativos e estão sempre tentando ajudar o time, eles não são individualistas como todos esperam, que porque são muito bons vão tentar carregar o jogo sozinhos. O Luci principalmente foi o que mais me surpreendeu em questão de comunicação, eu e ele somos jogadores que comunicam o jogo todo e isso está fazendo o time rodar muito bem e não cometer erros, estamos sempre comentando a todo minuto o que o time inimigo pode fazer, onde eles podem estar, o que eles podem fazer para dar um pickoff ou coisa do tipo, então a comunicação do Luci está me surpreendendo bastante e é uma das coisas que está fazendo nós irmos tão bem.

O quanto o Goku tem sido essencial para que vocês estejam jogando tão bem?

brTT: Não é nem por ser o Goku mas acho que por conta do meta, os campeões que estão jogando atualmente na mid lane querem ter uma lane phase forte, pegar pressão no 1×1 ou 2×2 na rota, pegar a vantagem e jogar nas outras rotas. Eu não acho que é porque é o Goku que isso está acontecendo, acho que é mais por conta do meta mesmo, bot lane com pressão no mundo todo está sendo muito priorizada, mas ele é um jogador exemplar e conseguimos ver no jogo em que ele jogou de Zoe, campeões que chamam mais a responsabilidade, sabemos que ele vai conseguir e tem mecânica para isso. Caso seja preciso de ele pegar uma Akali da vida, um campeão mais carry, sabemos que poderemos confiar nele.

Você pode comparar o desempenho do Winged de 2014 com o shrimp e Luci em 2018-2019? 

brTT: É muito difícil comparar porque na época que o Winged veio nosso cenário não era tão evoluído assim, em questão de jogadores e conhecimento de jogo, então a discrepância entre eles e os outros era muito grande, por isso eu sempre falei que o Winged sempre foi o melhor aqui, na época ele ensinou a maioria dos junglers a jogarem o jogo, mas agora o Shrimp pra mim é o melhor jogador que já veio aqui para o Brasil, conhecimento de jogo e mecânicas absurdas, e agora o Luci também me surpreendendo com sua mecânica e lane phase, então os dois com certeza são os melhores jogadores qeu já vieram pra cá.

Como o time está lidando com as barreiras de linguagem?

Robo: Acho que a comunicação está muito boa, temos alguns problemas sim porque o inglês não é a primeira língua de ninguém, então temos um pouco dificuldade, principalmente eu que não estava acostumado a jogar falando em inglês, então tenho que pensar muito para falar algumas coisas, mas com o tempo vamos melhorar muito mais a nossa comunicação. Eles são muito bons, tem coisas que em outros times que passei precisava ser comunicado e aqui não precisa porque todo mundo já sabe, tipo lane phase, onde wardar e coisas do tipo. fica mais fácil por eles serem muito bons já que não precisa ser tão especifico em relação a algumas coisas, então pra mim está muito bom.

Para você qual o melhor ADC da LCS e para quem vai sua torcida? 

brTT: Eu acho que o Doublelift é o melhor ADC do NA. O estilo de jogo dele é muito agressivo, o controle de lane dele é muito bom e sempre consegue sair com bastante vantagem de farm na lane, então provavelmente o melhor ali é o Doublelift. Minha torcida vai para o Zven, eu tenho contato com ele, as vezes tiro algumas dúvidas e converso com ele no Twitter, então minha torcida vai para ele e para o Bang, que também é meu amigo.

Vocês acreditam que o foco no brTT acaba favorecendo o Flamengo de alguma maneira? 

Robo: é meio difícil essa pergunta, eu sou bem agressivo no top e o brTT é bem agressivo no bot, então os inimigos tem qeu escolher alguma lane para ir, se eles escolhem a minha o brTT fica gigante e se eles escolhem o brTT eu tento ajudar ele porque é isso qeu você tem que fazer nesse patch, o bot é quem ganha o jogo. É bem difícil você acabar o jogo com o brTT, então eu estou bem confiante, não vejo algum time conseguindo jogar contra a gente, ainda não aprenderam jogar certo nesse quesito. Quando me focam eu acabo deixando o outro top livre no jogo e o brTT também, então eu tenho certeza que ele (brTT) vai jogar melhor que qualquer top no brasil então fico tranquilo.

Vocês acreditam que é possível manter a boa fase do time para eventuais competições internacionais? 

Robo: O maior problema lá fora não é nem que as pessoas não tentam ser proativas, mecanicamente os jogadores lá fora são melhores, então os jogadores brasileiros são muito punidos durante a lane e é mais difícil de se criar jogadas, esse é o maior problema do Brasil internacionalmente, ninguém aguenta a lane contra os caras. Esse time que estamos agora com dois coreanos está mandando bem mecanicamente, se conseguirmos ser campeões acho que vamos mostrar um bom jogo lá fora, que também é nosso objetivo.

brTT: O que está acontecendo também é que basicamente o Flamengo está fazendo o feijão com arroz, tipo ganhando a lane phase não importa o matchup que pegamos, podemos estar com matchup ruim mas focando na nossa condição de vitória vamos ganhar não importa com qual escolha estejamos.

Vocês já se sentiram desafiados nesse CBLoL? 

Robo: Eu só me senti desafiado por nós mesmos quando erramos no draft contra a Uppercut, quando a vitória estava de graça para eles, mas acabamos achando algumas janelas e saímos com a vitória. Quando vi o draft eu pensei “meu Deus se pá que azedou aqui”, mas ainda bem que deu bom.

Antes da entrevista com os jogadores do Flamengo, brTT ainda deixou o seguinte recado:

“Eu queria falar que estou jogando com lag em todos os jogos do CBLoL, isso é inaceitável”

A próxima partida do Flamengo será contra a CNB no dia 02 de fevereiro. Você pode conferir a cobertura completa da competição aqui no Mais e-Sports.