O Rioter Mazza fez um post no fórum oficial falando sobre a instabilidade no Servidor BR de League of Legends.

Pessoal, pedimos desculpas pelos problemas que vêm ocorrendo com o servidor e estamos trabalhando incessantemente nessas questões – e vamos continuar até onde for necessário. Nós sabemos que não temos nos comunicado tanto quanto seria o ideal, em parte por questões de segurança, mas o intuito desta mensagem é melhorar isso. Principalmente sobre os problemas que começaram a aparecer na última semana.

Desde o dia 19/08 estamos sendo impactados por ataques DDoS (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_de_nega%C3%A7%C3%A3o_de_servi%C3%A7o).
Isso significa que pessoas de má indole mandam pacotes de informações que acabam por sobrecarregar o servidor, fazendo com que o processamento de informações legítimas seja mais difícil devido ao alto tráfego de informaçõeos maliciosas, causando oscilação de latência e até mesmo desconexões da partida.

Assim que detectamos os ataques, nosso time de engenharia de redes começou a trabalhar no problema, tanto para impedir que novos ataques aconteçam quanto para melhorar nosso serviço de internet. Também estamos trabalhando com o nosso Data Center para ajudá-los a entender como bloquear esses ataques para que seus serviços não sejam afetados. Já fomos capazes de prevenir muitos dos problemas antes mesmo de eles atingirem vocês, e esperamos resolver o problema atual o mais rápido possível.

E isso é uma queda de braço constante, ou seja, assim que colocamos uma defesa em ação, eventualmente podemos esperar métodos de ataque que requerem uma ação maior. Cerca de metade do que é investido em equipamentos em League é direcionado a dispositivos de rede para segurar o aumento de frequência e de tamanho de ataques DDoS. Trabalhamos de perto com os nossos fornecedores de equipamentos e outros serviços para ter certeza de que estamos fazendo tudo ao nosso alcance para proteger todos os aspectos que fazem o League of Legends. Investimos mais e mais a cada dia e vamos continuar trabalhando para vencer essa luta.

Às vezes nós perdemos a luta, e isso é chato pra caramba porque significa que jogadores como vocês também estão passando pelo problema. Isso também significa que, em vez de termos nossos engenheiros focados em fazer coisas maneiras para vocês, temos de combater os ataques dos hackers – e vocês, que são jogadores, perdem duas vezes. É frustrante, mas serviços de alta escala na internet estão sujeitos a isso, e estamos constantemente aprendendo a prevenir melhor esse tipo de situação pra ter certeza de que todos vocês estejam se divertindo.

Outra coisa importante de se notar é que além dos ataques DDoS da última semana, também notamos um aumento no uso de Drop Hack. Esse tipo de ataque resulta em uma pequena parcela de jogadores tendo problemas que mostram a mensagem de “Tentando se Reconectar”
enquanto jogam a partida e com a possibilidade de a partida “cair”, ou seja, talvez ela nunca termine ou desapareça completamente do histórico de partidas. Em outras palavras: Drop Hack afeta uma pequena parcela de jogadores, enquanto o DDoS impacta o servidor inteiro, como explicado acima.

Detectar e prevenir cheats/trapaças é um desafio constante, e temos diversos projetos pra melhorar nossa tecnologia em relação a isso. Não podemos garantir um final a todos os Drop Hacks, assim como no caso do DDoS, isso também é uma queda de braço contínua. Contudo, estamos comprometidos a fazer de tudo pra manter nossas defesas a melhor das melhores. Quero ressaltar também que levamos esse tipo de atitude muito a sério e, inclusive, qualquer jogador que for pego fazendo qualquer coisa relacionada a Drop Hack será banido permanentemente.

Peço desculpas pelo problema e prometo que vamos tentar continuar melhorando. Nesse meio tempo, não estamos parados – temos times trabalhando horas a fio pra resolver o problema,

Obrigado pela paciência,

Mazza.