×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

Rakin critica rebaixamento direto do CBLOL e comenta momento da CNB

League of Legends

Conversamos com Rafael “Rakin” Knittel, mid laner da CNB. O jogador comentou sobre o momento atual da CNB e sobre a questão do rebaixamento direto que assombra times do CBLOL.

Se inscreva no canal do Mais e-Sports e não perca os próximos vídeos:

Como você lida com o foco você durante os bans?

Rakin: Eu sinceramente não sei se é uma questão de respeito tipo ‘nossa ele é muito bom com esses três campeões’ ou é ‘nossa ele é muito ruim se não for com esses três campeões’ (risos). Mas queira ou não ajuda muito o nosso time sabe? Tendo um Draft onde eles banem três campeões na role do mid onde tem mais campeões do meta que podem ser utilizados é um benefício absurdo para nós.

Como foi a sua recuperação para voltar forte para o CBLOL?

Rakin: A primeira coisa que eu fiz foi me desligar de toda negatividade. Eu acredito muito em energia. Acredito que a energia de uma pessoa, de um evento, de uma memória… contagia e espalha pelo corpo igual uma doença. Eu estava sentindo muita energia negativa de tudo ao meu redor… seja dentro da casa, seja em relacionamentos, na minha família. A gente estava com certas coisas acontecendo que trazia essa energia para mim que quebrou o meu mental. Para mim foi duas semanas de desintoxicação, me desligando de toda negatividade, ficando com um mindset positivo e para voltar a jogar o que eu já sabia. Depois que eu voltei a preocupação virou em melhorar esse Rakin. Ninguém pode sentir confortável onde está, a gente tem que buscar melhorar.

Vocês estão jogando sem pressão?

Rakin: É divertido… A gente fica falando um cado de zoeira no Draft, claro que sempre se esforçando muito e focando no jogo. Mas a agora tem mais brincadeira dentro do Draft e no meio do jogo. É muito bom. Me divirto muio jogando com eles… Nunca senti uma sinergia tão grande com um time na minha vida. Agora, do jeito que estamos jogando está perfeito.

Como surgiu essa sinergia?

Rakin: A amizade. Todo mundo se gosta muito dentro da casa. Nunca tivemos uma briga de alguém gritar e se levantar. Até no treino quando a gente discute a gente da risada. A gente se gosta tanto que nunca ficamos bravos um com o outro. Antigamente tinha muita briga, não por motivos pessoais mas porque o time não estava encaixando.

Você teve uma relação boa com a torcida da paiN e hoje você ajudou eles. Como você se sente?

Rakin: É algo muito difícil pois sou muito amigo do 4LaN, do Bruce, do Redbert sabe? E também sou muito amigo da paiN sabe? Mandei até mensagem para o Loop, Tay e JuC falando ‘hoje no stage não vai ser só CNB Rakin jogando, vai ser paiN CNB Rakin jogando” (risos). Tenho um carinho muito grande por eles sabe? Mas ao mesmo tempo não queria que ninguém caísse cara. Acho que essa estrutura de sempre alguém cair, desculpa falar assim, mas é uma merda. Porque ninguém vai conseguir realmente dar o seu 100% se tem isso de alguém cair e o time todo dar disband. É um sonho todo se despedaçando sabe? Do jeito que os EUA está fazendo agora com franquia, que ninguém pode cair, eu acho que é perfeito. Se tirar essa pressão de cair vai melhorar muito o nível do cenário. Para mim é uma merda ver jogadores tão experientes, que eu considero muito bons. Jogadores que foram campeões. É tanto jogador bom que pode ficar de fora do CBLOL que isso me entristecesse.

Mas e o time que vai subir do Desafiante?

Rakin: Eu sinto que o sistema de reserva não é muito bem utilizado no Brasil. É muito mal utilizado e essa é uma chance de realmente botar talento novo. O que a PRG fez com o Lynkez agora foi muito bom, ele jogou duas partidas espetaculares de Cassiopeia. Foi muito bom isso. Não é questão de tirar a chance das pessoas do Circuito Desafiante de subir para o CBLOL, mas é questão de tirar essa pressão de cair e que o Brasil consiga implementar o sistema de reserva, que faz muita falta. Eu acho que nenhum time conseguiu realmente implementar o sistema de reserva no Brasil, igual os EUA consegue fazer, igual a Coréia consegue, igual a SKT consegue fazer. É algo a ser estudado pois esse jeito de ter alguém que vai cair e vai ficar com essa pressão ‘Meu Deus! Meu time vai ser rebaixado’ não é algo certo.

*Entrevista realizada em parceria com Evelyn Mackus, repórter do Mais E-Sports.

Você pode conferir a cobertura completa do CBLoL 2018 com Tabela, data dos jogos e tudo mais, aqui no Mais e-Sports.

Eric Teixeira

por Eric Teixeira

Publicado em 04 de março de 2018 • Editado há 6 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL Academy 2024: Rise Gaming garante vaga no 2° split
League of Legends

CBLOL Academy 2024: Rise Gaming garante vaga no 2° split

A Rise Gaming é a última equipe a se integrar no modelo novo do CBLOL Academy 2024 com 14 times! Confira mais detalhes na matéria, acessa!

Há 4 horas
League of Legends
MSI 2024: “Time brasileiro mais forte que já enfrentei”, diz FLY Jensen sobre a LOUD
League of Legends

MSI 2024: “Time brasileiro mais forte que já enfrentei”, diz FLY Jensen sobre a LOUD

Jensen, da Flyquest, revelou em entrevista ao CBLOL que treinou contra a LOUD e se surpreendeu com o nível da equipe para o MSI 2024.

Há 5 horas
League of Legends
LLA 2024: All Knights não segue na liga, time teve brasileiros no 1º split
League of Legends

LLA 2024: All Knights não segue na liga, time teve brasileiros no 1º split

A All Knights não fará mais parte da LLA! Confira mais detalhes na matéria sobre a equipe que teve três brasileiros no primeiro split, acessa!

Há 5 horas
League of Legends
LoL: Jogadores relatam diversos problemas com o VANGUARD
League of Legends

LoL: Jogadores relatam diversos problemas com o VANGUARD

O VANGUARD chegou no LoL nesta quarta-feira (1) e está causando muitos problemas técnicos nos PCs de jogadores ao redor do mundo.

Há 5 horas
League of Legends
MSI 2024: Primeira adversária da LOUD, TES tem elenco com campeões mundiais!
League of Legends

MSI 2024: Primeira adversária da LOUD, TES tem elenco com campeões mundiais!

A TES, primeira equipe que a LOUD vai enfrentar no MSI 2024, conta com diversos jogadores campeões do mundo! Confira o histórico dos jogadores da Top Esports.

Há 6 horas
League of Legends
LoL: Corki receberá mini-rework e perderá habilidade íconica
League of Legends

LoL: Corki receberá mini-rework e perderá habilidade íconica

O Campeão Corki, um dos mais antigos e populares do LoL, perderá uma de suas habilidades icônicas no patch 14.10 de LoL. Veja mais detalhes.

Há 7 horas

















































Campeonatos Atuais