brTT e Titan, atiradores do Flamengo e da KaBuM (Foto: Divulgação/Riot Games)

Após um segundo split emocionante e imprevisível, o CBLoL 2018 chega à sua série final neste sábado (08). Às 13h, a cidade de Porto Alegre (RS) sediará a decisão do campeonato mais importante no esport brasileiro, disputada entre a atual campeã, KaBuM e-Sports, e o estreante ambicioso, Flamengo eSports.

As duas equipes tiveram campanhas com início conturbado, porém consolidando-se como líderes ao chegarem ao final da primeira fase com 15 pontos. A decisão de quem iria diretamente para a final como primeiro lugar da Escalada aconteceu pelo critério de menor tempo de vitória, em que a KaBuM se classificou.

O histórico apertado mostra que o nível entre os dois times, em tese, é parelho. O Flamengo apresenta uma crescente desde as últimas semanas, visível no 3 a 0 contra a CNB em que foi garantida sua vaga na final. A KaBuM, no entanto, tem a vantagem de ter observado seus oponentes na série md5, e trabalhado seu estilo e jogo às escuras.

A fim de desvendar as chances das duas equipes de levantar a taça do CBLoL, o Mais e-Sports conversou com uma série de jogadores, treinadores e analistas do cenário competitivo de League of Legends. Confira as opiniões das personalidades sobre a grande final!

Jean-François “Nuddle” Caron, ex-técnico da KaBuM e atual Red Canids

“Eu acredito que a KaBuM tem o melhor time, e o Flamengo tem os melhores jogadores individualmente em três rotas, então será uma boa final na qual eu acredito que a KaBuM ganhará por 3 a 2. O Flamengo pode ser superior na selva e no top, mas o Dynquedo sempre mostra uma consistência que ajuda o time a ter controle no early game. No final, eu acho que qualquer que conseguir pressionar melhor o adversário deve vencer e, nesse conceito, a KaBuM é melhor.”

Lucas “Maestro” Pierre, técnico da INTZ E-Sports

“Acho que vai ser uma série pegada: 3 a 2 ou 3 a 1 para o Flamengo. São dois times equilibrados, mas enxergo uma evolução e constância maior do Fla. Acredito que, independente das dificuldades, eles acham um caminho para vencer. Eu diria também que eles têm uma defesa maior do que o ataque da KaBuM.”

Erick “Erickão” Cardoso, técnico da IDM Gaming

Acredito que o Flamengo leva essa final, porém será um jogo bem duro. Acho que veremos 5 jogos, mas vejo um ligeiro favoritismo para o Flamengo: o time jogou muito bem as últimas rodadas do CBLOL, principalmente o jogo contra a CNB. A parte de cima do mapa deles está bem sólida, enquanto a dual bot é muito consistente e dificilmente perde uma lane phase. Muito provavelmente teremos uma grande final, e minha aposta fica com o Flamengo pelo modo como eles jogaram os últimos jogos.”

Hugo “Galfi” Garcia, técnico da Vivo Keyd

“A série de KaBuM vs Flamengo vai ser disputadíssima. São os melhores times do Brasil nesse split, dois times bons de macro e com bons valores individuais. Por isso, vai ser acirrado, mas eu palpito 3 a 2 para a KBM — é um time que já está junto há muito tempo e tem uma sinergia absurda. Eu acho que isso fará a diferença.”

Lorenzo Jung, técnico assistente da Vivo Keyd

“Acredito que os jogadores da KaBuM são mais completos em certos aspectos de macro enquanto o time do Flamengo acaba dependendo mais de suas mecânicas individuais. Sem contar a match up da jungle, que muitos já estão dando a atenção devida, penso que o jogador que deve ser observado de perto é o Dynquedo, peça crucial para o funcionamento do time dentro e fora de jogo.”

João Pedro “Dionrray” Barbosa, técnico da ProGaming

“Essa é, provavelmente, a final mais imprevisível dos últimos splits. Creio que a KaBuM tenha um pouco mais de vantagem por já ter sido campeã com esse elenco, e por não sofrer com possíveis barreiras linguísticas, algo crucial em decisões assim. Para mim, o confronto será decidido de acordo com a performance dos dois caçadores e, no momento, vejo o Ranger tendo vantagem nesse duelo. Sendo assim, meu palpite é 3 a 1 para a KaBuM.”

Álvaro “Vert” Miguel, mid laner da ProGaming

Eu vejo a força dos dois times como bem similar, mas se eu tiver que escolher um seria o Flamengo. Diria 3 a 2 para o Flamengo — apesar do jogo mais lento que o da adversária KaBuM, é um jogo mais controlado e com um pouco menos de erros.

Carlos “Carioca” Sagrette, técnico da Redemption Esports POA

“O nível dos dois times está muito parelho, mas eu creio que vai dar 3 a 2 para o Flamengo. Embora a KaBuM seja um time muito organizado e que demonstrou um jogo muito forte durante o campeonato como um grupo, acredito que os jogadores do Flamengo vão saber ser mais decisivos na hora do peso de uma final — o histórico do pai [brTT] não mente.”

Jimmy Harrison, técnico do CNB e-Sports Club

“Essa série é difícil de prever porque eu não sei como a KaBuM está jogando. Eu realmente valorizo a mecânica e flexibilidade de draft durante os playoffs, e sinto que o Flamengo tem a vantagem em todas as rotas, exceto no meio. Se KaBuM vier com um plano muito específico para counterar o Shrimp, eles podem ganhar, mas com base no que vi recentemente, o FLA tem a vantagem. Acredito que será um 3 a 1 para o Flamengo.”

Yan “Yampi” Petermann, caçador do CNB e-Sports Club

3 a 2 Flamengo. Eu acredito que eles são melhores individualmente, fora que o conjunto deles é bem forte também. Eu diria que seria uma série até mais tranquila da parte do Flamengo, mas a KBM tem a vantagem de ter visto uma série deles e ter lido um pedaço do gameplay do FLA, tirando isso vejo o Flamengo sendo superior em todos os aspectos.

Ednilson “Jukaah” Vargas, técnico da Falkol

“Eu acho que a KaBuM vem forte por ter experiência de final, o grupo está na mesma página e sabe o que tem que fazer. Já o Flamengo tem sua experiência, mas acho que os coreanos podem sentir o palco. Chute por chute, 3 a 2 KaBuM.”

Alanderson “4Lan” Meireles, caçador da Team One

“Eu tenho a impressão que a KaBuM é o melhor time do Brasil, o melhor time para jogar aqui no Brasil. Pois eles são os que mais se entendem, que mais se respeitam e que mais andam juntos sabe? Fazem o macroplay acontecer, bonitinho, regrado, sempre fazendo o básico, passo por passo. Enquanto eu acho que o Flamengo iria se dar melhor lá fora, se eles forem para o Mundial porque a experiência que o Shrimp e o Jisu iria levar para o time, pois eles já jogaram lá fora, seria muito melhor que de qualquer um da KaBuM.”

Você pode apostar na final do CBLOL através da Betway